segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Encontro com o Artista Silvio Pleticos


Foto: Terraço em Flores. Acrílico sobre eucatex, 234 x 122 cm (por Nilson Só - DAC)

Galeria de Arte da UFSC realiza encontro com o artista Sílvio Pléticos
Exposição de pinturas e esculturas é homenagem à trajetória do artista

A Galeria de Arte da UFSC, vinculada ao Departamento Artístico Cultural (DAC-SECARTE), realiza no dia 12/11, quarta-feira, às 15 horas, o Encontro com o Artista Sílvio Pleticos, que está apresentando na galeria a exposição “Trajetória Artística de Sílvio Pléticos”. A mostra reúne parte do acervo desse que é um dos mais importantes e internacionalmente reconhecidos artistas plásticos de Santa Catarina.

O objetivo do Encontro com o Artista é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino. Nesses encontros, o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte. Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. “O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia” enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A exposição “Trajetória Artística de Sílvio Pléticos” é uma homenagem ao artista que foi convidado para realizar essa mostra individual, em que são apresentados cerca de 40 trabalhos, dentre eles, sete esculturas em gesso ou resina patinada e cerca de 30 pinturas, com dimensões que variam dos 40cm a mais de dois metros de comprimento. Há trabalhos de várias épocas, sendo alguns deles produzidos especialmente para essa mostra.

Sílvio Pléticos, desenhista, pintor e professor de arte, veio da região dos Bálcãs (sudeste europeu), e tem residência fixa em Florianópolis desde 1967, tendo passado por Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre e Passo Fundo (RS). Praticante de uma arte inclassificável, que consegue reunir e reinventar movimentos vanguardistas como o cubismo, expressionismo e surrealismo como base para uma nova forma de pintura, Pléticos surpreendeu o público na abertura da exposição, diante da sua vitalidade e força criadora. Segundo alguns depoimentos, essa mostra é uma das mais significativas realizadas pela Galeria de Arte da UFSC. A exposição pode ser vista até 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30. Vale a pena conferir.

O Artista

Sílvio Pléticos é artista plástico e professor reconhecido mundo afora pelo seu trabalho. Nasceu em 1924 na então italiana cidade de Pula, atualmente pertencente ao território croata. Ainda jovem, ao encontrar um pedaço de vidro no chão, compôs sua primeira obra com folhas secas, uma asa de borboleta e um pedaço de papel de chocolate. Ao colocar outro vidro por cima, afirmou: “Eu fiz um quadro”, fato que marcou o início de uma trajetória promissora, porém com muitos empecilhos.

Órfão, o artista morou por seis anos em um orfanato, e passou por várias profissões manuais, como sapateiro, marceneiro, ferreiro, confeiteiro, pedreiro, entre outras. A partir de 1939, iniciou seus estudos em Milão, na Itália. Tendo vivido o contexto da Segunda Guerra Mundial, – o artista inclusive foi recrutado como soldado -, e com origem em uma região da Europa marcada por diversos conflitos étnicos e separatistas, Sílvio Pléticos assimilou, na guerra, uma sensibilidade artística que marcaria toda a sua obra. A primeira mostra foi em 1945, ao final da Segunda Guerra e a pedido do comandante, para aproveitar o “clima de alegria e reestruturação social”.

Posteriormente, durante um emprego como ajudante de pedreiro, conheceu autoridades que o ajudaram a ingressar na Escola de Arte Aplicada de Zagreb (capital da Croácia) como ex-combatente, em 1947. Lá estudou até 1954, e especializou-se em pintura mural. Em 1961, casado e já exercendo o ofício de professor de arte, veio para o Brasil.

