terça-feira, 23 de novembro de 2010

Zunido de Poema, grupo poético-musical

Projeto 12:30 recebe o grupo poético-musical Zunido de Poema
Dia 24/11, quarta-feira, às 12h30, na Concha Acústica da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade


O projeto 12:30 desta quarta-feira, 24/11, recebe a performance poético-musical Zunido de Poema, protagonizada pelos artistas Ryana Gabech e Toucinho Batera. O evento terá a participação especial do músico François Fortunato (violão e voz) que apresentará repertório de sua autoria. O espetáculo acontece às 12h30 na Concha Acústica da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade.

A obra foi criada a partir do livro de poemas Álbum Vermelho, da poeta Ryana Gabech. O espetáculo, patrocinado pelo Funcultural, explora poesia, música e sonoridades experimentais, buscando libertar a poesia do suporte livro e aproximá-la do público através de uma linguagem dinâmica.

O espetáculo teve a sua estreia no Teatro da UFSC no último domingo. A performance será apresentada em teatros, escolas e espaços culturais da Grande Florianópolis em uma temporada de dez espetáculos. Em dezembro, dias 4 e 5, às 17 horas, haverá apresentação na Casa das Máquinas – pracinha da Lagoa da Conceição – que contará com a presença do músico Alegre Corrêa (guitarra e voz), parceiro de Gabech em diversas composições.


Sobre os artistas

Ryana Gabech - artista plástica, poeta e performer. Lançou seu primeiro livro aos 15 anos de idade. Publicou cinco livros de poemas: Mar e Avelãs, A data invisível do poema, Trêmulo e Álbum Vermelho. Em 2008 e 2009, realizou turnê por Florianópolis, Itajaí e Parati (RJ) com a performance Trêmulo, criada a partir do livro homônimo, ambos de sua autoria. É integrante do coletivo de artistas LAAVA, pelo qual ministrou oficinas de poesia em Florianópolis, Palhoça e Rio de Janeiro.

Toucinho Batera - atua na cena musical nacional há mais de 40 anos. Ao longo dessa trajetória acompanhou artistas renomados como Fafá de Belém, Originais do Samba, Pery Ribeiro, Eduardo Araújo e César Camargo Mariano. Foi homenageado pelos cineastas Alan Langdon e Guilherme Ledoux, que produziram o documentário Sistema de Animação, sobre sua vida e arte, lançado em 2008 e contemplado com diversos prêmios em mostras e festivais de cinema nacionais.

Ficha técnica:
Ryana Gabech – concepção, textos e performance
Toucinho Batera – direção musical, arranjos sonoros, bateria, teclado e performance
Lendro Fortes – arranjos musicais
Maria Fernanda Jacob – figurino
Marina Borck – fotografia
Sarah Ferreira – filmagem e making of
Luiz Henrique dos Santos – arte gráfica
Cleiton Moreira e Juliana Sussel – direção cênica
Andrea Rosas – produção executiva


Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.



SERVIÇO:

O QUÊ: Performance poético-musical Zunido de Poema, com os artistas Ryana Gabech e Toucinho Batera
QUANDO: Dia 24 de novembro de 2010, quarta-feira, às 12h30
ONDE: Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC, Praça da Cidadania, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO: poraodepedra@poraodepedra.com.br
Informações: 48 3365-0532 / 8477-3551,
Para acompanhar a agenda da temporada de Zunido de Poema e saber mais sobre o trabalho de Ryana é só acessar www.ryanagabecholiveira.blogspot.com.

Fonte: [CW] e Patrícia Siqueira – Acadêmica da Jornalismo – Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC