terça-feira, 9 de dezembro de 2008

“Verbais: ninho de palavras” com a OPT no Teatro da UFSC


A Oficina permanente de Teatro do DAC/UFSC apresenta o espetáculo “Verbais: ninho de palavras”. 
Dia 09/12, terça-feira, às 21 horas, no Teatro da UFSC com entrada gratuita. Pede-se que o público chegue com meia hora de antecedência ao teatro.


“Verbais: ninho de palavras” com a  Oficina Permanente de Teatro  - OPT                                             
O Poema como um Pré-Texto, o Poema como um Texto, o Poema como uma Poesia. Obras  do espanhol Garcia Lorca, do Poeta Português João Jacinto, d@s  brasileir@s Paulo Leminski, Cora Coralina e Luiz Islo Nantes Teixeira.

A poesia é uma das grandes possibilidades de desenvolvimento aos estudantes de teatro, porque estimula a sensorialidade e ao mesmo tempo requer ao universo  cognitivo o emprego dos estudos teóricos da Interpretação, resultando em encenações ágeis, de profundo teor lírico que se mesclam ao humor subjacente  de alguns versos encenados.

O equilíbrio entre o significado da palavra, o significante enquanto poesia e a linguagem corporal  daí suscitada, são elementos significativos ao universo da aprendizagem atoral.

O poeta e damaturgo  Garcia Lorca, o poeta  curitibano Paulo Leminski, a poetisa Cora Coralina, o poeta  português  João Jacinto e Luiz Islo Nantes Teixeira, compõem  com seus poemas a estrutura dramática de  “Verbais:  ninho de palavras”.

As poesias são  interpretadas pontuando um trabalho   corporal  acentuado, bem como  uma  coreografia capaz de propiciar aos alunos-atores concederem  uma maior profundidade aos poemas  escolhidos, ou  seriam colhidos? recolhidos? 

Um momento certamente mágico ao público. A entrada é liberada, mas solicita-se a chegada com meia hora de antecedência ao Teatro.

Sobre a Oficina Permanente de Teatro – DAC/UFSC

A Oficina Permanente de Teatro da UFSC recebe alunos da UFSC e pessoas da Comunidade. Há mais de duas décadas, é um importante laboratório do fazer teatral, que segue uma metodologia da sua coordenadora, a  diretora de teatro da UFSC, Msc. Carmen L. Fossari, denominda: “De Como Ser Para Interpretar Um Outro Ser”.

Possibilitar uma experiência teatral para alunos da UFSC e pessoas da comunidade é um dos objetivos da OPT. O estudo teatral acontece concomitante  às montagens cênicas  seguindo o pressuposto “De Como Ser Para Interpretar Outro Ser”. 

Tal metodologia tem sido empregada ademais da UFSC, junto  a grupos e escolas teatrais  da América Latina. Está programado  para o ano de 2010 um grande encontro   de escolas  teatrais da América Latina para  ser formalizada a Escola Latino Americana De Teatro Popular, que deverá ser vinculada a organismos nacionais e internacionais, sempre priorizando  o laboratório de  pesquisa e do fazer teatral com a formação do Ator-Atriz. A  OPT  possibilita o registro profissional  como Ator/Atriz, junto ao Ministério do Trabalho, através do Sindicato da Categoria.


FICHA TÉCNICA:

Elenco: Augusto Sopran  (Mímico Convidado), Mariana Lapolli, Flora Moritz Silva, Rubia Medeiros Silva, Lucia Amante,  Gabriel Orcajo, Clarissa Gasko, Everton  Teixeira, Carla Algeri, Viviane Cavalcante Pinto.
Técnica Vocal: Elo Dorneles
Sonoplastia: Ima D.Aranda
Professores das Turmas I  e II da OPT, II SEMESTRE: Lou Hamad, Alexandre Passos, Sérgio Bessa
Maquiagem: Fernanda Finardi
Laboratórios Corpo e Poemas: ainda os alunos: Eduardo, Fernando Silva, Nicoli, Giovana e alunos da I fase.
Direção Geral  e Iluminação: Carmen L. Fossari
Produção; Grupo Pesquisa Teatro Novo – DAC/UFC
Promoção: Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.


SERVIÇO:

O QUE: Espetáculo teatral VERBAIS: ninho de palavras com a OPT - Oficina Permanente de Teatro do DAC/UFSC
QUANDO: Dia 9 dezembro de 2008, terça-feira, às 21h00
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito. Pede-se ao público para chegar ao teatro com meia hora de antecedência. 

Fonte: [CW] DAC: SECARE: UFSC, com material da OPT.

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br
.