quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sarau Cultural lança audiolivro no Teatro da UFSC


Foto:  Obra de ficção  narra aventura da molécula Lina.

Sarau Cultural no Teatro da UFSC lança audiolivro de professora da UFSC sobre Homens, Terra e Água 
Dia 19/02, quinta-feira, às 20 horas. Gratuito e aberto à comunidade. 


Acontece no Teatro da UFSC, nesta quinta-feira, dia 19/02, às 20 horas, o Sarau Cultural de lançamento do audiolivro “Homens, Terra e Água: A relação que envolve instintos eternos” de autoria da professora Haidi Fiedler, do Departamento de Química da UFSC. 

O Sarau Cultural será uma apresentação com animação teatral, em que o público poderá apreciar imagens e sons do audiolivro interagindo no palco com fantoches, com a participação da dançarina Adriana Cunha e do malabarista Fernando Montagna. 

Com cerca de 40 páginas, e texto dividido em cinco partes, o livro apresenta dois personagens principais: a "Moleculina" que é uma molécula de água - personagem cega -, e o seu tio Einstein Moleculino. 

O livro conta a história de uma molécula chamada Moleculina com apelido Lina, que nasceu em 04 de março de 1921, cuja mãe era a Sra. Oxigênio e o pai o Sr. Hidrogênio. Ela nasceu em conjunto com outras moléculas que formavam um agregado puro e cristalino. Lina cresceu aí, neste meio super-puro chamado “água pura e cristalina”, em um rio próximo a Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Peru, Bolívia e Chile, na América Latina. Ela era muito esperta, mas logo que o tempo foi passando ela começou a ficar entediada e infeliz. Lina sonhava em conhecer outros sistemas, pois estava congelada e ela sabia que outros sistemas eram comprovadamente mais dinâmicos, como os líquidos. A ficção narra a aventura das personagens passando por belos lugares líquidos e outros já poluídos pelos esgotos domésticos e industriais.

O livro tem ilustrações do artista plástico Alexandre Freire e busca popularizar e despertar o interesse do público pela Ciência e natureza.

O livro é gratuito e a versão escrita está disponível para download no site www.qmc.ufsc.br/lacfi. No sarau, serão distribuídas, para o público, 100 cópias do livro acompanhado do audiolivro (um CD). A obra é bilíngüe, traduzido para o inglês por Anant Murthy.

Segundo a professora Haidi Fiedler, o seu desejo é que a leitura do texto estimule o interesse do público em conhecer assuntos científicos envolvendo a natureza.  Conforme o prefácio do livro, a autora cita que no ano de 2006 teve que se submeter a uma cirurgia, e foi durante essa experiência, que exigiu um breve período de repouso, que ela iniciou a escrever esse pequeno livro. A autora diz que “a obra destina-se a qualquer leitor curioso interessado, de forma geral, em ciências naturais e não necessita, obrigatoriamente, possuir conhecimentos com relação à Química. Portanto, não possui nenhum tipo de pretensão complexa. Por estes motivos, no que diz respeito ao conteúdo do livro, o leitor talvez note ausência de equilíbrio entre a apresentação do pensamento científico e do pensamento resultante da imaginação pura”.

Saiba mais sobre o Laboratório de Catálise e Fenômenos Interfaciais – LACFI e o Instituto Nacional de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados – CSMN, visitando o site www.qmc.ufsc.br/lacfi

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural – DAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.


SERVIÇO

O QUÊ: Sarau Cultural de lançamento do audiolivro “Homens, Terra e Água: A relação que envolve instintos eternos”.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis
QUANDO: Dia 19 de fevereiro de 2009, quinta-feira, às 20 horas. 
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade, com distribuição, para o público presente, de 100 cópias do livro acompanhado do audiolivro (um CD). 
CONTATO: Professora Haidi Fiedler, e-mail: fiedler@qmc.ufsc.br, fone (48) 3721-6844 Ramal: 227. Site www.qmc.ufsc.br/lacfi onde está disponível o texto do livro para dawnload


Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC com material dos organizadores do evento.

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br

.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Galeria de Arte da UFSC reabre exposição Fundo Padrão

Foto: A artista com um trabalho de sua autoria com serigrafia em azulejo.

Galeria de Arte da UFSC reabre exposição Fundo Padrão, da artista Michal Kirschbaum 
Visitação de 09 a 20/02. Dia 12/02 a artista estará presente na galeria.

A Galeria de Arte da UFSC reabre, nesta segunda-feira, dia 09/02, a exposição “Fundo Padrão”, da jovem artista israelense naturalizada brasileira Michal Kirschbaum, que começou a ser apresentada em dezembro último. A mostra procura apresentar as possibilidades de re-significação da relação homem-espaço, através de pinturas, esculturas e fotografias. 

“Fundo Padrão” poderá ser visitada até dia 20/02. Na quinta-feira, dia 12/02, das 18 às 20h30, a artista estará apresente na galeria para receber os visitantes da mostra.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade. O horário de verão para a visitação é de segunda a quinta-feira, das 13 às 19 horas e as sextas-feiras, das 08 às 13 horas. 

A artista e as obras

Michal Kirschbaum é artista visual. Nasceu em Jerusalém no ano de 1978, e iniciou seus estudos na área ao cursar 2 anos (1998 e 1999) de Artes Plásticas na Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredon, do Instituto Universitário Nacional del Arte (IUNA) e Desenho Gráfico na Universidade de Buenos Aires (UBA), ambas na capital argentina. Obteve bacharelado em 2006, já no Brasil, em Artes Visuais (com ênfase em Desenho) pelo Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. Atualmente, cursa Artes Plásticas (licenciatura) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e trabalha com fotografia, serigrafia, desenho e pintura.

Michal Kirschbaum já participou de 13 mostras coletivas, a maioria em Porto Alegre e Buenos Aires, e foi uma das vencedoras do concurso de fotografia da UDESC/ 2008 além de ter obtido uma menção honrosa. Em 2007 teve uma exposição coletiva da qual participou indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Visuais com a mostra fotográfica SobreImagem, realizada em Porto Alegre. “Fundo Padrão” é a primeira exposição individual da artista.

A seleção de obras para a exposição procura abordar e ressignificar elementos cotidianos, através de pinturas em acrílico, serigrafias e fotografias, como em obras onde reinventa a percepção sobre os objetos, através de colagens, recortes, aproximações e inserções de outros elementos. As obras, produzidas entre 2005 e 2008, remetem ao indivíduo e suas relações com o espaço e os objetos, aproximando-o do íntimo, do subjetivo, em contraste com estes objetos que pertencem a um padrão cultural, estabelece assim relações entre o que é íntimo, próprio do corpo, e sua relação com suportes que são objetos convencionais. Para isso a artista se utiliza de peças de jogos infantis até fios de ortodontia, blocos de jornais e fios de cabelo.

Na exposição, o público poderá manipular os trabalhos Contém/Contido/Contém, feitos pela artista com serigrafias em azulejo.

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural – DAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

SERVIÇO

O QUE: Reabertura da Exposição “Fundo Padrão”, de Michal Kirschbaum.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência
QUANDO: Horário de Verão: De 09 a 20 de fevereiro de 2009, de segunda a quinta-feira, das 13 às 19 horas e às sextas-feiras, das 08 às 13 horas. Com a presença da artista, no dia 12/02, das 18 às 20h30. 
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: www.dac.ufsc.br - Galeria: (48) 3721-9683 ou galeriadearte@dac.ufsc.br


Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material da artista.

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br