quinta-feira, 4 de março de 2010

Cursos e Oficinas de Arte do DAC 2010-1

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, abre inscrições para os interessados em participar dos cursos e oficinas de arte que serão oferecidos no primeiro semestre de 2010.

De imediato, serão oferecidos cursos e oficinas nas áreas de teatro, canto (incluindo iniciantes), figurino (iniciantes e avançados), música, pintura para deficientes, entre outras. Novas atividades poderão ser realizadas pelo DAC, e serão divulgadas oportunamente. O DAC está preparando edital para oferecer outras oficinas, o que deverá acontecer ainda neste semestre. Fique atento.

Inscrições:

Local: Secretaria do Departamento Artístico Cultural - Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade

Período: A partir de 15 de março de 2010, das 9 às 18 horas.

Início das atividades: 05 de abril de 2010, ou conforme o cronograma da oficina.

Taxa semestral por oficina: R$ 50,00. Inscrever-se na Secretaria do DAC e efetuar depósito no Banco do Brasil, agência 3582-3, C/C 203142-6 / Fapeu. A confirmação da inscrição será mediante o comprovante do depósito bancário. Exceções do depósito: Coral, Madrigal, Orquestra de Câmara, Recreação e Lazer e Oficina Permanente de Teatro.

Informações:

(48) 3721-9348 e 3721-9447

www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Veja abaixo a relação dos cursos e oficinas deste semestre:

JOGO TEATRAL - CORPO, ESPAÇO, VOZ

O jogo da significação em teatro. O jogo na improvisação e na interpretação. Do texto ao jogo; do jogo ao texto

Ministrante: Biange Cabral e Diego Medeiros

Horário: segundas-feiras, das 19h às 20h30

Local: Casa do Divino/Sala 1

Sobre a ministrante:

Biange Cabral é diretora de Artes Cênicas (DAC/UFSC) e professora da graduação e pós-graduação em Teatro do Ceart/UDESC. Mestre em Teatro pela USP e PhD em Drama pela UCE/Inglaterra. Coordenou intercâmbio de pesquisa entre a UFSC, a UDESC e a University of Exeter/UK (programa de intercâmbios CAPES/Conselho Britânico), de 1997 a 2001. Foi tesoureira da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Teatro) na gestão 2002-2004. Publica nas áreas de Pedagogia do teatro e Recepção teatral.


FIGURINO PARA CINEMA E TEATRO (iniciantes)

Categoria: reprodução de trajes de época

Conteúdo: processos de reprodução de mão-de-obra, matéria-prima e desenho de trajes de época. Especificações técnicas de funcionamento de uma equipe de figurino no cinema e no teatro.

Ministrante: Lou Hamad

Horário: quintas-feiras, das 14h às 17h

Local: Casa do Divino/Sala 1

FIGURINO PARA CINEMA E TEATRO (avançada)

Categoria: criação

Conteúdo: projeto de criação e realização de figurino para filme ou peça de teatro, compreendendo a criação de 20 trajes e confecção de 2 trajes do projeto. Exposição dos trajes realizados.

Ministrante: Lou Hamad

Horário: terças-feiras, das 14h às 17h

Local: Casa do Divino/Sala 1

OFICINA PERMANENTE DE TEATRO - OPT

Disciplinas seguindo a metodologia "De como ser para interpretar um outro ser", incluindo história do teatro, interpretação, mímica, técnicas corporais e vocais, confecção e manipulação de títeres, estudo da máscara, teatro de luz negra, teatro de rua. Alguns egressos da oficina poderão participar do Grupo Pesquisa Teatro Novo. A OPT possibilita o registro de DRT (profissão de ator/atriz).

