segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Iinscrições para a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC

Pintura de Albaneza Fogaça, apresentada na exposição de 2008.

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC

Inscrições e entrega de trabalhos na Galeria de Arte da UFSC, de 01 a 18 de setembro

Estão abertas, de 01 a 18 de setembro de 2009, as inscrições para a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC. Poderão se inscrever professores e servidores técnico-administrativos dos quadros da UFSC, ativos ou aposentados. As inscrições e a entrega das obras deverão ser feitas na Galeria de Arte da UFSC, no andar térreo do prédio do Centro de Convivência.

O formulário de inscrição está disponível no site www.dac.ufsc.br, no link da Galeria de Arte, e também poderá ser solicitado pelo e-mail galeriadearte@dac.ufsc.br ou retirado na própria galeria. O formulário deverá ser preenchido e impresso em duas vias para entrega na Galeria de Arte da UFSC. Não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail.

Continuando a boa experiência dos anos anteriores, neste ano também acontecerá o “Encontro com o Artista” na abertura do evento. Este é um momento em que os artistas expositores poderão fazer breves relatos, partilhando com o público, e com outros colegas e artistas, suas experiências sobre as trajetórias pessoais e o processo de criação das suas obras. O “Encontro com o Artista” faz parte das atividades de Ação Educativa e Cultural da Galeria de Arte da UFSC. Os expositores interessados em fazer comunicações ou palestras durante a abertura da mostra, deverão mencionar essa intenção no momento da inscrição.

A abertura da exposição e o encontro com os artistas estão programados para o dia 29 de setembro, terça-feira, às 18 horas. Para essa abertura também está agendada a apresentação do Coral da UFSC. A exposição ficará aberta para a visitação até 30 de outubro de 2009.

Para a exposição, cada artista poderá inscrever até dois trabalhos, escolhendo entre várias categorias, como desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, tecelagem, tapeçaria e instalação, entre outras. Os trabalhos deverão ser entregues em condições de serem expostos, com molduras ou outro suporte, conforme a técnica da obra.

As obras deverão ser inéditas e recentes (executadas entre os anos de 2000 e 2009), não

tendo sido apresentadas em eventos realizados anteriormente na UFSC, devendo estar em perfeito estado de conservação. Não serão aceitos trabalhos em artesanato. Dependendo do número de inscrições, a curadoria da exposição poderá optar por apresentar apenas uma obra por artista.

As obras deverão ser entregues em embalagens resistentes (por exemplo: pastas plásticas poliondas, embalagens ou envelopes feitos de papelão ou outro papel apropriado). As embalagens deverão ser identificadas com o nome e o contato do autor, para facilitar o manuseio e a sua devolução.

Além de ser um momento de comemoração e de confraternização entre os colegas, a exposição é também uma oportunidade para divulgar o trabalho artístico de funcionários da UFSC que, na maioria das vezes, têm se dedicado à arte como uma atividade paralela às suas atividades profissionais na instituição.

A exposição nasceu do desejo de comemorar o Dia do Servidor (Funcionário) Público Federal, dia 28 de outubro. Edições anteriores contaram com o apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da UFSC, do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina – SINTUFSC e da Associação dos Professores da UFSC – APUFSC.

Este é um ano de dupla comemoração: 25 anos de realização da Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC e 20 anos de implantação da Galeria de Arte da UFSC.

A exposição é uma realização do DAC - Departamento Artístico Cultural / Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUÊ: Inscrição para a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC.

QUANDO: De 01 a 18 de setembro de 2009, de 2ª a 6ª-feira, das 10h às 18h30min.

ONDE: Galeria de Arte da UFSC, andar térreo do Centro de Convivência, campus Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito. Aberto a professores e servidores técnico-administrativos dos quadros da UFSC, ativos ou aposentados.

CONTATO: galeriadearte@dac.ufsc.br ou (48) 3721-9683, de 2ª a 6ª-feira, das 10h às 18h30min.

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional

Arte na Escola realiza curso Trilhas do Olhar


Galeria de Arte da UFS, um dos espaços para a visita de estudos do Arte na Escola

Arte na Escola - Polo UFSC realiza curso Trilhas do Olhar, preferencialmente para professores de arte. Gratuito.

Semanalmente, às sextas-feiras, de 4 a 25 de setembro

O programa Arte na Escola - Polo UFSC está realizando o curso Trilhas do Olhar, gratuito e destinado preferencialmente a professores de arte da rede de ensino. O curso acontece semanalmente, em quatro encontros, às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, de 4 a 25 de setembro. O curso é gratuito, tem vaga para 20 participantes e carga horária total de 16 horas.

As inscrições estão abertas no Departamento Artístico Cultural – DAC (Igrejinha da UFSC). Mais informações pelos telefones (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou pelo e-mail artenaescola@dac.ufsc.br.