Pléticos, hoje com 84 anos, interessa-se pela arte não somente pelo valor estético, mas também pelo seu respaldo social. Um dos principais elementos de sua obra é a figura do peixe, que representa a fartura, pela época em que o alimento era escasso para o artista. Sua trajetória profissional pode ser assim descrita:

1952 - Primeira exposição: uma coletiva em Pula.
1954/59 - Professor de desenho e pintura nas escolas de Vondnjan, Fazana e Jursici - Iugoslávia.
1961/66 - Catedrático de desenho e pintura na Faculdade de Artes Plásticas de Ribeirão Preto, São Paulo (SP) - Brasil.
1967 - Professor de desenho e pintura na Escola de Arte de Passo Fundo (RS).
1968/72 - Responsável pelos cursos de desenho e pintura do Museu de Arte de Santa Catarina.
1972 - 1°Prêmio "Salão Sesquicentenário da Independência", Florianópolis (SC). 1°Prêmio "salão SAPISC", Florianópolis (SC). Bienal Nacional, São Paulo.
1975 - 1°Prêmio - "Salão Istria Nobilíssima", Trieste - Itália.
1976 - Individual "Galeria ARS Artis", Florianópolis (SC). Catarinenses na "Maison de France", Rio de Janeiro. Bienal Nacional, São Paulo.
1977 - IV Bienal de Artes Visuais, Porto Alegre (RS).
1978 - "Palazzo Constanzi", Trieste - Itália. Individual Galeria "Victor Meirelles", Florianópolis (SC).
1979 - Coletiva "Villa Manin de Passariano", Udine - Itália.
1980 - Individual "Galeria Verde Vale", Itajaí (SC). Casa de Cultura, Florianópolis (SC). "Sete Grandes Nomes da Pintura Brasileira", Florianópolis (SC).
1981 - "Hours Concours", Coletiva Pan´Arte, Florianópolis (SC). III Mostra de Desenho Brasileiro (convidado), Curitiba (PR). Galeria Açu-Açu, Blumenau (SC), individual "Stúdio de Artes", Florianópolis (SC).
1982 - Individual "Max Stolz Galerie", Florianópolis (SC).
1983 - "A Ilha Revisitada", Museu de Arte de Santa Catarina.
1984 - Panorama Catarinense de Arte Pintura 84 (itinerante).
1985 - Exposição Arte na Primavera, Shopping Center Itaguaçu, Florianópolis (SC).
1986 - Individual Galeria Espaço de Arte, Florianópolis (SC). Individual no Teatro Carlos Gomes, Blumenau. 25 anos de Brasil, Museu de Arte de Santa Catarina.
1994 - Espaço Cultural Fernando Becker - BADESC, Florianópolis (SC).
1995 - Individual Espaço de Arte Açu-Açu.
1996 - Coletiva "A Ilha em Buenos Aires", Argentina.
A partir de 1996 Pléticos continua com suas atividades: mostras coletivas e individuais, palestras, cursos, membro de júris de seleção e premiações em diversas cidades do país, porém não registra mais essas passagens profissionais. No Salão Nacional Victor Meirelles (2003), o Museu o agraciou com uma retrospectiva de 25 anos.
2008 - Exposição de pinturas com Albernaz e Pimenta, na Helena Fretta Galeria de Arte, Florianópolis, SC: de 24/06 a 05/07/2008. Ano de comemoração dos 20 anos de criação da Galeria.

Instituto Sílvio Pléticos

Em homenagem simbólica ao artista, foi fundado em São Pedro de Alcântara, município próximo a Florianópolis, em 19 de julho de 2004, o Instituto Sílvio Pléticos que tem caráter representativo, educativo e beneficiente, com personalidade jurídica própria e sem fins lucrativos, políticos ou religiosos. Foi criado para desenvolver ações cidadãs nas áreas artístico-cultural, educacional, turística, ecológica e de assistência social. Foi escolhido o nome de Sílvio Pléticos por ser este um cidadão conceituado em São Pedro de Alcântara e um grande Artista Plástico de renome Internacional.

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural - DAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUE: Encontro com o Artista Silvio Pleticos
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência, onde acontece a Exposição “Trajetória Artística de Sílvio Pléticos”, com pinturas e esculturas do artista
QUANDO: Dia 12 de novembro de 2008, quarta-feira, às 15 horas. Visitação da Exposição: até 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: www.dac.ufsc.br - Galeria: (48) 3721-9683 ou galeriadearte@dac.ufsc.br

Veja textos críticos sobre o artista, na notícia "Galeria de Arte da UFSC: Exposição de Silvio Pleticos", de 28.10.08, publicada em novembro neste blogg.

Fonte: [GB e CW] – Assessoria de Imprensa DAC: SECARTE: UFSC

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br
.