sexta-feira, 29 de maio de 2009

Projeto 12:30 acústico recebe o grupo musical Trino


Projeto 12:30 Acústico apresenta show do grupo Trino

O projeto 12:30 acústico dessa quinta-feira, dia 04/06 recebe o show do grupo Trino. A apresentação será às 12h30min no Teatro da Ufsc, é gratuito e aberto à comunidade.

No palco do Teatro da UFSC, o grupo Trino, apresenta uma amostra da música folclórica e tradicional brasileira em um show de uma hora e meia. O repertório é composto por canções de domínio público cantadas em cocos, jongos, cirandas, bumba-meu-boi, sambas de roda, cacuriás, tambor de crioula, catumbis, marchas, frevos, maracatus e baiões. Para essas músicas, o grupo Trino elaborou novos arranjos que representam cenas da vida rural e sertaneja, registro dos costumes e das tradições do povo brasileiro.

Em suas canções o grupo traz a arte popular. As canções tratam de experiências vividas ou contadas e a relação do homem com aquilo que o cerca: o lugar, os animais, a vegetação, as estrelas, o sol, a lua, o amor, a guerra, o sagrado, o cotidiano e a morte. 

O grupo Trino é formado por Ive Luna, Pedro Cury e Osvaldo Pomar.

Saiba mais sobre os músicos

Ive Luna – voz e flauta transversa
Formada em Licenciatura Plena em Música e Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Cursou a escola de teatro Casa Ventoforte -SP. Teve aulas de canto lírico com Cida Moreira e participou do Grupo Cupuaçu de Pesquisa e Danças Populares - SP. Fez parte do grupo Teatro Jabuti (Florianópolis, SC), de 1996 à 2003, como atriz e musicista, assumindo a direção musical, a pesquisa e as composições das trilhas sonoras de seus espetáculos. Deu início ao estudo de flauta transversa no ano de 1997. 

É compositora, cantora e flautista do grupo Cravo-da-Terra, desde 2000, com o qual tem se apresentado em diferentes cidades e estados do Brasil. Em julho de 2007 recebeu o troféu Cata-Vento da Rádio Cultura AM de São Paulo, como melhor cantora do circuito nacional independente.

Além de atividades artísticas desenvolve também, desde 1991, trabalhos relacionados à arte e educação em projetos sociais, escolas e universidades.

Pedro Cury – violão e vocal
Nasceu em 27 de março de 1984 em Campinas e inicia seu aprendizado na música no ano de 1992 estudando clarinete em Florianópolis e também nos EUA. Ainda nos EUA, em 1995, cursa um ano no Center for the Musically Talented em Pittsburgh; participando de orquestras, quarteto de clarinetes, além de participar como clarinetista da Pittsburgh Public School All Star Orchestra. 

De volta ao Brasil, teve participação como clarinetista em grupos como a “Banda Compasso Aberto” e orquestras jovens. Em 1999 passa a dedicar-se ao estudo do violão popular e tem professores como os violonistas Cássio Moura (SC) e Guinha Ramires (RS), em Florianópolis. Participa dos festivais de música de Itajaí e de Curitiba cursando oficinas de violonistas como Heraldo do Monte (PE), Ulisses Rocha (SP), Arismar do Espírito Santo (SP), Nelson Faria (RJ), Conrado Paulino (SP) e Renato Anési (SP). 

Com influências diversas desde a música regional ao jazz, atuou como violonista em projetos importantes de Florianópolis como o grupo de música regional maranhense “Maria Preá” de 2000 a 2003, apresentando-se na Capital e em outras cidades do interior do estado. Foi integrante da Oficina Instrumental Florianópolis criada e coordenada pelo guitarrista e compositor gaúcho Alegre Correa em 2007. Integrou também o grupo de choro “Ginga Do Mané” de 2007 ao início de 2008 como violonista de sete cordas. 

Em 2008 teve passagem pela França se apresentando em Paris com o grupo “O Corta Jaca” ao lado dos professores do Clube do Choro de Paris. Participou do Festival de Cinema de Douarnenez ao lado da cantora baiana Nil Paixão e ainda em outros projetos nas cidades de Nantes, Rennes, Quimper e Toulouse. 

Atualmente cursa a faculdade de Licenciatura em Música da UDESC e ministra aulas de música e violão.

Osvaldo Pomar – percussão e vocal
Músico percussionista e produtor. Realiza pesquisa de ritmos brasileiros. Coordena o Grupo Cultural Siri Goiá em apresentações e oficinas. Foi integrante dos forrós Maria Preá e Cangaia. Hoje integra o quinteto Ararim Oró, além dos grupos de choro “É do que há” e “Trio Sonoroso”. Gravou trilhas no disco do Sexteto Instrumental Catarinense e, recentemente, da Felixfônica, banda premiada pelo Projeto Pixinguinha da Funarte.

Produziu, em Florianópolis, o workshop Zabumba Moderno ministrado por Eder 'O' Rocha. Dedica-se ao maracatu de baque-virado, tendo integrado a percussão da Nação Estrela Brilhante do Recife no carnaval de 2005. Desfila há três anos em escolas de samba da capital Catarinense. Com o grupo poético-musical Margem Esquerda fez turnê em cidades da Espanha no ano de 2008.

Atualmente é professor de percussão do Projeto Música para Todos da SCAR de Jaraguá do Sul e da Escola de Música Rafael Bastos e, atua no Projeto Educando Através da Música Brasileira da Escola Livre de Música Compasso Aberto.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para  projeto1230@dac.ufsc.br. 

SERVIÇO:
O QUÊ: Show com grupo Trino
QUANDO: Dia 04 de Junho de 2009, quinta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 no Teatro da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite www.dac.ufsc.br


Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos músicos.