sexta-feira, 29 de maio de 2009

Resultado da seleção para o Projeto Madrigal e para Projeto Orquestra de Câmara da UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina
Secretaria de Cultura e Arte

Campus Prof. João David Ferreira Lima -CEP 88040-900
Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil | www.secarte.ufsc.br / +55 (48) 
3721-8304


PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO PARA O PROJETO MADRIGAL DA UFSC DA CHAMADA PÚBLICA
Nº 05/SECARTE/2009 E PARA O PROJETO ORQUESTRA DE CÂMARA DA UFSC DA CHAMADA PÚBLICA Nº
06/SECARTE/2009



A Secretária de Cultura e Arte da UFSC, através do Departamento Artístico Cultural, no
uso de suas atribuições, para conhecimento dos interessados, comunica a todos o resultado
dos aprovados para participarem do Projeto Madrigal da UFSC e do Projeto Orquestra de
Câmara da UFSC, a serem realizados no ano de 2009 na Igrejinha da UFSC, conforme as
Chamadas Públicas número 05 e 06 SECARTE/2009, de 17 de abril de 2009.

SELECIONADOS(AS) PARA O MADRIGAL DA UFSC - 2009

Nome
1.    Caio Andrezzo
2.    Charles Roger Ribeiro
3.    Gustavo Henrique da Siqueira
4.    Lucas Fortunato
5.    Maíra Fernandes Gauer
6.    Marianne Nobre Cordeiro da Silva
7.    Paola Bez Goulart
8.    Thaiana Volkmann
9.    Vanessa Nunes
10.  Vicente Piacentini Port


SELECIONADOS(AS) PARA ORQUESTRA DE CÂMARA DA UFSC - 2009

Nome                                                     Instrumento
1.    Eduardo Fensterseifer Schmidt.............    violino
2.    Guilherme Telésforo Osório...................    viola
3.    Leonardo Coelho da Cunha...................    violino
4.    Magridt Besen........................................     violino
5.    Marianne Nobre Cordeiro da Silva.........  violino
6.    Willian Goldoni Costa.............................    violoncelo
7.    Zenir Mittmann.......................................      viola



Florianópolis, 29 de maio de 2009.

Profa. Dr. Maria de Lourdes Alves Borges
Secretária de Cultura e Arte da UFSC

Projeto 12:30 acústico recebe o grupo musical Trino


Projeto 12:30 Acústico apresenta show do grupo Trino

O projeto 12:30 acústico dessa quinta-feira, dia 04/06 recebe o show do grupo Trino. A apresentação será às 12h30min no Teatro da Ufsc, é gratuito e aberto à comunidade.

No palco do Teatro da UFSC, o grupo Trino, apresenta uma amostra da música folclórica e tradicional brasileira em um show de uma hora e meia. O repertório é composto por canções de domínio público cantadas em cocos, jongos, cirandas, bumba-meu-boi, sambas de roda, cacuriás, tambor de crioula, catumbis, marchas, frevos, maracatus e baiões. Para essas músicas, o grupo Trino elaborou novos arranjos que representam cenas da vida rural e sertaneja, registro dos costumes e das tradições do povo brasileiro.

Em suas canções o grupo traz a arte popular. As canções tratam de experiências vividas ou contadas e a relação do homem com aquilo que o cerca: o lugar, os animais, a vegetação, as estrelas, o sol, a lua, o amor, a guerra, o sagrado, o cotidiano e a morte. 

O grupo Trino é formado por Ive Luna, Pedro Cury e Osvaldo Pomar.

Saiba mais sobre os músicos

Ive Luna – voz e flauta transversa
Formada em Licenciatura Plena em Música e Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Cursou a escola de teatro Casa Ventoforte -SP. Teve aulas de canto lírico com Cida Moreira e participou do Grupo Cupuaçu de Pesquisa e Danças Populares - SP. Fez parte do grupo Teatro Jabuti (Florianópolis, SC), de 1996 à 2003, como atriz e musicista, assumindo a direção musical, a pesquisa e as composições das trilhas sonoras de seus espetáculos. Deu início ao estudo de flauta transversa no ano de 1997. 

É compositora, cantora e flautista do grupo Cravo-da-Terra, desde 2000, com o qual tem se apresentado em diferentes cidades e estados do Brasil. Em julho de 2007 recebeu o troféu Cata-Vento da Rádio Cultura AM de São Paulo, como melhor cantora do circuito nacional independente.

Além de atividades artísticas desenvolve também, desde 1991, trabalhos relacionados à arte e educação em projetos sociais, escolas e universidades.

Pedro Cury – violão e vocal
Nasceu em 27 de março de 1984 em Campinas e inicia seu aprendizado na música no ano de 1992 estudando clarinete em Florianópolis e também nos EUA. Ainda nos EUA, em 1995, cursa um ano no Center for the Musically Talented em Pittsburgh; participando de orquestras, quarteto de clarinetes, além de participar como clarinetista da Pittsburgh Public School All Star Orchestra. 

De volta ao Brasil, teve participação como clarinetista em grupos como a “Banda Compasso Aberto” e orquestras jovens. Em 1999 passa a dedicar-se ao estudo do violão popular e tem professores como os violonistas Cássio Moura (SC) e Guinha Ramires (RS), em Florianópolis. Participa dos festivais de música de Itajaí e de Curitiba cursando oficinas de violonistas como Heraldo do Monte (PE), Ulisses Rocha (SP), Arismar do Espírito Santo (SP), Nelson Faria (RJ), Conrado Paulino (SP) e Renato Anési (SP). 

