sexta-feira, 8 de abril de 2011

Wslley Risso & Banda no Projeto 12:30


Foto: Trovão, um dos músicos do show

Standards de Jazz na Concha Acústica da UFSC nesta quarta-feira, dia 13/04, às 12h30.

O Projeto 12:30 recebe nesta quarta-feira, 13/04, às 12h30, a apresentação Standards de Jazz com o Trio Wslley Risso, na guitarra, Victor Camargo, na bateria e Trovão Rocha, no contrabaixo. Os três músicos estarão reunidos de forma ocasional para este show na UFSC.


Wslley Risso (guitarra):
Nascido em São Paulo, iniciou-se na música através do piano, no Conservatório de São Miguel Paulista. Aos 11 anos, é levado por seu irmão ao encontro da guitarra.
Começou a estudar no Conservatório de João Paulo, em 92, com os professores Márcio e Elcio Lima (Expresso do Oriente ) e Xan (Osvaldo Montenegro). Quatro anos depois, ingressou no Conservatório Souza Lima, frequentando aulas de Mozart Mello, Tomati e Sidney Carvalho. Já em 97 mudou-se para Califórnia, onde segue cursos particulares com professores da GIT (Guitar Institute of Technology).

De volta ao Brasil, entre 1998 e 2000, cursa a Universidade Livre de Música (ULM), com aulas dos guitarristas Jonas Santana e Olmir “alemão” Stocker .
Lançou três vídeo-aulas sobre Harmonia e Improvisação, pela Hélio Cortez Music em 1999. Depois de atuar em grupos de MPB e Jazz Wslley Risso encontrou no Trio Butiá terreno propício para o exercício de suas composições e improvisos. Em seus estudos, Wslley teve contato com a música de John Mclaughlin, Stocker, Heitor TP, Milton Nascimento, Toninho Horta, Egberto Gismonti, Joe Pass, Dori Caymmi, Pat Metheny, entre outros.

Victor Camargo (bateria):
Músico de São Paulo, aos 14 anos iniciou-se no instrumento em Florianópolis, com o conceituado músico local Rodrigo Paiva (bateria e percussão).

Em 1996, já aos 18 anos, integrou o grupo Brasil Papaya, logo depois mudou-se para a Suécia onde estudou percussão clássica e, em 1997, já em Londres, cursou o Music Tech.

Retorna ao Brasil em meados de 1998 e aprofunda seus estudos no campo da percussão sinfônica com o professor Luis Roberto Sampaio (UNESP/PIAP), com quem forma o grupo Gholpe. Em 2000, participa do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e em novembro do mesmo ano, muda-se para o Rio de Janeiro, onde segue o Curso de Percussão Sinfônica na Escola Villa-Lobos, além de frequentar aulas particulares com o percussionista Marcos Suzano (Sting, Gilberto Gil) e o baterista Marcio Bahia (Hermeto Pascoal, Maria Bethânia). Passou a atuar então, no cenário carioca, junto a grupos de choro e samba principalmente.

Em Florianópolis, no ano de 2003, gravou o 2º disco da banda Tijuquera com produção de Carlos Trilha (que já trabalhou com Renato Russo e Marisa Monte), e lançou um método voltado à percussão brasileira ao lado de Luis Roberto Sampaio.


Trovão Rocha (contrabaixo):
Começou a estudar contrabaixo aos 14 anos com o contra-baixista Renato Valério. Dos 14 aos 17 anos participou de bandas de diversos estilos, tocando na noite de Florianópolis. No ano de 2006, ingressa no curso de licenciatura em música da Universidade do Estado de Santa Catarina, nesse curso teve a oportunidade de estudar Harmonia e Arranjo com Sergio Freitas, Arranjo e Improvisação com Leonardo Garcia, Análise com Guilherme Sauer Bronn e Composição com Acácio Tadeu Piedade.

Fora de sua vida acadêmica participou de diversas Oficinas e Workshops, onde teve a oportunidade de estudar e tocar com diversos músicos importantes do cenário instrumental brasileiro como: Ronaldo Saggiorato, André Neiva, Daniel Santiago, Gabriel Grossi, André Vasconcelos, André Marques, Paulo Braga, Genil Castro, Thiago do Espírito Santo, Arismar do Espírito Santo, Endrigo Betega e Jorge Helder.


Projeto12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Standards de Jazz com Wslley Risso & Banda
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, Praça da Cidadania, Campus Universitário, Florianópolis-SC.
QUANDO: Dia 13 de abril de 2011, quarta-feira às 12h30.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO: wslley@yahoo.com.br (48) 3322-4738 - Visite www.dac.ufsc.br


Fonte: Patricia Siqueira - Acadêmica de Jornalismo - Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC, com material do grupo.