O curso abordará temas como Arte e Cultura e suas possibilidades de ensino, e ações educativas em espaços de artes visuais da cidade de Florianópolis. Além das atividades realizadas na sede do DAC, os participantes do curso realizarão visitas educativas ao Costão do Santinho e à Fundação Hassis e à Galeria de Arte da UFSC. Para esses espaços fora da UFSC, haverá transporte à disposição dos participantes.

Segundo as coordenadoras do Arte na Escola – Polo UFSC, Jucéllia Alves e Fabíola Cirimbelli, o objetivo do curso e oportunizar vivência-reflexiva dos espaços, em espaços de artes visuais enquanto acervos culturais, no município de Florianópolis, ampliando conceitos de arte e cultura e suas possibilidades de ensino.

A ideia desse curso surgiu dos encontros do grupo de estudos do programa Arte na Escola e será ministrado pelos próprios integrantes do grupo, além de contar com relatos de experiência de profissionais de espaços culturais da cidade.

O programa Arte na Escola — Polo UFSC é uma parceria local entre o Departamento Artístico Cultural e o Colégio de Aplicação da UFSC em convênio com o Instituto Arte na Escola.

SERVIÇO

O QUÊ: Curso Trilhas do Olhar, do programa Arte na Escola — Polo UFSC, preferencialmente para professores de arte

QUANDO: Dias 04, 11, 18 e 25 de setembro de 2009. 6ªs-feiras, das 8 às 12 horas. Carga horária: 16 horas. Número de vagas: 20

ONDE: Departamento Artístico Cultural – DAC (Igrejinha da UFSC), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito

INFORMAÇÕES: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou artenaescola@dac.ufsc.br.

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material dos organizadores do curso

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Balanço Bruxólico no Projeto 12:30


Foto: integrantes do Balanço Bruxólico

Banda traz a fusão Funk e Rock alternativo para a Concha Acústica da UFSC

O Projeto 12:30 recebe nesta quarta-feira, dia 02, a apresentação da banda Balanço Bruxólico. O show será na Concha Acústica da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

O grupo define a sonoridade de sua música de um modo bem peculiar: trata se de "cyberphunkpsychosurto multisensorial.". Pra tentar entender essa mistura é preciso conhecer as influências: As composições trazem a fusão do Funk (em sua essência de origem) e do Rock Alternativo. Nas apresentações, músicas próprias se unem a covers e trabalhos de releitura das suas principais referências. E entre a lista de influências estão bandas como Black Rio, Parliament/Funkadelic, James Brown, Led Zeppelin, King Crimson, Beastie Boys, Mutantes, Smashing Pumpkins, Average White Band, Chico Science & Nação Zumbi, Red Hot Chili Peppers, Jane's Addiction, Pixies, Rage Against The Machine, Faith No More, Jamiroquai, Tim Maia, The Clash, Pato Fu, The Mars Volta, entre muitas outras.

Com mais de dois anos de existência a banda vem divulgando seu primeiro trabalho (10 músicas autorais) nas casas noturnas de Florianópolis e na mídia local. No ano de 2007 obteve importantes conquistas, ficando classificada entre as oito bandas finalistas do "Rally de Bandas de Garagem" (Fundação Franklin Cascaes) e participando da eliminatória de Florianópolis do "FEMIC", com a música "Canções que queimam".

Após a saída do guitarrista Erlon Evaldo, a banda passou por um período de cinco meses de recesso à procura de um substituto. Em Setembro de 2008 o guitarrista Henrique Meyer se junta à banda, que retoma suas atividades a pleno vapor.

Com Gabriel Jacomel no vocal, Henrique Meyer na guitarra e com o baixista Tuco Parizotto e o baterista Paulo Pabis para completar o grupo, Balanço Bruxólico fará mais uma aprasentação no Projeto 12:30. Vale a pena conferir.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30
Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48)
3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem paraprojeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:
O QUÊ: Show com Banda Balanço Bruxólico
QUANDO: Dia 02 de Setembro de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite: www.dac.ufsc.br

Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da Banda.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Projeto 12:30 apresenta show com a Banda The RU

Foto: integrantes do The RU

Banda apresenta clássicos do rock e músicas próprias nesta quarta-feira

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, dia 26/08, recebe o show da banda The RU. O show será na Concha Acústica da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

The RU surgiu em meados de 2007 quando surge a idéia de montar uma banda de rock entre os alunos de História da UFSC. A estréia da banda foi no dia 02 de abril de 2008 tocando clássicos do Rock. Já em 2009 a banda acrescenta musicas próprias ao repertório.

Agora a banda trabalha cada vez mais com o seu próprio som e suas músicas, tentando fazer um som com uma levada groove e com influências do funk rock.