Com influências diversas desde a música regional ao jazz, atuou como violonista em projetos importantes de Florianópolis como o grupo de música regional maranhense “Maria Preá” de 2000 a 2003, apresentando-se na Capital e em outras cidades do interior do estado. Foi integrante da Oficina Instrumental Florianópolis criada e coordenada pelo guitarrista e compositor gaúcho Alegre Correa em 2007. Integrou também o grupo de choro “Ginga Do Mané” de 2007 ao início de 2008 como violonista de sete cordas. 

Em 2008 teve passagem pela França se apresentando em Paris com o grupo “O Corta Jaca” ao lado dos professores do Clube do Choro de Paris. Participou do Festival de Cinema de Douarnenez ao lado da cantora baiana Nil Paixão e ainda em outros projetos nas cidades de Nantes, Rennes, Quimper e Toulouse. 

Atualmente cursa a faculdade de Licenciatura em Música da UDESC e ministra aulas de música e violão.

Osvaldo Pomar – percussão e vocal
Músico percussionista e produtor. Realiza pesquisa de ritmos brasileiros. Coordena o Grupo Cultural Siri Goiá em apresentações e oficinas. Foi integrante dos forrós Maria Preá e Cangaia. Hoje integra o quinteto Ararim Oró, além dos grupos de choro “É do que há” e “Trio Sonoroso”. Gravou trilhas no disco do Sexteto Instrumental Catarinense e, recentemente, da Felixfônica, banda premiada pelo Projeto Pixinguinha da Funarte.

Produziu, em Florianópolis, o workshop Zabumba Moderno ministrado por Eder 'O' Rocha. Dedica-se ao maracatu de baque-virado, tendo integrado a percussão da Nação Estrela Brilhante do Recife no carnaval de 2005. Desfila há três anos em escolas de samba da capital Catarinense. Com o grupo poético-musical Margem Esquerda fez turnê em cidades da Espanha no ano de 2008.

Atualmente é professor de percussão do Projeto Música para Todos da SCAR de Jaraguá do Sul e da Escola de Música Rafael Bastos e, atua no Projeto Educando Através da Música Brasileira da Escola Livre de Música Compasso Aberto.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para  projeto1230@dac.ufsc.br. 

SERVIÇO:
O QUÊ: Show com grupo Trino
QUANDO: Dia 04 de Junho de 2009, quinta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 no Teatro da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite www.dac.ufsc.br


Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos músicos.

Projeto 12:30 traz ao palco a banda Missiva


Projeto 12:30 apresenta show com a Banda Missiva

Nesta quarta-feira, dia 03/06, o Projeto 12:30 recebe o show da banda Missiva. O show será na Concha Acústica da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

Depois de um tempo afastada dos palcos para finalizar o seu primeiro CD, produzido por Ricardo Vidal e Tom Sabóia (O Rappa), a banda Missiva retorna com nova formação, revigorada e mais pulsante que nunca. Arranjos bem trabalhados criam espaço para todos os sons que a banda tem como expressão, das melhores influências do reggae à música brasileira e efeitos tecnológicos característicos do dub, o que torna o show experimental e singular.

A banda Missiva inicia suas atividades, em junho de 2004, com a formação de Cauê Mendes na guitarra, Ighor Malter no baixo e Kiko Knabben na percussão. Com a entrada de Deck Vigano nos vocais, a banda ganha uma nova identidade visual e sonora. Em 2009, Henrique Soares assume a bateria e completa o grupo que se consolida em uma nova “Missiva”.

A banda conta ainda com o tecladista Charles Gonçalves, que além de acompanhar os shows desde o início, participa da gravação do CD. Como novidade, entram os arranjos de metais sob a responsabilidade de Jean Carlos no trompete, Ricardo Alves no trombone e Rafael Thiefen no saxofone.

O repertório inclui, além das composições próprias que estarão no primeiro CD, clássicos do reggae mundial imortalizados por Bob Marley, Peter Tosh, Alpha Blondy, Steel Pulse, entre outros.

Perto de completar cinco anos, a banda traz como bagagem a participação em grandes eventos como, o Reveillon Mágico 2005/2006 e Reveillon das Luzes em 2006/2007 na Beira-mar Norte. Também dividiu o palco no Circuito Reggae Floripa com as bandas Adão Negro (BA) e Ponto de Equilíbrio (RJ). No Floripa Roots Reggae Festival, tocou ao lado de Nengo Vieira (BA) e Dagô Miranda (SP). Em dezembro de 2006 a Missiva foi convidada para ser a banda base de Andrew Tosh, filho de Peter Tosh, companheiro de Bob Marley na banda jamaicana The Waillers, em apresentação na Lagoa da Conceição. Em 2007 dividiu o palco com Israel Vibration da Jamaica, S.O.J.A. de Washington - E.U.A. e Groundation – Califórnia E.U.A.

A festa de lançamento do CD está prevista para setembro de 2009 e algumas músicas já podem ser conferidas no endereço www.myspace.com/bandamissiva .

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48)3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br. 

