quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Trovão Rocha Quarteto, Projeto 12:30 na 3ª Semana Ousada de Artes

Música do Trovão Rocha Quarteto no Projeto 12:30 da 3ª Semana Ousada de Artes – UFSC – Udesc

Dia 24/09, sexta-feira, às 12h30, na Concha Acústica da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade


O Projeto 12:30, na sua programação especial da 3ª Semana Ousada de Artes – UFSC – Udesc, apresenta a música do Trovão Rocha Quarteto. O show será na Concha Acústica da UFSC, nesta sexta-feira, 24/09, às 12h30. Gratuito e aberto à comunidade.

Essa apresentação integra a 3ª Semana Ousada de Artes UFSC – UDESC, evento com atrações em várias linguagens artísticas que iniciou no último dia 20 e segue até esta sexta-feira, 24/09. A programação completa da semana está no site www.semanaousada.ufsc.udesc.br.

O Trovão Rocha Quarteto tem como objetivo difundir a música brasileira, explorando seus mais variados ritmos e sonoridades, timbres e harmonias. Para cumprir esse objetivo, o grupo escolheu fazer um repertório apenas de músicas autorais do baixista Fernando Rocha da Silva, também conhecido como Trovão.

Sobre os músicos

Fernando Rocha da Silva - natural de Curitiba, PR, nascido em 19 de abril de 1988, começou a estudar contrabaixo aos 14 com o contra-baixista Renato Valério. Dos 14 aos 17 anos, participou de bandas de diversos estilos, tocando na noite de Florianópolis, até o ano de 2006, quando ingressa no Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nesse curso teve a oportunidade de estudar Harmonia e Arranjo com Sérgio Freitas, Arranjo e Improvisação com Leonardo Garcia, Análise com Guilherme Sauer Bronn e Composição com Acácio Tadeu Piedade.

No meio acadêmico, tem sua atuação voltada para o ensino de Harmonia, Arranjo, Improvisação e Prática de conjunto, disciplinas para as quais foi convidado a ser monitor. Fora de sua vida acadêmica, participou de diversas oficinas e workshops, onde teve a oportunidade de estudar e tocar com diversos músicos importantes do cenário instrumental brasileiro como: Ronaldo Saggiorato, André Neiva, Daniel Santiago, Gabriel Grossi, André Vasconcelos, André Marques, Paulo Braga, Genil Castro, Thiago do Espírito Santo, Arismar do Espírito Santo, Endrigo Betega e Jorge Helder.

Atualmente, além de atuar como professor de Harmonia, Contrabaixo e tocar música instrumental nos bares de Florianópolis, desenvolve um trabalho de trio com o violonista e compositor François Muleka, voltado para composições próprias, e duo com a cantora Adriana Cardoso, focando a canção brasileira.

Rafael Meksenas - nasceu em São Paulo, no dia 22 de dezembro de 1987. Seu primeiro contato com a guitarra foi aos 11 anos de idade, e teve aula com o professor Andrey Rosa. Aos 15 anos começou a tocar na banda Sigma e gravou seu primeiro cd com a banda aos 17 anos.

Em 2008, estudou em São Paulo com o maestro Paulo Rocco e tocou com músicos que atualmente fazem parte do grupo Boca de Sapo.

Em 2009, ingressou no Curso de Licenciatura em Música na Udesc onde atuou como bolsista de Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo. Estudou durante 1 ano Harmonia e Arranjo com Kleber Alexandre e atualmente tem aulas de Harmonia com Luigi Antonio Irlandini e Improvisação e Arranjo com Luiz Gustavo Zago.

Rafael já participou de diversos workshops e oficinas onde teve oportunidade de tocar com músicos de grande importância como Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Genil Castro, Rafael Do Santos.

No momento, Rafael toca com o grupo Sambacomvida (Samba, MPB),Trio Quiabo (instrumental) e faz parte da Orquestra Popular de Itajaí regida pelo maestro Paulo Gekas.

Paulo Sérgio Steil - natural de Florianópolis, tem 21 anos de idade, músico baterista e percussionista há nove, iniciou seu estudo em bandas marciais escolares e logo após começou a se dedicar à bateria e daí em diante não parou mais. Estudou no Curso de Licenciatura em Música na Udesc e Curso de Bacharelado em Bateria na Universidade Livre de Música (ULM) em São Paulo. Sempre buscando versatilidade, já tocou em bandas de reggae, pop, rock, samba, pagode, jazz e música instrumental onde se dedica mais. Atualmente, trabalha com Quarteto em Sax, Trovão Rocha Quarteto, além de atuar como freelancer em diversos trabalhos em Florianópolis.

Ricardo "Kadu" Müller - iniciou o estudo violinístico aos 11 anos em sua cidade natal, São Leopoldo. Em 2006, ingressou no Bacharelado em Música da Udesc. Desde então, participa ativamente de diversas orquestras da cidade de Florianópolis. Paralelamente aos trabalhos com a música erudita, mantém sua paixão pela música popular, desenvolvendo trabalhos com os grupos Companhia Gentil, Trovão Rocha Quarteto, entre outros.


SERVIÇO:

O QUÊ: Show com a banda Trovão Rocha Quarteto.

QUANDO: Dia 24 de setembro de 2010, sexta-feira, às 12h30min.

ONDE: Projeto 12:30 / 3ª Semana Ousada de Artes – UFSC – Udesc, na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.

QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.

CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447 Visite www.dac.ufsc.br e www.semanaousada.ufsc.udesc.br

CONTATO: Grupo e Músicos: http://www.myspace.com/trovaorocha e http://www.myspace.com/rafaelmeksenas

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e do grupo.