O som do The Ru é influênciado por bandas como Red Hot Chilli Peppers, Faith no More, Pearl Jam, Rage Against the Machine, Incubus e Infections Groove. Normalmente a banda se apresenta em festas promovidas pelos cursos da UFSC, já tocou em bares no bairro da Lagoa da Conceição, porém a banda ainda preza por um maior espaço fora da Universidade.
A formação da banda conta com Guilherme Pereira no vocal, Andrei Kotchergenko na guitarra, Lucas Villela na bateria e Guilherme de Almeida no baixo e André Mello, mais conhecido como Carrinho, na guitarra.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48)
3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:
O QUÊ: Show com Banda The RU
QUANDO: Dia 26 de agosto de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite: www.dac.ufsc.br

Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto
12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da Banda.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Exposição AAPLASC homenagem a Max Moura

Foto: O artista homenageado com uma obra sua: fotografia com intervenção no negativo

Galeria de Arte da UFSC mostra Exposição Coletiva da AAPLASC - Homenagem a Max Moura
Comemorações dos 15 anos da associação e dos 20 anos da galeria.
A exposição presta homenagem ao artista Max Moura, falecido recentemente.
Abertura dia 25/08, terça-feira, às 19h. Visitação até 25 de setembro. Gratuito e aberto á comunidade.

Abre à visitação pública nesta terça-feira, 25/08, às 19 horas, na Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, a Exposição Coletiva da AAPLASC, com obras de artistas da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Catarina. A mostra comemora os 15 anos da associação e os 20 anos de implantação da galeria da universidade.

A exposição é também uma homenagem ao artista plástico catarinense Max Moura, falecido recentemente, e que também foi um dos presidentes da AAPLASC. Nessa mostra, ele terá um espaço especial na galeria, onde algumas de suas obras serão apresentadas ao público. As obras escolhidas para essa homenagem, provenientes de alguns acervos locais, têm a curadoria de Neno Brazil.

Segundo Ivan de Sá, presidente da AAPLASC, “a inquietação criadora de Max, a maneira com que assumiu os desafios de sua época, o seu coleguismo e a sua ética profissional fazem dele um excelente exemplo dos ideais que a AAPLASC, através da sua atuação, busca alcançar, contribuindo, desta forma, da mesma maneira que Max o fez tão brilhantemente para a atualização e conseqüente amadurecimento, cada vez maior, do fazer artístico em nosso Estado.”

Ao todo, a exposição apresenta cerca de 40 obras, em várias técnicas, incluindo instalações, esculturas, cerâmica, objetos, pinturas, gravuras, etc, mostrando a diversidade da produção dos artistas da AAPLASC. Cada artista exporá apenas uma obra de pequeno formato, devido às dimensões do espaço e à grande quantidade de artistas expositores. As obras não estarão à venda nesta exposição.

Como convidada para realizar essa exposição, a AAPLASC comemora seus 15 anos, juntamente com a Galeria de Arte da UFSC que comemora 20 anos de existência, “numa parceria para celebrar o que temos de melhor nas Artes Visuais”, enfatiza o presidente da associação.

Ivan de Sá destaca que a AAPLASC é uma entidade que reúne os mais expressivos artistas de nosso Estado, e tem representantes no Conselho Estadual de Cultura, na Comissão de Seleção de Obras Públicas, e seus artistas ocupam cargos de relevância em vários órgãos ligados à Cultura Catarinense.

A Associação tem vários projetos em andamento, inclusive um site para dar maior visibilidade aos seus associados. Sua diretoria é composta por Ivan de Sá - presidente, Maurício Muniz - vice, Bebeto - diretor artístico, Cleidi Albuquerque e Cléa Espíndola - secretárias, Isabela Hoffmann - tesoureira e Isabela Sielski, Janga, Neno Brazil e Flávia Fernandes - conselheiros.

Segue a lista de associados, em que a maioria dispensaria apresentações, por serem já conhecidos da mídia e do público.

Ane Kronbauer, Beta Monfroni, Betânia Silveira, Bebeto, Carlos Alberto Franzoi, Cesar Silveira, Cesar Otacílio, Cristina Galloti, Charles Narloch, César Campos Júnior, Cassia Aresta, Clara Fernandes, Cléa Espíndola, Cleidi Albuquerque, Daniela Souto, Doraci Girrulat, Dirce Korbes, Eliane Prudêncio, Edson Machado, Elenite Peruzzo, Fernando Lindote, Flavia Fernandes, Giovana Zimermann, Gill Konell, Guido Hauer, Henrique Schucman, Hugo Mund, Içara Andrezza, Idésio Leal, Isabela Sielski, Ivan de Sá, Jandira Lorenz, Jayro Schmidt, Janga, José Kinceler, Julia Iguti, Juliana Wosgraus, Juliana Hoffmann, Jussara Guimarães, Kátia Lisboa, Lela Martorano, Leatrice Hoffmann, Lena Peixer, Linda Poll, Loro Lima, Lú Pires, Lygia Roussenq Neves, Luiz Canabarro, Marcos Ruck, Marta Martins, Mauricio Muniz, Neno Brazil, Neri Andrade, Onor Filomeno, Patricia Amante, Paulo Cecconi, Paulo Gaiad, Paulo Greuel, Pitta Camargo, Rafael Rodrigues, Renato Ribas, Rodrigo de Haro, Ronaldo Linhares, Rubens Ostroem, Rui Kronbauer, Sandra Fávero, Rosana Bortolin, Saulo Pereira, Semy Braga, Silvio Pléticos, Susana Simon, Sonia de Oliveira e Silva, Suely Beduschi, Tercio da Gama,Tiago Silva, Valdir Agostinho, Vera Sabino.

