quinta-feira, 4 de março de 2010

ATIVIDADES DE CANTO, MADRIGAL E ORQUESTRA DE CÂMARA DA UFSC ABREM VAGAS PARA NOVOS PARTICIPANTES

Foto: Maestrina Miriam Moritz na Igrejinha da UFSC


O Coral da UFSC e o Grupo de Canto para Iniciantes, e os projetos de extensão, criados em 2009, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC iniciam as atividades deste ano e abrem vagas para novos integrantes.

As atividades coordenadas pela maestrina Miriam Moritz serão realizadas na Igrejinha da UFSC.


Veja abaixo como ingressar nas atividades:

Grupo de Canto para Iniciantes

Aberto à comunidade, tem o objetivo de possibilitar a iniciação voltada à técnica do
canto popular em grupo.
N° de vagas: 60
Enviar por e-mail a ficha de inscrição que se encontra no site do DAC em
http://www.dac.ufsc.br/musica_coral_ficha.php#topo
Efetuar depósito bancário no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) no Banco do Brasil, Agência: 3582-3, C/C 203142-6

As inscrições poderão ser feitas até o dia 09/03 ou enquanto houver vagas;
As inscrições somente serão aceitas mediante entrega do comprovante de depósito bancário na secretaria do DAC;Início das atividades: dia 09/03 - Horário da atividade: terças-feiras das 19:00 às 19:50.
O candidato não precisa fazer teste.


Coral da UFSC

O Coral da UFSC mantém suas atividades desde 1963 e hoje faz um repertório de música brasileira acompanhado de violão, baixo e percussão, e do Grupo de Dança Fazendo Corpo Mole. O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural de nossa universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto.
Vagas para o Coral da UFSC: vozes masculinas e sopranos com experiência em canto.
Entrevistas: dias 02 e 03/03 das 14:30 às 17:00 (qualquer dúvida ou impossibilidade de estar no horário, entrar em contato por telefone à tarde (ou pelo e-mail
coraldaufsc@dac.ufsc.br) para agendar a entrevista com a regente.
Os ensaios do coral são realizados terças e quintas-feiras à noite

Para este ano o coral pretende desenvolver o projeto "2010 - 50 anos da UFSC - A música dos 50 anos na Universidade". Esse projeto pretende trabalhar com músicas que fazem parte desse período da história. Assim, algumas músicas que poderiam ilustrar os anos 60 seriam: Alegria, alegria/Pra não dizer que não falei das flores/Samba de Uma nota só; dos anos 70: Ovelha Negra/ Sociedade alternativa; dos anos 80: Você não soube me amar; dos annos 90: RAP - Gabriel o Pensador (essa música ainda não está definida) e dos anos 2000: Samba de uma nota só (tecno-bossa). Além dessas, outras músicas do repertório do grupo continuarão a
ser trabalhadas.


Madrigal e Orquestra de Câmara

Os projetos de extensão Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC iniciaram ano passado e têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.

O Madrigal da UFSC é composto por 4 naipes vocais: soprano, contralto, tenor e baixo. A Orquestra de Câmara é composta por violinos, violas, violoncelo e contrabaixo.

Os alunos de graduação da UFSC que participarem dos projetos contarão com o auxílio de uma Bolsa de Extensão.


Orquestra de Câmara
Pré-requisito para participar:
Alunos da comunidade em geral que já toquem um instrumento de cordas e tenham o instrumento.
Para alunos de graduação da UFSC há disponibilidade de bolsa, mas pessoas da comunidade externa poderão participar.
Candidatos para preencherem as vagas em instrumento de cordas devem marcar entrevistas com Miriam pelo fone: 3721-9348/3721-9447 ou pelo e-mail coraldaufsc@dac.ufsc.br


Madrigal da UFSC
Pré-requisito: Pessoas com experiência em canto e leitura musical.
Haverá seleção com testes.
Inicio das atividades: dia 02/03.
Para alunos de graduação da UFSC há disponibilidade de bolsa.
Marcar entrevistas com Miriam pelo fone: 3721-9348/3721-9447 (ou pelo e-mail
coraldaufsc@dac.ufsc.br)


Sobre a regente Miriam Moritz
Miriam Moritz formou-se em música pela Udesc em 1987, onde estudou flauta transversal, canto e canto coral. Em 2003, concluiu pós-graduação em musicoterapia pela Unisul. Foi nomeada Regente do Coral da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, após concurso público realizado em fevereiro e março de 2004, dando início às suas atividades em maio do mesmo ano. Desenvolveu os Projetos "Reconstruindo a Escuta do usuário de Implante Coclear" com equipe multidisciplinar e "Canto para Comunidade" do Projeto Caeira 21. Além da regência do Coral da UFSC, desenvolve os seguintes Projetos de Extensão na UFSC:
"Música para Pessoas com doença de Parkinson", dirigido à comunidade e à Associação Parkinson de Santa Catarina, "Orquestra de Câmara da UFSC", "Madrigal da UFSC" e também desenvolve o projeto "Iniciação ao Canto em Grupo".


O Coral da UFSC, o Grupo de Canto para Iniciantes, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC fazem parte do Departamento Artístico Cultural - DAC, da Secretaria de Cultura e Arte - Secarte, da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO

O QUÊ: Início e vagas para atividades de canto coral, coro iniciante, madrigal e
orquestra de câmara da UFSC.
QUANDO: A partir de 02 de março de 2010
ONDE: DAC - Departamento Artístico Cultural, Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont,
Trindade, Florianópolis
QUANTO: Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara: gratuito; Grupo de canto para Iniciantes: taxa semestral de R$ 50,00
CONTATO E MAIS INFORMAÇÕES: Maestrina Miriam Moritz, telefones à tarde (48) 3721-9348 ou 3721-9447 ou pelo e-mail coraldaufsc@dac.ufsc.br - Visite: www.dac.ufsc.br


Fonte: José Wilson Fontenele - Acadêmico de Jornalismo - Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC