segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto 12:30 encerramento do ano com o Espetáculo Fille Faille

Foto: Divulgação Fille Faille

O espetáculo Fille Faille em dois movimentos será a atração do último Projeto 12:30 do ano

Quarta-feira, gratuito e aberto à comunidade


Otávio Rosa e Isabelle Quimper do Fille Faille prometem trazer ternura e nostalgia, humor e poesia ao palco na Concha Acústica da UFSC. E este show terá a participação especial de Marco Valente, baixista da banda Damadera. O show será quarta-feira, dia 02 de dezembro, na Concha Acústica da UFSC. Começa às 12h30min, é aberto à comunidade e a entrada é franca.

O espetáculo é constituído de dois momentos: no primeiro, Isabelle canta suas origens. Ela apresenta os dissabores de uma jovem mulher que se vê como uma falha, expondo o norte dela como num estado em que a neve, pesada, recobre suas lembranças. No segundo momento, ela se balança nas palavras reparadoras, no calor do som, no suspiro livre de uma falha onde dois olhares suaves desejam mudar pequenos mundos por onde passam. Fille Faille em dois movimentos é um espetáculo de poesia, música e beleza.

Saiba Mais Sobre os Artistas:

Otávio Rosa é compositor e violonista. Fundou o Terra Brasilis duo ao lado de Edson Castel com o qual gravou o cd Seiscordas, uma coletânea de trabalhos representativos da produção violonística catarinense; recebeu o primeiro prêmio do Festival MPB Londrina 2001 na categoria Música Instrumental com a composição Cristal e, unindo o duo e o "trovador" Jorge Gibbon, lançou em 2002 o cd Caminhos Cruzados, com composições instrumentais do duo e as bem-humoradas canções de Gibbon. Integrou o grupo Cravo-da-Terra de 2005 a 2009, com o qual gravou o CD Infinito Som, participou do Rumos Itaú Cultural e Acorde Brasileiro. Atualmente desenvolve um trabalho de música e poesia com a cantora e compositora Isabelle Quimper do Québec (CAN), e cursa bacharelado em violão na Udesc com os professores André Moura e Luiz Mantovani.

Isabelle Quimper, cantora e compositora, nasceu dentro da perturbadora poesia do Grande Norte do Québec (Canadá), em Gagnon, cidade mineradora que hoje não existe mais, após o fechamento da mina. Desde os 7 anos, ela quer desembrulhar as palavras ao invés de balas e então compra um caderno para escrever. A partir daí a poesia não cessa de ocupar seu mundo interior. No caminho poético ela leva suas inspirações até a canção, o palco vem do grande norte dela mesma.

Isabelle estuda canto em várias escolas, teatro musical no Cégep Lionel-Groulx, e obtém também um diploma em Artes e Letras. Além disso, participa de uma Comédia Musical e uma Revista Musical sobre as canções do Québec durante os verões e produz seus próprios espetáculos nos cafés de Montreal. Isabelle soma diversas experiências cênicas para atender suas necessidades de unir a poesia à sua voz, oferecer as próprias composições poéticas, e obtém uma bolsa do governo do Québec-Jovens Voluntários para criar seu CD demo. Então, cria um espetáculo de suas canções originais e se apresenta em Montreal e Québec no Espaço Félix Leclerc de L'Ile d'Orleans, inaugurado pela filha do grande poeta do Québec.

Nos dias 30 de outubro e 1º novembro de 2008 se apresentou em Florianópolis em dois eventos: no Floripa em Composição, organizado pelo Núcleo de Estudos Poéticos e Musicais (Nepom), e no Teatro da UFSC (ambos com o grupo Cravo-da-Terra). Graças à bolsa do Escritório Québec-América para a Juventude e Governo do Québec, pode realizar este projeto de colaboração e criação de um espetáculo com o grupo, que criou novos arranjos para suas canções poéticas, trazendo novas cores através dos sotaques brasileiros.

Marco Valente - baixista
Inicia os estudos de música no Rio de Janeiro no ano de 1975, e em 1977 mudou-se para Florianópolis e dá continuidade aos estudos em nível superior no CEART/UDESC. Ao longo de 29 anos como contrabaixista, fez parte de inúmeros trabalhos em grupos, acumula diversas participações em gravações de CDs.

Os grupos mais significativos dos quais fez parte, foram Jazzida de 1983 a 1985, Estamos a Bordo de 1990 a 1996. Integrou a banda Ponte Aérea Instrumental, juntamente com os parceiros Juliano Diniz, Felipe Moritz, César Moreno e Rodrigo Paiva.

Marco Valente integra a coordenação do Projeto 12:30 junto ao Departamento Artístico Cultural da UFSC e é membro fundador da Associação de Profissionais de Música de Santa Catarina (APMUSICA).

Suas maiores influências vêm do Rock Progressivo, estilo que marcou a década de 70, do Fusion, que nada mais é do que a união do Rock com a música instrumental, principalmente o Jazz. Tem também em sua bagagem a influência do Funk da década de 70 e algo do Pop.

Projeto 12:30

É realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, as quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do
campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para
projeto1230@dac.ufsc.br.

Serviço:

O QUÊ: Show Acústico com Otávio Rosa e Isabelle Quimper e Participação especial de Marco Valente
QUANDO: Dia 02 de dezembro de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO:
projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Acesse: www.dac.ufsc.br

Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da Banda