terça-feira, 13 de dezembro de 2011

“A Antropóloga” estreia no Rio de Janeiro

Larissa Bracher e Luigi Cutolo, foto de Claudio Silva


Depois da estreia em Florianópois, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira do Brasil a receber temporada de lançamento que deverá acontecer em outras cidades do País em 2012. 

Obra que coloca em cena a magia e a cultura popular da gente açoriana, presente no litoral catarinense, A Antropóloga chega ao público do Rio de Janeiro.


Estreia no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o filme A Antropóloga, do cineasta catarinense e diretor do Departamento Artístico-Cultural da UFSC Zeca Pires. O lançamento carioca será no Estação Gávea (Shopping da Gávea), nas sessões das 15 e das 22 horas. O filme ficará em cartaz por duas semanas.

Estarão presentes, na sessão das 22 horas, o diretor Zeca Pires e as atrizes Larissa Bracher, que faz a protagonista, e Jaqueline Sperandio, a antagonista.

A Antropóloga ficou entre os 15 finalistas brasileiros inscritos para representar o País na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012.

Aplaudidíssimo pelo público e pela mídia na temporada de estreia em Florianópolis, em abril de 2011, Zeca Pires conta com uma boa repercussão do filme no Estado para levá-lo a outras cidades do Brasil. Temporadas de lançamento do filme devem acontecer em 2012 em outras cidades do País, a primeira delas, fora de Santa Catarina, começa agora pelo Rio de Janeiro.


A Antropóloga

No enredo do longa-metragem, a protagonista Malu (Larissa Bracher), antropóloga açoriana, revive em clima de suspense os mistérios da  cultura popular da Ilha. Através do olhar de Malu, a Costa da Lagoa se transforma em cenário de experiências iniciáticas emocionantes, que revelam um mundo oculto do sagrado e da magia. O enredo de A Antropóloga é também uma homenagem às tradições populares de Florianópolis.

A obra do artista plástico, historiador e pesquisador Franklin Cascaes, abrigada no Museu Universitário Osvaldo Rodrigues Cabral, da UFSC, inspira o eixo central da trama que envolve Malu em surpreendentes descobertas. Giba Assis Brasil, da Casa de Cinema de Porto Alegre assina a montagem, Silvia Beraldo responde pela criação da música original e Maria Emília de Azevedo a Produção Executiva. O roteiro foi criado por Tânia Lamarca e Sandra Nebelung, a partir de um argumento de Tabajara Ruas.



SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do filme catarinense A Antropóloga, na cidade do Rio de Janeiro.
QUANDO: Dia 16 de dezembro de 2011, sexta-feira, sessões às 15 e às 22 horas.  O filme ficará em cartaz por duas semanas.
ONDE: Estação Gávea (Shopping da Gávea) à Rua Marquês de S.Vicente, 52 – 4º andar – Gávea - Rio de Janeiro-RJ – (21) 3875-3011.


Visite: http://www.aantropologa.com.br/

A Antropóloga: Longa metragem (94min.), cor, dolby stereo, 35mm e sistema rain, 2010.


Fonte: [CW] Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com fotos da produção e textos da assessoria de comunicação do filme.


 .