SERVIÇO:
O QUÊ: Show com a Banda Missiva
QUANDO: Dia 03 de Junho de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite www.dac.ufsc.br
CONTATO Missiva: (48) 9977-5169


Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos músicos.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

FITAFloripa 2009 - Florianópolis será palco do 3° Festival Internacional de Teatro de Animação


Em meados de junho o FITAFloripa estará de volta aos palcos de Florianópolis, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no Teatro Álvaro de Carvalho, no Teatro da UFSC, no Teatro da Ubro, além de apresentações ao ar livre na Concha Acústica da UFSC, no Largo da Alfândega, no Casarão da Lagoa e em outros locais da cidade.

O festival espera grupos nacionais, de outros estados e de Santa Catarina, e grupos internacionais - da Itália, França, Espanha e Peru - que apresentam ao público catarinense produções teatrais representativas do teatro de bonecos. Além das apresentações o evento realiza oficinas, mesas de conversas, etc. 

O festival tem por objetivo promover a participação, o debate e a formação do espectador catarinense para esta modalidade teatral, e assim democratizar o acesso à arte e à cultura. Além disso, o evento possibilitará o intercâmbio entre os bonequeiros convidados com os grupos catarinenses.

Este ano o FITAFloripa também participa da programação comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC. 

Sobre a programação comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC clique aqui.

Para mais informações sobre o festival veja o site do FITAFloripa  

O FITAFloripa tem Coordenação Geral de Sassá Moretti e Coordenação Executiva de Zélia Sabino

FAM 2009 - Universidade sedia 13° Florianópolis Audiovisual Mercosul



A Universidade Federal de Santa Catarina recebe pela primeira vez o Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM -, que está na sua 13° edição e acontece de 05 a 12 de junho. As apresentações acontecem no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e em outros locais do campus, são gratuitas e para todos os gostos.

São aproximadamente 200 produções audiovisuais de diferentes gêneros de ficção e documentários de vários formatos. O FAM também oferece oficinas, encontros e workshops. Uma das atividades do FAM é o Fórum Audiovisual Mercosul onde profissionais da área debatem temas como as políticas de integração audiovisual e convergência digital.

As exibições acontecem ao longo de todos os dias no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, e em espaços alternativos dentro do campus, como o auditório da Reitoria, Teatro da UFSC (Igrejinha) e outros locais.

Mais informações e programação:

Solicite fotos de divulgação e textos exclusivos sobre cada mostra pelo email: imprensa.fam@gmail.com 

Fones: (48) 9933-6484 – Luciano / 9926-6429 - Bárbara 




terça-feira, 26 de maio de 2009

Projeto 12:30 traz ao palco a banda Califaliza


Projeto 12:30 apresenta show com a Banda Califaliza

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, dia 27/05, recebe o show da banda Califaliza. O show será na Concha Acústica da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

Califaliza é uma banda de Florianópolis que toca hardcore influenciada por bandas californianas. A banda consolida seu nome no cenário musical da cidade em 2005 quando tocou com bandas como Garage Fuzz e Dance of Days. Em 2007 interrompe as atividades musicais devido à saída do baterista.

Em agosto de 2008 a banda volta com um integrante novo, duas novas músicas e novas influências. O retorno foi encarado pela banda como um recomeço, acompanhado por uma postura mais incisiva. Na apresentação do dia 27/05 no Projeto 12:30 a banda apresenta músicas próprias e covers.

Califaliza é formada por Guilherme (vocal e guitarra), Kadu (guitarra), Chris (Baixo) e Johnny (Bateria)

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:
O QUÊ: Show com Banda Califaliza
QUANDO: Dia 27  de maio de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite: www.dac.ufsc.br
CONTATO Califaliza: www.myspace.com/califaliza,  califaliza@gmail.com

Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da banda. 

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Teatro da UFSC 30 anos apresenta: "Mi Muñequita"


Mi Muñequita  abre temporada comemorativa de 30 anos do Teatro da UFSC 

De 22 a 24/05, às 20 horas, no Teatro da UFSC. Entrada gratuita.

Em comemoração aos 30 anos do Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural - DAC organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano. A abertura da programação comemorativa será com o espetáculo Mi Muñequita, no dia 22/05, às 20 horas, no Teatro da UFSC. A peça fica em cartaz de 22 a 24/05, de sexta-feira a domingo. Os ingressos são gratuitos, e quem quiser garanti-los poderá retirá-los com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14 às 17 horas.(Verifique a disponibilidade de ingressos)

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br. "É uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos", comenta Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC.

Mi Muñequita, peça que abre a temporada comemorativa, é a história de La Nena, uma menina que, para crescer, precisa se libertar da violência de sua família desajustada: La Madre, El Padre e El Tio. Para tanto ela conta com a ajuda de La Huerfanita, sua boneca preferida. El Presentador é o mestre de cermônias que nos conduz através do show de variedades perverso, engraçado e surpreendete. A família de Mi Muñequita está no palco para nos divertir com o seu drama.

Mi Muñequita tem direção de Renato Turnês, produção executiva de Renato Cristofoletti e elenco com Alvaro Guarnieri, Malcon Bauer, Milena Moraes, Monica Siedler, Paulo Vasilescu e Sabrina Gizela. 

