quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Galeria de Arte da UFSC reabre exposição Fundo Padrão

Foto: A artista com um trabalho de sua autoria com serigrafia em azulejo.

Galeria de Arte da UFSC reabre exposição Fundo Padrão, da artista Michal Kirschbaum 
Visitação de 09 a 20/02. Dia 12/02 a artista estará presente na galeria.

A Galeria de Arte da UFSC reabre, nesta segunda-feira, dia 09/02, a exposição “Fundo Padrão”, da jovem artista israelense naturalizada brasileira Michal Kirschbaum, que começou a ser apresentada em dezembro último. A mostra procura apresentar as possibilidades de re-significação da relação homem-espaço, através de pinturas, esculturas e fotografias. 

“Fundo Padrão” poderá ser visitada até dia 20/02. Na quinta-feira, dia 12/02, das 18 às 20h30, a artista estará apresente na galeria para receber os visitantes da mostra.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade. O horário de verão para a visitação é de segunda a quinta-feira, das 13 às 19 horas e as sextas-feiras, das 08 às 13 horas. 

A artista e as obras

Michal Kirschbaum é artista visual. Nasceu em Jerusalém no ano de 1978, e iniciou seus estudos na área ao cursar 2 anos (1998 e 1999) de Artes Plásticas na Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredon, do Instituto Universitário Nacional del Arte (IUNA) e Desenho Gráfico na Universidade de Buenos Aires (UBA), ambas na capital argentina. Obteve bacharelado em 2006, já no Brasil, em Artes Visuais (com ênfase em Desenho) pelo Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. Atualmente, cursa Artes Plásticas (licenciatura) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e trabalha com fotografia, serigrafia, desenho e pintura.

Michal Kirschbaum já participou de 13 mostras coletivas, a maioria em Porto Alegre e Buenos Aires, e foi uma das vencedoras do concurso de fotografia da UDESC/ 2008 além de ter obtido uma menção honrosa. Em 2007 teve uma exposição coletiva da qual participou indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Visuais com a mostra fotográfica SobreImagem, realizada em Porto Alegre. “Fundo Padrão” é a primeira exposição individual da artista.

A seleção de obras para a exposição procura abordar e ressignificar elementos cotidianos, através de pinturas em acrílico, serigrafias e fotografias, como em obras onde reinventa a percepção sobre os objetos, através de colagens, recortes, aproximações e inserções de outros elementos. As obras, produzidas entre 2005 e 2008, remetem ao indivíduo e suas relações com o espaço e os objetos, aproximando-o do íntimo, do subjetivo, em contraste com estes objetos que pertencem a um padrão cultural, estabelece assim relações entre o que é íntimo, próprio do corpo, e sua relação com suportes que são objetos convencionais. Para isso a artista se utiliza de peças de jogos infantis até fios de ortodontia, blocos de jornais e fios de cabelo.

Na exposição, o público poderá manipular os trabalhos Contém/Contido/Contém, feitos pela artista com serigrafias em azulejo.

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural – DAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

SERVIÇO

O QUE: Reabertura da Exposição “Fundo Padrão”, de Michal Kirschbaum.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência
QUANDO: Horário de Verão: De 09 a 20 de fevereiro de 2009, de segunda a quinta-feira, das 13 às 19 horas e às sextas-feiras, das 08 às 13 horas. Com a presença da artista, no dia 12/02, das 18 às 20h30. 
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: www.dac.ufsc.br - Galeria: (48) 3721-9683 ou galeriadearte@dac.ufsc.br


Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material da artista.

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br