sexta-feira, 8 de maio de 2009

Exposição Paisagem, de Marie-Ange Giaquinto


Foto: Montagem com detalhes de obras da artista

Galeria de Arte da UFSC abre a exposição individual "PAÍSagem - Permitido Tocar", de Marie-Ange Giaquinto, artista belga, com currículo internacional, que reside em São Paulo

Abertura dia 12/05, terça-feira, às 18h30, com a presença da artista que participará do "Encontro com o Artista", ocasião em que pretende fazer uma palestra abordando a teoria e o uso da cor por alguns artistas em diferentes momentos da História da Arte. Gratuito e aberto à comunidade


A Galeria de Arte da UFSC abre, nesta terça-feira, dia 12/05, a exposição “PAÍSagem - Permitido Tocar", da artista belga, residente em São Paulo, Marie-Ange Giaquinto. A mostra apresenta pinturas-objetos maleáveis em diversas cores e tamanhos, obras dimensionais e tridimensionais, penduradas no teto e outras nas paredes da galeria. Marie-Ange estará presente no dia da inauguração 12/05 às 18h30 para o “Encontro com o Artista" ocasião em fará uma palestra abordando a teoria e o uso da cor por alguns artistas em diferentes momentos da História da Arte.

A artista pretende fazer a apresentação do tema "Quando a Cor Domina",  ilustrando com  slides, onde a finalidade é mostrar artistas, cuja obra, em determinado período, foi dominada ou abstraída pela cor. A partir da teoria da cor, exemplificando de Turner à Anish Kapoor, num total de 12 artistas representativos na História da Arte, sem  esquecer os brasileiros, entre eles Ianelli. 

Nesse encontro, a artista também terá a oportunidade de falar sobre o processo criativo das suas obras, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte.

A exposição poderá ser visitada do dia 12/05 até dia 12/06. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. A Galeria funciona no edifício do Centro de Convivência da UFSC.

PAÍSagem - Permitido Tocar

"PAÍSagem" - com obras que representam floresta, troncos de árvores e paisagem -,   permite que o público interaja com as obras, possibilitando uma experiência pictórica pela materialidade do tato. 

A exposição mostra cerca de 25 obras, apresentadas como pintura e instalação artística, em "pintura-maleável", com  define a artista, para explicar que são pinturas sem chassi. Algumas pinturas foram produzidas a partir do ano de 2000, a maioria  em 2007/8.

Numa parte da mostra, os "troncos das árvores" são pinturas objeto-maleável, tri-dimensional, com medidas variadas (acrílico sobre tela e arame), em diversas cores e tamanhos, que estarão penduradas no teto, permitindo a circulação entre elas e o manuseio pelo público. 

Numa parede da galeria, a tela Floresta é uma pintura medindo 100 x 300 cm. 

Em outras paredes da galeria, as “Paisagens-Maleáveis”, num conjunto de telas abauladas, nas dimensões 114 x 43 cm, que representam paisagens urbanas, rurais, marítimas como se fossem pinturas sobre os troncos, que dialogam com a mostra.


A técnica de pintura utilizada é a da veladura (sfumato) caracterizada pela sobreposição de camadas finas de tinta acrílica salientando as cores luminosas, transparentes que vibram e mudam conforme o movimento. 

Segundo a professora Dra. M. Victoria Granero, "Quando penduradas, estas ‘Pinturas-objeto maleável’ se movimentam, como móbiles, respondendo ao ar que as impulsiona de forma sutil; luzes e sombras vão surgindo e a cor, magnífica, resplandece com a luz do sol". 


Marie-Ange Giaquinto

Marie-Ange, 55 anos, nascida em Bruxelas, Bélgica, reside em São Paulo – SP. É formada em Educação Artística e Habilitação em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1977, e fez estágio no atelier de Odette Gregoire, maître-emailleur, em Bruxelas, 1974

Segundo a professora Victoria Granero, "Marie pertence à linhagem dos grandes artistas como Lígia Clark, Arcangelo Ianelli, os construtivistas russos Naum Gabo, El Lissisky, que com tanta sensibilidade, propuseram reflexões metafísicas, matemáticas, abrindo caminhos inusitados desvendaram sua alma".

Desde 1976 a artista vem realizando diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, sobretudo em São Paulo, como a exposição individual realizada no Museu de Arte de São Paulo - MASP, e as exposições internacionais realizadas na França, Espanha e no Japão. 

Sobre o seu contato com a Arte, a artista comenta: "Eu diria que nasci artista, minha avó Jeanne de Saulnier era pintora em Bruxelas (só a conheci quando eu era bebê). Eu passei uma parte da minha vida cercada com seus quadros e seus livros de Arte, que meus pais trouxeram para o Brasil. A minha trajetória na pintura é individual, sem professor, sem aula, sem pertencer a nenhum grupo. Mas é enorme a lista de artistas que eu admiro".

Exposições Individuais:
2000 Galeria Alliance Française de São Paulo
1995 Itaú Galeria : Goiânia e Campo Grande
1985 Centro Municipal de Cultura, Guarujá, SP
1984 Itaú Galeria Penápolis, SP
1983 Museu de Arte de São Paulo, MASP

Exposições Coletivas:
2007 VII Exposition Internacional, Museu de l’Esmalt Contemporani, Tarragona, Espanha
The 20th International Cloisonne Jewelry Contest, Pola Museum Ginza, Tokio, Japan
2006 VI Recontre Internationale de l’Email, Morez, France
2005 VI Exposition Internacional, Museu de l’Esmalt Contemporani, Tarragona, Espanha
The 18th International Cloisonne Jewelry Contest, Pola Museum Ginza,Tokio, Japan
2004 Espaço Cultural Conjunto Nacional de São Paulo
2003 V Recontre Internationale de l’Email, Morez, France
Casa da Cultura de Santo Amaro, São Paulo
2002 Espaço Cultural Citibank de São Paulo
Estação Júlio Prestes de São Paulo
2001 Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte, Nubrae, São Paulo
2000 Artes Plásticas na galeria Meta 29, São Paulo
1992 Galeria de Arte A Hebraica, São Paulo
1986 Galeria do Salão Nobre do IV Centenário, São Paulo
1985 Galeria Cine Metrópole de São Paulo
1984 Simposi Internacional Audiovisual d’Esmalts, CIDAE, Barcelona
1983 Paço das Artes de São Paulo
VI Biennale Internationale l’Art de l’Email, Limoges, France
1980 Centro de Divulgação Artística de São Paulo
1979 Aliança Francesa de São José dos Campos, SP
1978 42° Salão de Belas Artes de São Paulo
1976 Feira da Cultura e Lazer, promovido pelo SESC, Barretos e Ribeirão Preto, SP


A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural - DAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.


SERVIÇO:

O QUE: Exposição individual “PAÍSagem”, de Marie-Ange Giaquinto, com instalação de pinturas maleáveis.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência.
QUANDO: Abertura e Encontro com a Artista, com palestra sobre a teoria e o uso da cor: Dia 12 de maio de 2009, terça-feira, às 18h30. Visitação de 12/05 a 12/06, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Galeria de Arte: (48) 3721-9683 ou galeriadearte@dac.ufsc.br  - www.dac.ufsc.br

Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material fornecido pela artista. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br