A peça é uma realização da Ponte Cultural - Escritório de Produção, produtora que tem como sócio o produtor Renato Cristofoletti, e está desde 1998 no mercado, em Santa Catarina, reunindo profissionais que se associam para desenvolver projetos específicos. No currículo, produções apresentadas em Florianópolis e São Paulo, Canadá e Portugal, onde representou o Estado de Santa Catarina com a produção do espetáculo “Imaginária Ilha Catarina”, na Expo'98, em Lisboa.

Veja o blog do espetáculo em: http://mmunequita.blogspot.com/

Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, "nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada".

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mi Muñequita, de Gabriel Calderón

Entre o drama e a comédia, o espetáculo Mi Muñequita conta a história de uma adolescente que usa sua boneca preferida, La Huerfanita, para enfrentar e se libertar da violência gerada pela própria família. A menina, que se chama La Nena, vive com seus parentes desajustados, La Madre, uma mulher frustrada, El Padre, um homem ausente e El Tio, um senhor rancoroso, em um perverso jogo de adultos que inclui traumas e vinganças. 

O enredo apresenta situações grotescas e também muito engraçadas, onde seus personagens cantam e dançam seus risos, dores e amores, no ritmo de um humor quase negro. Com narrativa moderna, a peça conta ainda com El Presentador, o mestre de cerimônias que nos conduz no espetáculo.

O texto original, de Gabriel Calderón, faz enorme sucesso no Uruguai, em cartaz há quatro anos, onde ganhou e foi indicado a vários prêmios por texto, direção e atuação. Esta é a primeira vez que a obra é adaptada para a língua portuguesa. 

Na versão tupiniquim, traduzida por Esteban Campanela e com direção de Renato Turnes, Mi Muñequita ganha novas cenas e improvisos.  O tom melodramático, tão comum na estética latina, é o ponto forte desta obra tragicômica. “Optamos também por manter os nomes das personagens em espanhol, que são na verdade arquétipos, como o pai e a mãe, assim como a trilha sonora, para reforçar o clima latino. Mas inserimos muita coisa, que acabou tornando a adaptação ainda mais engraçada”, afirma Turnes, experiente ator, que pela primeira vez assina a direção de um espetáculo profissional. 
 
O resultado desta montagem é um show de variedades bizarro, freak-show doméstico, que mescla inspirações no repertório das TVs sensacionalistas, no mundo cão, no circo e no teatro do melodrama. A TV, o sensacionalismo, assim como a interferência direta do público em um drama privado, influenciaram muito a estrutura da peça.

A peça é repleta de memórias sensoriais latinas, como Almodóvar, as músicas românticas dos anos 70, do figurino desta década, do filme Cria Cuervos, de Carlos Saura, entre outras referências da infância tanto do diretor como do elenco.

Mi Muñequita é uma obra teatral que faz rir e faz chorar, ou chorar de rir. Com seu excesso de sentimentos desesperados, tragédia e comédia se tornam estilos dramáticos inseparáveis e indistinguíveis. 

A montagem deste espetáculo produzido pela Ponte Cultural foi viabilizada através do Prêmio Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Franklin Cascaes, em 2008, e integrou o projeto de itinerância do SESC/SC de 2009, o  EmCena Catarina. 

SERVIÇO:

O QUÊ: Peça Mi Muñequita, abertura da temporada comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC
QUANDO: De 22 a 24 de maio de 2009, de sexta a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Garanta o seu ingresso retirando-o com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14 às 17 horas.(Verifique a disponibilidade de ingressos)
CONTATO: Produtora Ponte Cultural: (48) 3224-4379 - mmunequita@gmail.com e http://www.mmunequita.blogspot.com/
Contato: DAC/Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 - www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] e Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material fornecido pelo grupo. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Projeto 12:30 acústico recebe "A corda em si"




Projeto 12:30 Acústico apresenta show com A Corda em Si

O Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira, dia 21/05, recebe o show de "A Corda em Si". 

A apresentação será no Teatro da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

A Corda em Si conta com os músicos Mateus Costa e Fernanda Rosa. A dupla traz uma proposta de sonoridade com uma formação instrumental raramente encontrada: um contrabaixo acústico e voz. E através desta combinação, A Corda em Si apresenta uma releitura de músicas de autores já consagrados como Chico Buarque e Vinícius de Moraes.

No projeto 12:30 Acústico eles apresentam músicas de autores contemporâneos como Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Milton Nascimento, Fernando Brant, João Bosco, Paulo Soledade, Chico César e Aldir Blanc. A direção musical está por conta de Perla Ferreira.

Saiba mais sobre os músicos:

FERNANDA ROSA - voz e arranjos

A cantora, Fernanda Rosa, é gaúcha e, desde 2003, realiza apresentações em bares e restaurantes de Florianópolis. Atualmente cursa a graduação em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e estuda técnica vocal com a professora Samira Hassan.

Também atua como professora de canto e freqüentemente participa de cursos e workshops em festivais de música. Em 2006 gravou sete faixas do CD "Lenga la Lenga - jogos de copos e mãos" coordenado pelos professores Sergio Freitas e Viviane Beineke, CD que esteve entre os três finalistas do Prêmio TIM de Música - Categoria Música Infantil. Em 2008 recebeu no Festival da canção em Timbó, categoria nacional, o 3o lugar como melhor interprete de canções brasileiras.

