Bruxas, curandeiras e a cultura popular de Florianópolis podem parar na maior festa do cinema mundial, em Los Angeles. A Antropóloga, filme catarinense de maior repercussão de todos os tempos, está entre os 15 finalistas brasileiros inscritos para representar o país na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012. O longa do cineasta Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, estreou em abril nos cinemas da Capital e atualmente está em exibição no Beiramar Shopping. O anúncio do filme selecionado está marcado para o dia 20.
É a primeira vez que uma produção catarinense fica entre as finalistas para representar o Brasil no maior prêmio do cinema mundial.
Além de A Antropóloga, na lista divulgada na tarde desta segunda-feira (12) pelo Ministério da Cultura estão filmes como As mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes, Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo, e Tropa de Elite 2, de José Padilha.
A Antropóloga
No enredo do longa, a protagonista Malu (Larissa Bracher), antropóloga açoriana, revive em clima de suspense os mistérios da cultura popular da Ilha. Através do olhar de Malu, a Costa da Lagoa se transforma em cenário de experiências iniciáticas emocionantes, que revelam um mundo oculto do sagrado e da magia. O enredo de A Antropóloga é também uma homenagem às tradições populares de Florianópolis.
Confira a lista dos longas inscritos:
"A Antropóloga", de Zeca Nunes Pires
"As mães de Chico Xavier", de Glauber Filho e Halder Gomes
"Assalto ao Banco Central", de Marcos Paulo
"Bruna Surfistinha", de Marcus Baldini
"Estamos Juntos", de Toni Venturi
"Família Vende Tudo", de Alain Fresnot
"Federal", de Erik de Castro
"Filme Vips", de Toniko Melo
"Histórias Reais de um Mentiroso VIPS", de Mariana Caltabiano
"Lope", de Andrucha Waddington
"Malu de Bicicleta", de Flávio Ramos Tambellini
"Mulatas! Um Tufão nos Quadris", de Walmor Pamplona
"Quebrando o Tabu", de Fernando Grostein Andrade
"Trabalhar Cansa", de Juliana Rojas e Marco Dutra
"Tropa de Elite 2", de José Padilha