Película mostra Nova Trento na década de 1920 |
Dando continuidade ao projeto que prevê a restauração de uma antiga película filmada por José Julianelli, na década de 1920, em Nova Trento, o cineasta, Zeca Pires, esteve nesta terça-feira (13/12), na Cinemateca Brasileira, onde levou um filme em nitrato, dos anos 20, com imagens da cidade de Nova Trento (cidade da Madre Paulina), realizadas por José Julianelli e pertencentes ao colecionador Marcondes Marchetti.
O filme, com aproximadamente 11 minutos, é único da obra de Julianelli ainda não recuperado.Segundo a pesquisadora Fernanda Coelho, os dois minutos iniciais do rolo são irreecuperáveis, em função da ação da umidade. Já os aproximadamente 9 minutos restantes,
podem ser recuperados e copiados. O orçamento da recuperação está sendo realizado pela Cinemateca Brasileira.
A pesquisadora da Cinemateca Brasileira alerta para que todos os filmes sejam guardados na naquela instituição para que a memória fílmica seja resguardada e não sofra efeitos negativos do clima e do tempo, como aconteceu com esse filme de Julianelli.
Além disso, o cineasta catarinense, junto com sua equipe, formada por alunos do Curso de Cinema da UFSC (Gustavo e Anderson), gravou entrevista com José Polli. Neotrentino, de 88 anos, Polii possui grandes histórias de vida ligadas ao cinema e à cultura do Brasil. "Para mim, o José Polli é uma pessoa de rara sensibilidade. Além disso, ele tem informações preciosas, pois conheceu José Julianelli, filmou com Humberto Mauro (com quem morou
durante um ano) e realizou diversos filmes em Nova Trento no final dos anos 40", afirma Zeca.
As gravações ocorreram em diversos pontos do município, especialmente no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, onde a única ficção de Polli, "Gracia Ricevuta", foi filmada. Com este material em mãos, Zeca Pires pretende produzir um documentário. "Para nós será de extrema importância termos esse resgate da história, um documento que poderá ser apresentado, para que muitas pessoas conheçam José Polli e sua grande contribuição com o cinema catarinense", destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini.
Na próxima semana, Zeca Pires irá levar o filme de José Julianelli, sobre Nova Trento de 1929, à Cinemateca Brasileira. Com a autorização de Marcondes Marchetti, proprietário da coleção de Julianelli, o filme sobre a "Colônia Italiana", como está descrito na antiga lata, poderá ser restaurado e, finalmente, exibido e disponibilizado para pesquisadores. A Cinemateca Brasileira possui um Laboratório de Restauração devidamente equipado que foi reconhecido pela FIAF como um exemplo para as cinematecas latino-americanas. Com a avaliação da
Cinemateca, será possível calcular o custo do restauro deste material, concretizando, assim, as devidas tratativas de aquisição da película para o município neotrentino.
Além da Prefeitura Municipal de Nova Trento, UFSC, Cinemateca Brasileira, participam deste projeto os pesquisadores Marcondes Marchetti e Gilberto Gerlach.
Fonte: Zeca Pires, cineasta e diretor do Departamento Artístico Cultural
da UFSC