MATEUS COSTA - contrabaixo acústico e arranjos 

Graduando em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarinha (UDESC). É instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais desde 1989. Participou de corais com o Maestro Carlos Lucas Besen (CEFET - SC, 1991-1998) e Rute Gebler (UDESC, 1983).

Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda, 1996-1999). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da OSSCA (1996-1999). Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis (1998), da Camerata Florianópolis (1999) e da Orquestra de Câmara do IMCARTI - Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí (1997). Deu aulas de musicalização infantil para crianças de zero a três anos no Berçário Arcângelo (1997 - 2004.

Estudou contrabaixo com Maria Helena Salomão e Gustabo Fontes. Participou de gravações com compositores e de grupos locais como Cravo da Terra; Silvio Mansani; Neno Miranda e Lagusta lá Guê.

PERLA FERREIRA - direção e produção musical.

É graduada em Música (2007) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e professora substituta na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Atualmente é professora colaboradora no Curso de Graduação em Música da UDESC, onde leciona Regência Coral.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show acústico com A Corda em Si.    QUANDO: Dia 21 de Maio de 2009, quinta-feira,
às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 Acústico no Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
CONTATO A Corda em Si: acordaemsi@yahoo.com.br>

Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto
12:30:  DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e do músico. 

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Projeto 12:30 apresenta banda Cultivo



Projeto 12:30 apresenta show com a banda Cultivo

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, dia 20/05, recebe o show do grupo Cultivo. O show será na Concha Acústica da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

A banda Cultivo tem base no reggae original jamaicano e recebe influências de vários outros estilos, principalmente música brasileira. Seu repertório é formado principalmente por músicas próprias, em português e inglês, e também alguns covers.  Além das músicas, a banda propõe na apresentação um diálogo com o público que lança questões sobre a relação entre Homem e Natureza. O objetivo disto é compartilhar experiências de vida e estimular a consciência espiritual de cada um.

Cultivo teve origem em janeiro de 2004, quando os amigos integrantes das extintas bandas Ganjah Zumba, Jahmin e Canoazu, se reuniram para formar o conjunto. Eles eram de São Paulo e se mudaram para Florianópolis.

O primeiro trabalho do Cultivo foi uma produção independente. O CD, com doze músicas e chamado "Árvore Urbana", foi produzido, gravado e editado pelos próprios integrantes. Agora a banda acaba de gravar seu segundo CD, intitulado "Orgânico", com 19 músicas.

A banda é formada por Pedro Angi (Pedrada) nos vocais, Kristian Korus no baixo, Cristian Jonatan na bateria, Ângela Montes no backing vocal, Danilo Becaccia na Guitarra Base, Caio no teclado e Alex na percussão.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:
O QUÊ: Show com a banda Cultivo.
QUANDO: Dia 20 de Maio de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite: www.dac.ufsc.br
CONTATO CULTIVO: Contato: 3334-2637 / 3338-9425 pedrocultivo@hotmail.com


Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto
12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos músicos.

Oficina de desenho "Observe desenhando"

Foto: Professora Elaine Maritsa
 
Arte na Escola – Pólo UFSC oferece a oficina de desenho “Observe desenhando”, com a artista plástica Elaine Maritsa

Início dia 18/05 às 14 horas no Departamento Artístico Cultural – DAC. 

A oficina é o segundo módulo da "Oficina Aberta: Investigação, Experimentação e Produção em Artes Visuais"

O programa Arte na Escola – Polo UFSC inicia o segundo módulo do projeto Oficina Aberta com a oficina “Observe desenhando”. A oficina proporciona conhecimentos básicos sobre a observação do tridimensional para desenhar no bidimensional. Possibilitando aos alunos criações artísticas com a utilização do conteúdo apreendido na oficina. As aulas iniciam dia 18/05 às 14 horas. 

Esse trabalho será ministrado pela artista plástica e professora Elaine Maritsa, em oito dias de encontro (dois meses), com duração de três horas cada dia de aula, nas segundas-feiras das 14 às 17 horas. 

Segundo a ministrante, “Com a necessidade de se aperfeiçoar nas profissões que exigem o desenho, criei esta oficina “Observe desenhando”, sem limitar a entrada de outras pessoas que queiram ter conhecimentos sobre o desenho. O desenho é uma prática constante e, o treino para um olhar apurado deve acontecer simultaneamente ao seu exercício. Um trabalho concentrado nas dificuldades mais acentuadas para a realização de um projeto arquitetônico ou uma composição artística”. 

Os objetivos da oficina são compreender o desenho e suas técnicas, e desenvolver a capacidade de percepção estética. Para alcançar esses objetivos serão trabalhados o desenvolvimento de projetos artísticos e a composição com perspectiva ilusória.

Como conteúdo programático, a oficina abordará os seguintes aspectos: perspectivas: natural e pontos de fuga; proporção e escala; percepção e representação a forma; estudo de luz e sombra – utilização expressiva; composição: ritmo, equilíbrio, movimento, unidade, harmonia; composição: natureza morta; composição: ambiente interno; técnica com fusains (carvão).

