sexta-feira, 15 de maio de 2009

Oficina de desenho "Observe desenhando"

Foto: Professora Elaine Maritsa
 
Arte na Escola – Pólo UFSC oferece a oficina de desenho “Observe desenhando”, com a artista plástica Elaine Maritsa

Início dia 18/05 às 14 horas no Departamento Artístico Cultural – DAC. 

A oficina é o segundo módulo da "Oficina Aberta: Investigação, Experimentação e Produção em Artes Visuais"

O programa Arte na Escola – Polo UFSC inicia o segundo módulo do projeto Oficina Aberta com a oficina “Observe desenhando”. A oficina proporciona conhecimentos básicos sobre a observação do tridimensional para desenhar no bidimensional. Possibilitando aos alunos criações artísticas com a utilização do conteúdo apreendido na oficina. As aulas iniciam dia 18/05 às 14 horas. 

Esse trabalho será ministrado pela artista plástica e professora Elaine Maritsa, em oito dias de encontro (dois meses), com duração de três horas cada dia de aula, nas segundas-feiras das 14 às 17 horas. 

Segundo a ministrante, “Com a necessidade de se aperfeiçoar nas profissões que exigem o desenho, criei esta oficina “Observe desenhando”, sem limitar a entrada de outras pessoas que queiram ter conhecimentos sobre o desenho. O desenho é uma prática constante e, o treino para um olhar apurado deve acontecer simultaneamente ao seu exercício. Um trabalho concentrado nas dificuldades mais acentuadas para a realização de um projeto arquitetônico ou uma composição artística”. 

Os objetivos da oficina são compreender o desenho e suas técnicas, e desenvolver a capacidade de percepção estética. Para alcançar esses objetivos serão trabalhados o desenvolvimento de projetos artísticos e a composição com perspectiva ilusória.

Como conteúdo programático, a oficina abordará os seguintes aspectos: perspectivas: natural e pontos de fuga; proporção e escala; percepção e representação a forma; estudo de luz e sombra – utilização expressiva; composição: ritmo, equilíbrio, movimento, unidade, harmonia; composição: natureza morta; composição: ambiente interno; técnica com fusains (carvão).

A oficina “Observe desenhando, com a professora Elaine Maritsa,
é o segundo módulo da  “Oficina Aberta: Investigação, Experimentação e Produção em Artes Visuais”, que se caracteriza como um espaço de investigação, experimentação e produção de arte, onde os orientadores - artistas e professores -, apresentam propostas de trabalho para serem realizadas coletivamente pelos integrantes do grupo. A organização é por módulos e está aberta para novos participantes no início de cada módulo. O Módulo 1 “Tecendo Impressões”  foi orientado pela professora e artista Cissa Monguilhott. 

O programa Arte na Escola – Polo UFSC tem como um dos seus objetivos realizar atividades de Educação Contínua para professores de arte da rede pública de ensino e demais interessados. O polo faz parte da rede nacional Arte na Escola e na UFSC é uma parceria entre o Departamento Artístico Cultural/Secretaria de Cultura e Arte  e o Colégio de Aplicação.

Elaine Maritsa*

Eu, Elaine Maritsa, nasci na cidade de Londrina no estado do Paraná aos 04 de agosto de 1962. Atualmente moro em Florianópolis, Santa Catarina.

No magistério, conheci a pintura em gesso e o desenho, iniciando assim o interesse pelas artes. 

Em São Paulo, estudei na Escola Panamericana de Artes, aperfeiçoando o desenho e outras técnicas. Pois trabalhava como desenhista no jornal da Associação Filantrópica Kolping. Depois resolvi conhecer a pintura a óleo com a artista plástica Inga. Mais tarde volto para Londrina e inicio a Faculdade de Ciências e Artes Aplicadas na UNOPAR. Faço dois cursos neste percurso: “A influência da música na pintura” com o artista plástico Rizzi; e “Pintura Zen” com o artista plástico Sidartha. Começo a trabalhar com programas no computador como o Corelphoto, para aperfeiçoar meu trabalho faço um curso do programa Adobe Photoshop.

Inicio a profissão de professora de desenho, resolvendo, assim, cursar a Faculdade de Licenciatura em Artes Visuais na UEL. Na Casa de Cultura da UEL faço oficinas: de adereço e fantasia; de Crítica em Arte Visual. Participo do projeto “Banco de Imagens em Arte Visual”, coordenador Prof. Isaac A. Camargo. Realizo, em parceria com o Prof. Carlos Alberto de Campos, o projeto “Curso de Desenho Artístico”, no Cursinho Pré-Vestibular da UEL. Participo também de palestras e seminários sempre relacionados à Arte. 

Leciono como professora de Arte no Colégio São Paulo, neste faço o curso Metodologia na Área de conhecimento, pedagógica e jurídica em Arte. Crio o projeto “Observe Desenhando”, com o apoio do Colégio coloco-o em prática com as crianças do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, com bons resultados.

Mais uma vez mudo de cidade, hoje, residindo em Florianópolis, conheço a UFSC. Aqui, faço algumas oficinas como: Tecendo Impressões; Tecelagem Artesanal; Expressão Gráfico-Visual para Multiplicadores; Relembrando História da Arte e Teatralidade como meio-aproximação entre linguagens na arte contemporânea (Museu Victor Meirelles). Participo da Oficina de Gravura do CIC e da UDESC.

Participo atualmente: do grupo de estudos de Arte na Escola da UFSC em projetos, da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos e também do Grupo de Gravura Cidade de Florianópolis.

(*) Este texto, com fotos de trabalhos da artista, está disponível no site da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos – ACAP em http://www.acap.art.br/artistas/Elaine-Maritsa.htm

SERVIÇO:

O QUÊ: Oficina “Observe desenhando”, com a professora Elaine Maritsa
QUANDO: Início: dia 18 de maio de 2009, das 14 às 17 horas, às segundas-feiras
ONDE: Departamento Artístico Cultural, Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
CONTATO: Artista: Elaine Maritsa – (48) 3232-2145 ou 9132-4292 e elainefranzon@hotmail.com 
CONTATO: DAC: (48) 3721-9348 ou artenaescola@dac.ufsc.br – Visite: www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] e Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo da UFSC, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC – Contato: noticias@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447