Coordenação: Carmen Fossari

Horário: segundas e quintas-feiras, às 19h30 (iniciantes)

terças e quartas-feiras, às 19h30 (avançada)

Carga horária:

Local: Teatro da UFSC

(Valor da taxa da oficina: a ser definido com a coordenadora)

Sobre a coordenadora:

Carmen Fossari é Mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC, com opção em Teatro. Diretora de Espetáculos do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC. Coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC. Diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC. Nessa categoria, recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, bem como representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou nos seguintes países: Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile,Colômbia e Portugal. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a “Cia. La Carreta” que coordena, naquele país, o ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano. Participou de três Projetos “Mambembão”, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com os espetáculos “Mesa Grande” e “Terra de Terrara”, obras que dirigiu e atuou, numa promoção do Serviço Nacional de Teatro, RJ (duas temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, e um Curso de Direção Teatral, integrante do Projeto, ministrado pelos melhores diretores de Teatro do Brasil). Coordenou o 1º ENTEPOLA do Brasil, na cidade de Florianópolis, em 1996, com a participação de 280 artistas das Américas e de outros Continentes. Dramaturga, recebeu prêmios nacionais pelos textos “Terra de Terrara” e “Engenho Engendrado” (ambos de pesquisa lingüística e cultural das Comunidades Açorianas). Dirigiu e produziu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil de Títeres e de Rua.

PINTANDO NOSSA IDENTIDADE

A oficina oferece, a pessoas com deficiência, mas sem comprometimento motor, a oportunidade de aprender a pintar e utilizar técnicas de pintura que podem ser reutilizáveis em móveis, objetos e peças de decoração.

Ministrante: Rose Mery de Lima

Horário: quartas-feiras, das 14h às 17h

Local: Casa do Divino/Sala 4

Sobre a ministrante:

Rose Mery de Lima, formada em Pedagogia - Orientação Educacional pela UFSC. Experiência na Educação Especial pelo NUCLEIND/UFSC. Cursos de arte e artesanato na escola Traços e Cores: criatividade sem limites. Coordenadora do projeto Recriando na Comunidade (DAC/UFSC) e aluna de especialização em História da Arte (Unisul).


GRUPO DE CANTO PARA INICIANTES

Aberto à comunidade, tem o objetivo de possibilitar a iniciação voltada à técnica do canto popular em grupo. Enviar por e-mail a ficha de inscrição que se encontra no site do DAC em http://www.dac.ufsc.br/musica_coral_ficha.php#topo. As inscrições poderão ser feitas até o dia 09/03 ou enquanto houver vagas. O candidato não precisa fazer teste. Número de vagas: 60

Ministrante: Miriam Moritz (regente do Coral da UFSC)

Horário: terças-feiras, das 19h às 19h50

Local: Igrejinha da UFSC


CORAL DA UFSC

O Coral da UFSC mantém suas atividades desde 1963 e hoje faz um repertório de música brasileira acompanhado de violão, baixo e percussão, e do Grupo de Dança Fazendo Corpo Mole. O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural de nossa universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto.Vagas para o Coral da UFSC: vozes masculinas e sopranos com experiência em canto. Entrevistas: dias 02 e 03/03 das 14h30 às 17h ou enquanto houver vagas.

Regente: Miriam Moritz

Ensaios: terças e quintas-feiras à noite na Igrejinha da UFSC

MADRIGAL E ORQUESTRA DE CÂMARA

Os projetos de extensão Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC iniciaram em 2009 e têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. Os alunos de graduação da UFSC que participarem dos projetos contarão com o auxílio de uma Bolsa de Extensão.

Regente: Miriam Moritz

Local: Igrejinha da UFSC


Orquestra de Câmara. Pré-requisito para participar: alunos da comunidade em geral que já toquem um instrumento de cordas e tenham o instrumento. Para alunos de graduação da UFSC há disponibilidade de bolsa, mas pessoas da comunidade externa poderão participar. Candidatos para preencherem as vagas em instrumento de cordas devem marcar entrevistas com Miriam pelo fone: 3721-9348/3721-9447 ou pelo e-mail coraldaufsc@dac.ufsc.br

Madrigal da UFSC. Pré-requisito para participar: pessoas com experiência em canto e leitura musical. Haverá seleção com testes.