A oficina “Observe desenhando, com a professora Elaine Maritsa,
é o segundo módulo da  “Oficina Aberta: Investigação, Experimentação e Produção em Artes Visuais”, que se caracteriza como um espaço de investigação, experimentação e produção de arte, onde os orientadores - artistas e professores -, apresentam propostas de trabalho para serem realizadas coletivamente pelos integrantes do grupo. A organização é por módulos e está aberta para novos participantes no início de cada módulo. O Módulo 1 “Tecendo Impressões”  foi orientado pela professora e artista Cissa Monguilhott. 

O programa Arte na Escola – Polo UFSC tem como um dos seus objetivos realizar atividades de Educação Contínua para professores de arte da rede pública de ensino e demais interessados. O polo faz parte da rede nacional Arte na Escola e na UFSC é uma parceria entre o Departamento Artístico Cultural/Secretaria de Cultura e Arte  e o Colégio de Aplicação.

Elaine Maritsa*

Eu, Elaine Maritsa, nasci na cidade de Londrina no estado do Paraná aos 04 de agosto de 1962. Atualmente moro em Florianópolis, Santa Catarina.

No magistério, conheci a pintura em gesso e o desenho, iniciando assim o interesse pelas artes. 

Em São Paulo, estudei na Escola Panamericana de Artes, aperfeiçoando o desenho e outras técnicas. Pois trabalhava como desenhista no jornal da Associação Filantrópica Kolping. Depois resolvi conhecer a pintura a óleo com a artista plástica Inga. Mais tarde volto para Londrina e inicio a Faculdade de Ciências e Artes Aplicadas na UNOPAR. Faço dois cursos neste percurso: “A influência da música na pintura” com o artista plástico Rizzi; e “Pintura Zen” com o artista plástico Sidartha. Começo a trabalhar com programas no computador como o Corelphoto, para aperfeiçoar meu trabalho faço um curso do programa Adobe Photoshop.

Inicio a profissão de professora de desenho, resolvendo, assim, cursar a Faculdade de Licenciatura em Artes Visuais na UEL. Na Casa de Cultura da UEL faço oficinas: de adereço e fantasia; de Crítica em Arte Visual. Participo do projeto “Banco de Imagens em Arte Visual”, coordenador Prof. Isaac A. Camargo. Realizo, em parceria com o Prof. Carlos Alberto de Campos, o projeto “Curso de Desenho Artístico”, no Cursinho Pré-Vestibular da UEL. Participo também de palestras e seminários sempre relacionados à Arte. 

Leciono como professora de Arte no Colégio São Paulo, neste faço o curso Metodologia na Área de conhecimento, pedagógica e jurídica em Arte. Crio o projeto “Observe Desenhando”, com o apoio do Colégio coloco-o em prática com as crianças do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, com bons resultados.

Mais uma vez mudo de cidade, hoje, residindo em Florianópolis, conheço a UFSC. Aqui, faço algumas oficinas como: Tecendo Impressões; Tecelagem Artesanal; Expressão Gráfico-Visual para Multiplicadores; Relembrando História da Arte e Teatralidade como meio-aproximação entre linguagens na arte contemporânea (Museu Victor Meirelles). Participo da Oficina de Gravura do CIC e da UDESC.

Participo atualmente: do grupo de estudos de Arte na Escola da UFSC em projetos, da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos e também do Grupo de Gravura Cidade de Florianópolis.

(*) Este texto, com fotos de trabalhos da artista, está disponível no site da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos – ACAP em http://www.acap.art.br/artistas/Elaine-Maritsa.htm

SERVIÇO:

O QUÊ: Oficina “Observe desenhando”, com a professora Elaine Maritsa
QUANDO: Início: dia 18 de maio de 2009, das 14 às 17 horas, às segundas-feiras
ONDE: Departamento Artístico Cultural, Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
CONTATO: Artista: Elaine Maritsa – (48) 3232-2145 ou 9132-4292 e elainefranzon@hotmail.com 
CONTATO: DAC: (48) 3721-9348 ou artenaescola@dac.ufsc.br – Visite: www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] e Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo da UFSC, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC – Contato: noticias@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447

terça-feira, 12 de maio de 2009

Projeto 12:30 apresenta show com Sonido


O Projeto 12:30 desta quarta-feira, dia 13/05, recebe o show do grupo Sonido. O show será na Concha Acústica da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

Sonido é um grupo de Florianópolis que toca música popular sul-americana. Foi através de pesquisas feitas sobre ritmos do Brasil, Bolívia, Argentina, Peru e Uruguai que o grupo montou a base de seu repertório. Porém, o resgate e a reprodução dessas músicas tradicionais não é o foco do grupo, e sim a realização de um trabalho baseado na releitura destes gêneros através de composições próprias e também de compositores contemporâneos.

A produção atual do grupo é desenvolvida a partir de ritmos como samba, baião, frevo, marcha rancho, ijexá, maracatu (Brasil), landó, festejo (Peru), saya (Bolívia), candombe, murga (Uruguai), chacarera, zamba, chamamé, huayno (Argentina).

Através do Sonido o grupo tenta proporcionar uma maior comunicação entre os países latino-americanos, no que diz respeito à tradição e produção musical. Afinal, estes países têm hoje, além de preservadas as mais distintas tradições, uma arte contemporânea elaborada e criativa.

Sonido é Carlos Lamarque (instrumentista, compositor e arranjador), Maiara Felipe Morais (flautista, compositora e arranjadora), Mauro Borghezan (Baterista), Paola Gibram (acordeonista e pianista), Romi Martinez (voz) e Eduardo Pimentel (Violonista).