Segundo o presidente da AAPLASC, a associação, assumindo desde a sua criação o compromisso com critérios de qualidade, seriedade e responsabilidade social do artista, a AAPLASC, nestes seus 15 anos de atuação, vem sendo coerente com os princípios que a norteiam.

Ainda segundo o presidente, o conjunto das obras expostas, onde cada autor utiliza-se das mais diferentes técnicas e suportes, dá uma ideia ao público expectador do nível atingido por alguns dos mais representativos artistas atuantes em Santa Catarina, que integram o quadro social da AAPLASC, hoje, sem dúvida, qualitativamente uma das mais importantes associações de artistas plásticos do Sul do País.

Para o cineasta e Diretor do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC, Zeca Pires, “A Galeria de Arte da UFSC é um espaço que há 20 anos procura atender artistas das mais variadas tendências. Num processo democrático, a cada ano uma comissão representativa da comunidade acadêmica e artística seleciona os trabalhos que serão expostos. Além disso, há as exposições de um artista convidado pela UFSC e a dos servidores e professores. Portanto, creio que a Galeria de Arte da UFSC ocupa um papel importante no cenário cultural de Santa Catarina”. E acrescenta que “O nome da sala Aníbal Nunes Pires penso que é uma justa homenagem a quem deu uma contribuição para as artes e para a educação de Santa Catarina, sendo inclusive um dos responsáveis pela criação do Museu de Arte Moderna de Santa Catarina”.


SOBRE A GALERIA DE ARTE DA UFSC

A Galeria de Arte da UFSC, que completa 20 anos de atuação neste mês de agosto, tem se consolidado como espaço de referência para exposições no Estado de Santa Catarina. Local de estudo e apreciação da arte, realiza workshops e encontros com artistas, ampliando o acervo de obras de arte que promovem a humanização do campus. Apresenta trabalhos de diversos artistas plásticos locais, nacionais e estrangeiros, em uma dezena de exposições individuais ou coletivas em que cerca de 60 artistas apresentam seus trabalhos para um público da ordem de 10 mil pessoas por ano.

Espaço cultural com localização privilegiada dentro do campus da UFSC, a Galeria de Arte é considerada uma das melhores do Estado, tem programação permanente e realiza uma nova exposição a cada mês. Com sala de exposição denominada Aníbal Nunes Pires, e área de 220m², dispõe de infra-estrutura necessária à realização de mostras de qualquer natureza.

As exposições realizadas na Galeria de Arte têm possibilitado que se ofereça à comunidade universitária um "Encontro com o Artista". O objetivo desse encontro é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino. Nesses encontros o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte.
Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. "O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia", enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC.

A galeria tem como objetivo mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate, discussão e conhecimento de novas técnicas do fazer artístico. Diversos artistas de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil já realizaram exposições na Galeria da Universidade, tanto em exposições individuais, como coletivas, a exemplo de grupos de artistas do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Além dos brasileiros, a presença de artistas estrangeiros foi marcada por exposições como a do argentino Alejandro Pita, da austríaca Moje Menhardt e do designer de cerâmica do Museu Guggenhein de Nova York, o norte-americano Gene Anderson. Ele, além da exposição, realizou um workshop, durante um mês, com um grupo de ceramistas locais, o que resultou numa obra que está afixada em parede externa de edifício da UFSC.

Para artistas interessados em expor na UFSC, a Universidade oferece a infra-estrutura física, com sala de exposições, sala de apoio de montagem/desmontagem, pequena copa e banheiro. Além disso, a universidade também oferece a impressão de cerca de 700 convites modelo padrão para serem encaminhados pela instituição e pelos artistas. A equipe do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC, que administra a galeria, oferece os serviços de apoio administrativo, bem como de apoio à divulgação junto à imprensa local, que tem dado grande visibilidade às atividades nessas duas décadas de trabalho. As obras que forem selecionadas deverão ser encaminhadas e retiradas por conta dos artistas expositores. A abertura de inscrições de propostas para exposições em 2010 deverá acontecer ainda nesta segundo semestre de 2009.

A galeria está localizada no andar térreo do prédio do Centro de Convivência do campus, e faz parte do DAC - Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.



SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição Coletiva da AAPLASC – Homenagem a Max Moura.
QUANDO: Abertura: Dia 25 de agosto de 2009, terça-feira, às 19 horas. Visitação: Até 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30min.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, andar térreo do Centro de Convivência, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Galeria (48) 3721-9683 - galeriadearte@dac.ufsc.br - www.dac.ufsc.br
CONTATO: AAPLASC: Ivan de Sá (48) 3233-2789 ou 8421-2222 aaplasc@gmail.com

[ Veja texto sobre Aníbal Nunes Pires, que dá nome à sala de exposições da Galeria de Arte da UFSC, no site
http://www.dac.ufsc.br/institucional_espacos_culturais_galeria_anibal.php#topo ]

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos expositores

.


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Show com Cravo da Terra no Projeto 12:30 Acústico

Foto: divulgação Cravo da Terra

O grupo se apresenta no dia 20 deste mês no Teatro da UFSC

O Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira receberá o show do Grupo Cravo da Terra. O show será na Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, às 12h30mim.

O Cravo-da-Terra usa a pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste do Brasil para formar a base de suas composições e a fonte de inspiração para seus arranjos. Seus cinco integrantes utilizam instrumentos de sopro, corda e percussão e, em busca da simplicidade e da singeleza, convidam o público para uma viagem pela música brasileira.
No ano de 2000 o grupo tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora, assim como pela poesia destilada em suas canções. No início, a banda tocava em em bares e cafés da cidade de Florianópolis, o que rendeu arranjos preciosos para clássicos da MPB. No ano de 2001 o grupo desenvolveu uma pesquisa com compositores da cidade. Desta pesquisa surgiu um repertório com quatorze músicas, apresentado em auditórios, teatros e bares da cidade. Foi a partir do ano de 2002 que o grupo começou a dedicar-se às suas próprias composições.
O primeiro CD do “Cravo-da-Terra” foi sendo construído sem pressa: cinco anos foi o tempo que separou a formação do grupo e o lançamento do CD. Durante esse tempo, o grupo realizou pesquisas, ensaiou limites e alcançou uma maneira muito particular de fazer música. Neste primeiro disco estão registradas quatorze músicas, entre instrumentais e canções, compostas e arranjadas pelo grupo, que passeiam muito perto da música tradicional brasileira sem, porém, residir dentro dela.

No ano de 2007 a banda começou a trabalhar no segundo CD intitulado “Infinito Som”, lançado em junho de 2008. No “Prêmio Catavento”, o reconhecimento de melhor cantora concedido à Ive Luna pela Rádio Cultura AM, reconhecimento também visto na seleção no Programa Rumos do Itaú Cultural.

Ive Luna - Vocal - Flauta Transversal - Percussão
Graduada em Educação Artística com Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, universidade na qual também fez sua pós-graduação em Teatro, tornando-se mestre. Cursou a escola de teatro Casa Ventoforte (SP) durante os anos de 1991 e 1992. Nestes mesmos anos teve aulas de canto lírico com Cida Moreira (SP) e participou do Grupo Cupuaçu de Pesquisa e Danças Populares (SP). Participou do grupo Teatro Jabuti (Florianópolis, SC), de 1996 a 2003, como atriz e musicista, assumindo a direção musical, a pesquisa e as composições das trilhas sonoras de seus espetáculos. Em julho de 2007 recebeu o troféu Cata-Vento da Rádio Cultura AM de São Paulo, como melhor cantora do circuito nacional independente. Além de atividades artísticas desenvolve também, desde 1991, trabalhos relacionados a arte-educação em projetos, eventos e escolas.

Mateus Costa - Vocal - Contrabaixo Acústico
Instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais desde 1989. Participou de corais com o Maestro Carlos Lucas Besen (ETFSC, 1991-1998) e Rute Gebler (UDESC, 1983). Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda, 1996-1999). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da OSSCA (1996-1999). Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis (1998), da Camerata de Florianópolis (1999) e da Orquestra de Câmara do IMCARTI - Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí (1997). Deu aulas de musicalização infantil para crianças de zero a três anos no Berçário Arcângelo (1997 - 2004).

Marcelo Mello - Violino, Viola, Violão, Vocal
Iniciou seus estudos na escola de Musica do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Foi bolsista da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Participou de concurso de música em Brasília, Blumenau, Curitiba e Itajaí. Apresentou-se como violinista e violista na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, na Orquestra de Câmara de Blumenau e da Orquestra de Câmara Municipal de Florianópolis. Atualmente é professor de violino e instrumentista na área da musica popular brasileira.

Otávio Rosa - violão - Vocal
Violonista e compositor, fundou o Terra Brasilis duo ao lado de Edson Castel com o qual gravou o cd SEISCORDAS, uma coletânea de trabalhos representativos da produção violonística catarinense; recebeu o primeiro prêmio do Festival MPB Londrina 2001 na categoria Música Instrumental com a composição “Cristal” e, unindo o duo e o “trovador” Jorge Gibbon, lançou em 2002 o cd Caminhos Cruzados, com composições instrumentais do duo e as bem humoradas canções de Gibbon. Participou de diversos grupos de Música Instrumental Contemporânea; atualmente cursa bacharelado em violão na UDESC com os professores André Moura e Luiz Mantovani.

Rodrigo Paiva - Percussão - Vocal
Natural de São Paulo/SP, reside atualmente em Florianópolis/SC. Graduado em música pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre em música pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, é professor nos cursos de graduação em Música da UDESC, da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí e do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí. Músico profissional desde 1989, exerce suas atividades como professor em aulas particulares, oficinas, workshops e cursos de formação continuada para professores; como pesquisador em música e como instrumentista em shows e gravações nas áreas de música popular e erudita. Atualmente integra, além do grupo Cravo-da-Terra, a orquestra Camerata Florianópolis.
Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para
projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show acústico com Cravo da Terra.
QUANDO: Dia 20 de Agosto de 2009, quinta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 Acústico no Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e do músico.




segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Teatro da UFSC recebe "A Farsa do Advogado Panthelin"



Apresentação teatral “A Farsa do Advogado Pathelin”, com Cia. Teatro Sim...Por Que Não?!!!, a próxima atração comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC.

Dias 21, 22 e 23/08, sexta a domingo, às 20 horas. Entrada gratuita.

Sobe aos palcos do Teatro da UFSC o espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin”, de 21 a 23 de agosto, de sexta-feira a domingo. Uma realização da Cia. Teatro Sim...Por Que Não?!!! esta apresentação faz parte das atrações comemorativas dos 30 anos do Teatro da UFSC durante este o ano.

Em comemoração dos 30 anos do Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural da UFSC - DAC organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano. A abertura da temporada aconteceu em maio.

Os ingressos são gratuitos, quem quiser garantir o seu poderá retirá-lo com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14 às 17 horas. Por se tratar de espetáculo gratuito, os ingressos garantirão o acesso ao Teatro até às 20 horas. Após esse horário, os eventuais lugares vagos serão liberados para o público excedente.

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br.

Sinopse

A Farsa do Advogado Pathelin, uma das atrações do mês de agosto da temporada comemorativa, fala sobre um advogado empobrecido, Pedro Pathelin, que assegura à mulher Guilhermina de que possui um plano para conseguir alguma fazenda. Vai à loja de um mercador de fazendas e o elogia, levando toda uma peça de pano. O vendedor não quer vender fiado, mas Pathelin o convida para jantar aquela noite, quando haverá pato assado, e ele será pago. Pathelin vai embora e o vendedor fica se rejubilando pelo alto preço pelo qual vendeu uma fazenda tão ordinária. Pathelin entrega o tecido à esposa e quando o convidado chega para jantar Pathelin mete-se na cama e a esposa diz que ele não podia ter comprado fazenda alguma por estar doente há algumas semanas. O vendedor vai embora e volta logo depois, quando Pathelin então finge um ataque de loucura. O mercador se convence de que foi enganado pelo diabo. Algum tempo depois o mercador leva ao tribunal um pastor que lhe comeu várias ovelhas. O pastor contrata Pathelin como seu advogado e este se mascara para não ser reconhecido enquanto o mercador faz sua acusação, alegando dor de dentes. Quando o mercador identifica Pathelin, reclama sua peça de pano. O juiz interroga o pastor a quem Pathelin instruiu como devendo responder somente com balidos. O juiz dá ganho de causa ao pastor e o mercador sai do tribunal dizendo que vai até a casa de Pathelin ver se “Você está aqui ou lá”. Quando Pathelin pede seus honorários ao pastor, este responde somente com balidos.

Sobre a montagem da peça

A Farsa do Advogado Pathelin, um divertido espetáculo para todas as idades, já fez mais de 200 apresentações. Participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 09 prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant’Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira com suas interpretações também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator Catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.

O texto, que é considerado uma obra-prima do gênero, foi escrito em torno de 1460, e seu autor é desconhecido. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas. Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?
Para esta montagem, o grupo fez uma oficina de interpretação farsesca com Neyde Veneziano (SP), que resgata a forma de atuação da época.

Os figurinos, inspirados na Idade Média, são de Norma Ribeiro (RJ) e o projeto cenográfico de William Pereira (SP). A direção do espetáculo é de Júlio Maurício.

Fazem parte do elenco: Berna Sant`Anna, Ismar Medeiros, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Valdir Silva.

Histórico do grupo

O “Teatro Sim... Por Que Não?!!!” mantém um constante trabalho de aprimoramento de seus integrantes, sempre às voltas com oficinas, cursos e estudos. Na nossa concepção, o artista nunca está pronto, esta sempre vivenciando um permanente processo de desenvolvimento. O nosso produto “espetáculo” decorre de um processo, e não de um objetivo em si próprio.