Inicio das atividades: dia 02/03. Para alunos de graduação da UFSC há disponibilidade de bolsa. Marcar entrevistas com Miriam pelo fone: 3721-9348/3721-9447 (ou pelo e-mail coraldaufsc@dac.ufsc.br)

Sobre a coordenadora:

Miriam Moritz - Formada em música pela UDESC (1987), onde estudou flauta transversa, canto e canto coral. Por cinco anos praticou os mais variados tipos de música, na flauta transversa e percussão, em diversas casas localizadas em Portugal e Espanha. Em Florianópolis, lecionou na Escola Dinâmica e na escola de música Compasso Aberto, e formou três grupos vocais com os seguintes nomes: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes e Boca Chiusa, de adultos. Em 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC, até 2004, as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003 finalizou o curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL. Também em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. Desde 2004 é regente do Coral da UFSC, coordena o projeto de música para portadores de Parkinson e os novos projetos de extensão: Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC.

RECREAÇÃO E LAZER

O Projeto Recriando na Comunidade oferece cursos e assessoria para realização de eventos de recreação e lazer em escolas, associações e comunidades em geral. Interessados em realizar o curso nas suas comunidades, entrar em contato pelos telefones (48) 3721-9348 ou 3721-9447 ou pelo e-mail recriando@dac.ufsc.br. Dia 16 de abril será realizado um desses cursos no DAC, das 14 às 17 horas, gratuito e aberto a interessados. Inscreva-se

Coordenadora do Projeto: Rose Mery de Lima


OFICINAS DO ARTE NA ESCOLA – POLO UFSC

São dirigidas preferencialmente aos professores da rede de ensino – gratuitamente. Para demais interessados, somente se houver vagas. Aguarde a publicação da lista das oficinas deste semestre, ou entre em contato pelo e-mail artenaescola@dac.ufsc.br. O Grupo de Estudos do Arte na Escola - Polo UFSC que se reúne às sextas-feiras, pela manhã, na Casa do Divino / DAC, retoma as suas atividades no dia 05 de março. O polo é coordenado pelo Departamento Artístico Cultural e Colégio de Aplicação da UFSC em parceria com o Instituto Arte na Escola.

OFICINA CONTADORES DE HISTÓRIAS*

A oficina é aberta à comunidade. Para saber da disponibilidade de vagas, entrar em contato com a coordenadora.

Coordenadora: Gilka Girardello (mais informações: gilka@floripa.com.br)

Horário: primeiro sábado de cada mês, das 09 às 12h

Local: Casa do Divino/Sala 1

Sobre a coordenadora:

Gilka Girardello é professora da UFSC desde 1985, durante 20 anos ensinou Redação e Reportagem de Cultura no Curso de Jornalismo, e desde 1998 é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente leciona no Departamento de Metodologia do Ensino. Coordena a Oficina Permanente de Narração de Histórias da UFSC, que EM 2008 comemorou o décimo aniversário. Graduada em Jornalismo (UFRGS), fez mestrado em Ciências Humanas (New School for Social Research de Nova York) e doutorado em Comunicação (USP). É contadora de histórias da biblioteca Barca dos Livros, na Lagoa.

(*) Atividade com coordenação extra DAC.

ATUAÇÃO DO DAC

O Departamento Artístico Cultural - DAC, vinculado à Secretaria de Arte e Cultura da UFSC, desenvolve atividades de Arte e Cultura com ações de ensino, pesquisa, produção e extensão, tais como:

Exposições periódicas de Arte Contemporânea e encontros com o artista, na Galeria de Arte da UFSC, com pauta semestral aberta para seleção de interessados.

Produção cinematográfica, parcerias e apoio a produções catarinenses.

Apresentações do Coral da UFSC em eventos e escolas da comunidade e projetos de musicoterapia.

Montagens teatrais, apresentadas na cidade e região e/ou em festivais estaduais, nacionais e internacionais.

Projeto 12:30, com eventos semanais de música, teatro e dança na Concha Acústica, no Teatro da UFSC e em escolas catarinenses. Inscrições abertas para apresentações de artistas e grupos no campus da UFSC.

Midiateca Arte na Escola - Polo UFSC: com acervo de DVDs, livros e materiais pedagógicos sobre Arte para consulta e empréstimos.

Para mais detalhes, veja os links dos projetos e atividades no site do DAC ou acompanhe as Notícias publicadas em www.dac.ufsc.br