Saiba mais sobre os músicos:

Carlos Lamarque iniciou seus estudos sobre o baixo elétrico em 1998, em Florianópolis onde nasceu. Participou de cursos e workshops com renomados músicos nacionais, como André Neiva, Arismar do Espírito Santo, Jorge Oscar, Pascoal Meirelles, Jorge Elder, Lula Galvão, Sérgio Freitas, Itiberê Zwarg, Tiago do Espírito Santo, Arthur Maia e André Mehmari.

Desde então se aperfeiçoa no estudo do baixo elétrico, com grande ênfase para a diversidade rítmica brasileira e ritmos folclóricos da Argentina, Peru, Uruguai, Bolívia e Cuba. Carlos está cursando Licenciatura em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. E é baixista, compositor do grupo Sonido, cuja proposta é de pesquisa e divulgação de ritmos sul-americanos.

Trabalha como professor de baixo elétrico, violão, teoria musical e prática de conjunto desde 2003, lecionando em várias escolas de música como Sol da Terra, Hélio Amaral, Allegro Vivace e Fazendo Arte.

No primeiro semestre de 2006 morou em Buenos Aires, onde estudou o baixo elétrico e o Folclore Latino-Americano com o renomado baixita Willy González, reconhecido como um dos grandes expoentes na pesquisa e divulgação do folclore latino-americano. Em Buenos Aires, Carlos tocou ao lado de alguns músicos como Mariel Barreña, Pablo Gindre, Nacho Alvarez, Federico Beilinson e Joaquin Zaidman.

No mesmo ano coordena uma oficina de composição musical em escolas de comunidade carentes da Grande Florianópolis pelo projeto "TIM músicas nas escolas", e ministra Workshops sobre o baixo elétrico, arranjo e improvisação, prática de banda, produção musical e folclore latino-americano pelo projeto "Talentos", para músicos de Florianópolis.

Carlos Lamarque atuou nos grupos Ararim-Oró (música nordestina), Quarteto Arreio Sem Freio (música instru mental brasileira), Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Salsera Dinamita (Música Cubana) Sonido Trio (Música Latino Americana), Duo Sencillo (Música Latino-Americana), Fernanda Rosa Quarteto (Música Popular Brasileira), Quarteto Truncado (Música Instrumental Brasileira), Sambango (Música Instrumental Brasileira), Maria Preá (Música Popular Brasileira) Verônica Kimura Quarteto (Música Popular Brasileira).

Realizou a composição e arranjos de trilhas para curtas-metragens como "Sonido" (Animação - Julho de 2007) dirigido por Fernanda Fraiz e Cibele Rosa e "Leste do Sol, Oeste da Lua" (Animação - Janeiro de 2008, dirigido pó Patrícia Monegatto Lopes).

Na moda, trabalhou com Jean Genganel (Dj Dada) na trilha da RenauxView por Udesc no Santa Catarina Moda Contemporânea, trabalhou na sonorização da entrada do Canatiba em 2008 com a consultoria da Brand-a-porter, nesse último ano trabalhou no desfile de formatura criando trilha original para os desfiles de Letícia Waldow e Isabella Villalon que foram também apresentados no Floripa Fashion do dia 06/09. Realizou a trilha ao vivo do desfile da marca de roupa infantil Petit-Pavê, compondo e arranjando as músicas.

Maiara Felippe Moraes começou a estudar flauta transversal aos 13 anos de idade com a flautista e saxofonista Silvia Beraldo, em Florianópolis.  Participou de  diversas oficinas de música (Curitiba, Itajaí e Tatuí) tendo aulas com Lea Freire, Michel Debost, Toninho Carrasqueira, Andréa Ernest Dias e Vinicius Dorin (flauta), Arismar do Espírito Santo, Itiberê Zwarg, Paulo Moura (prática de conjunto), Robertinho Silva (percussão), entre outros.

Em 2003 começa a dar aulas na Escola Livre de Música Compasso Aberto, onde ainda dá aulas de flauta transversal, teoria musical  e preparatório para vestibular.

Em 2006 estuda no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Lá têm aulas individuais e semanais de improvisação com André Marques, Paulo Braga, Fábio Leal (prática de conjunto), Cléber Almeida, (percussão), Alexandre Bauab (prática de choro) e Edson Beltrami (flauta erudito).

Faz parte, desde 2004, do grupo de música instrumental Poré Poré, que já dividiu o palco com Arismar do Espírito Santo, Vinícius Dorin, Tavinho Moura e Sinfonética Comunitária Flutuante. Com este grupo apresentou-se também em bares e teatros (CIC, Sesc Florianópolis), além de um show pelo Circuito Cultural Banco do Brasil.

Em 2006 faz participação especial no show de lançamento do CD de Arismar do Espírito Santo e no primeiro semestre de 2007 participa de um show com Ronaldo Saggiorato. Ainda em 2007 participa da gravação de duas faixas do CD "Sergio Coelho - Trombone", participando inclusive do lançamento do mesmo na Oficina de Música de Curitiba (Jan/2008).

Desde março de 2008 integra a Orquestra a Base de Sopro de Curitiba, cujo CD "Mestre Waltel" está concorreu ao Prêmio Tim 2008. Maiara também é aluna do curso de música (licenciatura) da UDESC.

