terça-feira, 30 de novembro de 2010

Teatro da UFSC, esquetes com alunos da OPT

Foto: Alunos da OPT em dia de ensaio no palco do Teatro da UFSC

Teatro da UFSC apresenta “Cotidiano em Cena”, esquetes teatrais com alunos da Oficina Permanente de Teatro, do DAC

Dias 2 e 3/12, quinta e sexta-feira, às 21 horas, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Gratuito e aberto à comunidade


A Oficina Permanente de Teatro (OPT) do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, encerrará o seu semestre letivo deste ano com apresentações públicas de “Cotidiano em Cena”, com esquetes teatrais envolvendo mímica e máscaras, nos dias 2 e 3 de dezembro, quinta e sexta-feira, às 21 horas. Serão apresentadas várias cenas do cotidiano tendo como linguagem a Mímica, a Pantomima e Máscaras, dirigidos por Sérgio Bessa, ator, bailarino e instrutor da OPT.

A preparação mímica é do mímico Augusto Sopran, também instrutor da OPT, e as máscaras expressivas foram orientadas pelo ator e artista plástico Nei Perin.

Segundo Sérgio Bessa, não se trata de um espetáculo fechado mas, sim, de apresentar à
comunidade o processo de formação do ator através de jogos dramáticos, dando um caráter de aula pública às apresentações que encerram o semestre.

Nas cenas de “Cotidiano” há um pré-roteiro de Carmen Fossari, que coordena a Oficina Permanente de Teatro do DAC.

A OPT recebe alunos da UFSC de vários cursos que querem ter também uma vivência teatral adjunta às suas formações acadêmicas, ex-alunos e comunidade técnico-administrativa e docente da UFSC e da comunidade em geral.

Neste ano, a oficina de Teatro, bem como outras oficinas de arte do DAC, em outras linguagens artísticas, contou com a atuação de outros instrutores — profissionais de arte da comunidade externa —, que puderam ser contratados pela UFSC graças a edital próprio realizado pela Universidade. Esse apoio da instituição amplia a oferta de oficinas em mais opções de linguagens artísticas e garante que se ofereça atividades gratuitas de extensão cultural para a comunidade, sem a necessidade de cobrança de mensalidades aos participantes.

Sobre a Oficina Permanente de Teatro

Com quase 03 décadas de trabalho, em atuação desde 1982, a Oficina Permanente de Teatro (OPT) faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC, e realiza suas atividades na formação do ator/cidadão.

A Oficina Permanente de Teatro tem por objetivo uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral. A cada turma, dependendo da vocação do grupo formado, é realizado um processo de montagem seguindo a tendência natural do grupo. Esta vivência poderá ser de Teatro de Rua, de Mímica ou de montagem dos Clássicos. Depois desta etapa, os alunos que sintonizam a sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC.

Dentro desta oficina, em que é desenvolvido o Curso de Formação de Ator, está sendo pesquisada uma metodologia própria do ensino da Arte Teatral, integrando todas as disciplinas, não dissociando a percepção da formação do ator de seu todo. A filosofia deste trabalho é "como ser para representar o outro ser". A Oficina possibilita aos alunos o Registro Profissional de Ator/Atriz.

Sobre a diretora da OPT

Carmen Lúcia Fossari é mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC — com opção em Teatro —, diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC, coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC e diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.

Dentre as suas produções estão os enredos escritos para Escolas de Samba de Florianópolis e artigos para jornais de Santa Catarina. Escreveu durante 10 anos para o Anuário Brasileiro de Teatro, do Rio de Janeiro, editado pelo Serviço Nacional de Teatro. Dirigiu e produziu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil, de Títeres e de Rua.

Veja mais sobre a OPT e sua diretora no site www.dac.ufsc.br


SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação de “Cotidiano em Cena”, esquetes teatrais com mímica e máscaras, com alunos da Oficina Permanente de Teatro (OPT) do DAC/UFSC.
QUANDO: Dias 2 e 3 de dezembro de 2010, quinta e sexta-feira, às 21 horas
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Cumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
REALIZAÇÃO: Oficina Permanente de Teatro / Departamento Artístico Cultural / Secretaria de Cultura e Arte / Universidade Federal de Santa Catarina – www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da produção.