Dentro dessa filosofia montamos: “As Aventuras de Mestre Nasrudin” (1991 a 1995), “Paralelos” ( 1994 e a995), “A Farsa do Advogado Pathelin” (1996 a 2009), “Livres e Iguais” (1999 a 2009), “Rei Frouxo, Rei Posto! (2001 a 2004), “... E o Céu Uniu dois Corações” (2005 a 2007) e “O Pupilo quer ser Tutor” (2007 e 2009).
Com nossos espetáculos já circulamos por 14 estados brasileiros participando dos principais festivais do teatro do país, além de representar o Brasil em Festivais na Argentina e França.
Fazemos teatro, não este ou aquele, apenas teatro. Um teatro que permite ao público fazer distintas leituras do mesmo espetáculo. Um teatro com preocupações estéticas e sociais. Teatro como uma das mais sérias brincadeiras já criadas.

Cronologia:

1984 - Criação do grupo por alunos e ex-alunos do Curso de Teatro ministrado por Margarida Baird, no SESI.
1985 - A IDADE DO SONHO, de Tônio Carvalho. Espetáculo infanto-juvenil dirigido por Margarida Baird.
1986 - OS CIÚMES DE UM PEDESTRE, de Martins Pena. Dirigido por Margarida Baird. Participa do Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP.
1987 - PROJETO POEMA: VINÍCIUS DE MORAES. Direção de Margarida Baird.
1988 - A ARCA DE NOÉ. Direção de Margarida Baird.
HELENA BARAÚNA, SEUS AMORES, SUAS DORES, de Margarida Baird e Márlio Silveira.
1992 - AS AVENTURAS DE MESTRE NASRUDIN, direção de José Ronaldo Faleiro.
1993 - AS AVENTURAS DE MESTRE NASRUDIN, participa de:
- VII Festival Universitário de Teatro de Blumenau
- Festival de Teatro de Eldorado, Misiones/Argentina
- II Mostra Maria Mazzetti de Teatro de Bonecos, no Rio de Janeiro/RJ
- I Festival Isnard Azevedo de Teatro, Florianópolis/SC. Prêmio de melhor espetáculo, direção, atriz, iluminação e maquiagem.
1994 - AS AVENTURAS DE MESTRE NASRUDIN, participa de:
- Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/RS
- II Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba/PR
PARALELOS, textos de Harold Pinter, direção de Júlio Maurício.
1995 - PARALELOS participa da:
- VII Festa Catarinense de Teatro, em Lages/SC
1996 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN, autor desconhecido, direção de Júlio Maurício. Participa do:
- X Festival Universitário de Teatro de Blumenau/SC.
1997 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN participa de:
- II CONESUL de Teatro, em Pelotas/RS. Prêmio de atriz e figurino.
- V Festival Isnard Azevedo de Teatro, Florianópolis/SC. Prêmio de melhor atriz.
- XXV FENATA, em Ponta Grossa/PR. Prêmio de melhor figurino.
- X Festival Catarinense de Teatro, Concórdia/SC. Prêmio de 2º melhor espetáculo, figurino, atriz, ator e direção.
1999 - LIVRES E IGUAIS, teatro de formas animadas, roteiro e direção de Júlio Maurício, Nazareno Pereira e Níni Beltrame. Participa de:
- 13º Festival Nacional de Teatro Universitário de Blumenau/SC. (Mostra Paralela)
- III Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau/SC. (Não competitivo)
- VII Festival Nacional de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo, categoria infantil. Prêmio de melhor espetáculo, direção, conjunto de atores, iluminação, cenário e sonoplastia
2000 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN participa do:
- Projeto ARTES DA CATARINA, promoção da Fundação Catarinense de Cultura e SESI, apresentando-se em diversos balneários de SC
LIVRES E IGUAIS participa de:
- Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos/SP, na categoria infanto-juvenil. Prêmio de melhor espetáculo, conjunto de atores, iluminação, cenografia e o prêmio especial “Décio de Almeida Prado” de melhor espetáculo do Festival, escolhidos pelos jornalistas que cobriam o evento.
- 12º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/RS (não competitivo).
- 9º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos/Curitiba/PR (não competitivo)
- IV Festival Nacional de Artes Cênicas de Americana/SP, recebendo prêmio de melhor iluminação e prêmio especial do júri.
- Projeto “Balaio Brasil”, promovido pelo SESC-São Paulo/SP.
2001 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- FILO – Festival Internacional de Londrina/PR, não competitivo.
- Première Biennale Internationale des Arts de la Marionnette, em Paris/França.
- Inauguração do Teatro “Cine Teatro Mussi”, em Laguna/SC.
- 1º Festival de Formas Animadas, em Jaraguá do Sul/SC,(não competitivo).
- Projeto Corredor Cultural, da Rede Cultural do Mercosul, em Campo Grande/MS.
- Circula por 14 cidades Catarinenses com o patrocínio da Telesc Brasil Telecom/MINC.
- Projeto EMCENACATARINA promovido pelo SESC/SC em Rio do Sul, Joinville, Brusque, Lages e Itajaí.
- 1º Festival Catarinense de Teatro de Bonecos, em Rio do Sul/SC.
REI FROUXO, REI POSTO! – Espetáculo para espaços não convencionais. Texto de Perito Monteiro e direção de Júlio Maurício. Participa do:
- 9º Festival de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo. Indicação de melhor ator e diretor. Prêmio de melhor figurino.
2002 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- Projeto Palco Giratório do SESC/RJ, apresentando-se em 10 cidades paranaenses, além de Maceió/AL e Macapá/AP.
- 12º Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Caxias do Sul/RS (não competitivo).
2003 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- Abertura do ano letivo da UNIVALI, em São José/SC.
- 7ª Mostra de Teatro Infantil de Belo Horizonte/MG.
- Festival Catarinense de Teatro – FECATE, em Criciúma/SC.
NATAL DE TODOS OS ANJOS, Auto de Natal, em Teatro de Sombras, na Estação Júlio Prestes, para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo/SP.
2004 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP.
- I Jornada Internacional de Teatro Infanto-Juvenil, em São Paulo/SP.
- 2o. Prêmio IGK – Instituto Guga Kuerten, na FIESC, em Florianópolis/SC. Convidado especial.
A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN
REI FROUXO, REI POSTO!
LIVRES E IGUAIS
O s três espetáculos participam da Mostra GESTO, promoção da Associação dos Produtores Teatrais da Grande Florianópolis/SC, no Teatro Álvaro de Carvalho e ruas de Florianópolis.
2005 - . . . E O CÉU UNIU DOIS CORAÇÕES, melodrama circense. Texto de Antenor Pimenta e direção de Neyde Veneziano.
2006 - . . . E O CÉU UNIU DOIS CORAÇÕES participa de :
- Floripa Mostra Teatro, ficando em cartaz no Teatro Álvaro de Carvalho, de 05/ jan a 05/fev.
- 15º Festival de Teatro de Curitiba - Mostra Contemporânea
A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN, em comemoração aos 10 anos de estréia, circula pelas seguintes cidades catarinenses: São José, Laguna, Tubarão, Araranguá, Criciuma, Lages, São Joaquim, Itajaí, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Ituporanga, Ibirama, Rio do Sul, Videira, Caçador, Curitibanos e Blumenau.
2007 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN continua turnê comemorativa aos 10 anos de estréia, apresentando-se em: Timbó, Taió e Braço do Norte.
. . . E O CÉU UNIU DOIS CORAÇÕES participa de:
- I Festival Brasileiro de Teatro de Itajaí.
- XIV Festival Nacional de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo.
O PUPILO QUER SER TUTOR, mimodrama. Texto de Peter Handke e direção de
Francisco Medeiros. Participa do:
- Riocenacontemporânea/2007, no Rio de Janeiro/RJ.
- 1º Festival Nacional de Teatro da Bahia, em Salvador/BA.
- 10º Festival Recife do Teatro Nacional, em Recife/PE.