Mauro Borghezan nasceu em 1981 em Santarém - PA. Mudou-se para Florianópolis aos dois anos de idade, e inicia seus estudos na bateria em 1999 com os professores Sebastião Gomes e Ernesto Quiroga. Atuou em bandas de pop, rock e blues até o inicio de 2004, quando, ainda em 2004, estuda com os professores Cristiano Fortes e Flávio Teixeira e participa de cursos em festivais e workshops.

Estudou com músicos renomados como Arismar do Espírito Santo, Vinícius Dorin, Robertinho Silva, Itiberê Zwarg, Pascoal Meirelles, Thiago do Espírito Santo, André Mehmari, entre outros.

Trabalha como professor de bateria desde 2003, e leciona em vários conservatórios como Compasso Aberto, Thalentus, e no Colégio Menino Jesus. Desde então tem estudado coordenação e independência na bateria, abordando a enorme variedade rítmica do Brasil, além de especializar-se também no jazz, e nos ritmos folclóricos de países da América

Latina, como Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Jamaica, Peru, Uruguai e Argentina.

Mauro Borguezan atuou como baterista em grups como Trio Kos, Poré Poré (dividindo palco com nomes como Arismar do Espírito Santo, Vinícius Dorin, Tavinho Moura, Sinfonética Comunitária, Mariana Zwarg, Joana Queiroz e Hermeto Pascoal), Quarteto Arreio sem Freio, Quarteto Budega, Salsera Dinamita, Jazz n' Bossa, Senderos, Kramer, Rafael Calegari, Luiz Gustavo Zago, Carlos Ribeiro Júnior, Silvia Beraldo, Arial Coelho, Leonardo Garcia,

Rogério Piva, Cássio Moura, Arnou de Mello, Cristian Faig, Tatiana Cobbet, Marcoliva, Denise de Castro, Abgela Jurkevicz, MAriel Barreña, Pablo Gindre, Damián Vernis, Alejandro Santos, Dennis Liechtmann, Billy Newman, Ralph Pritikin, Glauco Solter, Ronaldo Sagioratto, entre outros.

Atualmente se apresenta freqüentimente com Romy Martinez Quarteto, Bossa Nossa Trio, Quebra com Jeito, Quarteto All Jazzera, Leandro Fortes Quarteto, André Maia, Luciano Bilu, Luiz Meira e Alessandro Kramer, além de ministrar workshops e marter classes.

Paola Gibram é mineira. Em minas estudpu piano erudito na academia de música de Lorenzo Fernandez. Desde que se mudou para Florianópolis trabalha com música popular e apresenta-se com grupos de choro, forró, samba, maracatu, entre outros gêneros musicas, como o tango. Foi integrante do Sexteto Instrumental Catarinense, com o qual gravou o CD "Raízes Trançadas".  Em 2008 esteve em turnê pela Espanha com o grupo Margem Esquerda. Em festivais de música teve aulas com Toninho Ferragutti, Alessandro Kramer (Bebê), Cláudio Dalzberg, Delia Fisher e Itiberê.

É graduanda do curso de música pela UDESC e graduada em Ciências Sociais pela UFSC.

Romy Martinez é nascida em 1983, Ciudad Del Este - Paraguay. Inicia seus estudos musicais aos 7 anos. Integra por vários anos o Coral da Itaip~u Binacional sob direção de Herman Dário Escobar.

Em 2005 se muda para o Brasil e inicia sua graduação pela UDESC. Desde 2006 vem se apresentando em Florianópolis com a Sonido, alem de tocar com Wslley Risso.

Já fez shows com a Ilha Big Band, Rafael Calegari Quarteto e Ronaldo Saggiorato. Em 2008 conclui sua graduação com uma pesquisa sobre os recursos interpretativos empregados no canto popular.

Eduardo Pimentel é instrumentista e compositor de música instrumental, músico profissional em guitarra, violão e cavaquinho. Especializado em jazz-rock, rock, flamenco e música brasileira. Aos 10 anos de idade começou a ter aulas de violão clássico. Foi destaque do mês com a banda Brasil Papaya na revista Guitar Player em novembro de 1997.

Estudou guitarra com Nelso Faria, Lula Galvão, Heraldo do Monte entre outros. E violão com Mauricio Carrilho, Tito Gonzáles, Zezo Ribeiro, Roberto Corrêa, Roberto Rezende, Agilmar Medeiros, Miguel Aragon, Flávio "Biga" Marques. Estudou improvisação com Sílvia Beraldo, Pascoal Meirelles e Jorge Hellder, além de outros cursos importanes. Em 2005, graduou-se em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Participa dos álbuns: Aromáticos, Alexandre Fortkamp, Festivais de música do SESC SC, Marcos Gaiteiro, Tereza Virgínia, "No dorso do rinoceronte" E. Pagotto e S. Mansani (2007).

Grava com Silva beraldo a trilha sonora de Zeca Pires "A  Antropóloga" e grava também trilha para o curta "Desilusão" de Bob Barbosa.


Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48)3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:

O QUÊ: Show com o grupo Sonido.

QUANDO: Dia  13 de Maio de 2009, quarta-feira, às 12h30min.

ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447

Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos músicos.

.