2008 - O PUPILO QUER SER TUTOR, participa de:
- Projeto Palco Giratório do SESC se apresentando nas seguintes cidades: Fortaleza, Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Brasília, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Crato-CE.
- Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.
LIVRES E IGUAIS, participa do FITA FLORIPA - Festival Internacional de Teatro de Animação em Florianópolis SC.

OBS.: Os espetáculos “A Farsa do Advogado Pathelin”, “Livres e Iguais”,
“Rei Frouxo, Rei Posto!” e “O Pupilo quer ser Tutor” continuam no repertório do Grupo.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo: A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN
Autor: DESCONHECIDO
Adaptação: PERITO MONTEIRO
Consultoria: NEYDE VENEZIANO
Direção: JÚLIO MAURÍCIO
Projeto Cenográfico : WILLIAM PEREIRA
Execução de Cenário e Adereços:MARCOS CARIONI
Figurinos: NORMA RIBEIRO
Iluminação: JÚLIO MAURÍCIO
Operador de Som: MARCOS PACHECO
Efeito Instrumental: JACKSON CARDOSO
Técnico de Iluminação: CARLOS FALCÃO
Fotografia: CLEIDE DE OLIVEIRA
Produção: JÚLIO MAURÍCIO, NAZARENO PEREIRA E VALDIR SILVA
ELENCO
BERNA SANT´ANNA: Guilhermina
ISMAR MEDEIROS: Juiz
LEON DE PAULA: Comerciante
NAZARENO PEREIRA: Pathelin
VALDIR SILVA: Pastor

Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, "nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada".

Segundo Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, "Esta é uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos".

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral "A Farsa do Advogado Panthelin ", realização da Cia. Teatro Sim...Por Que Não?!!!
QUANDO: Nos dias 21,22 e 23 de agosto de 2009, sexta a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberto para a comunidade.
Contato: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 www.dac.ufsc.br
Contato Cia Teatro Sim... Por Que Não?!!!: 9972-3052

Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo - Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e fornecido pelos grupos. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br