segunda-feira, 6 de julho de 2009

Projeto Recriando na Comundade


O projeto Recriando na Comunidade, que oferece cursos e assessorias para a realização de eventos de recreação e lazer, ministrará um curso no Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (Cafis), no Jardim Atlântico. O minicurso é dirigido aos professores da rede de ensino e comunidade em geral. Acontece no dia 9 de julho, quinta-feira, as inscrições devem ser feitas pelo telefone (48) 8401-7401 ou pelo e-mail martins.heloisa@gmail.com. A atividade faz parte dos projetos desenvolvidos no Cafis e será ministrada por Rose Mery de Lima.

O objetivo é proporcionar a capacitação dos professores, profissionais e voluntários que lá atuam para uma melhor aplicação de atividades artísticas e recreativas.

O contato com o Projeto Recriando na Comunidade foi feito através do projeto Palco Solidário, elaborado pelos alunos do oitavo termo do curso de Administração da ESAG/Udesc, cujo objetivo principal é fornecer subsídios para auxiliar o Ceafis na realização das atividades artísticas e culturais que lá são realizadas junto às crianças assistidas.

O Centro de Apoio à Formação Integral do Ser fundado em dezembro de 1997, é uma sociedade civil de interesse público, que tem como uma de suas missões aliar-se ao esforço em prol da educação no País, empreendendo ações de caráter construtivo que promovam o resgate da cidadania e da auto-estima, a prevenção ao uso de drogas, a inclusão social e o desenvolvimento integral das potencialidades do ser.

Por meio de seu Projeto Ser Cidadão o Centro desenvolve atividades de educação integral junto a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, localizadas na comunidade formada pelos bairros Chico Mendes, Monte Cristo e Procasa, identificada como um dos maiores bolsões de pobreza de Santa Catarina.

São criadas oportunidades educativas, trabalhadas para exercer uma influência construtiva nos modos de ver, pensar, sentir, agir e decidir dos educandos. Atualmente, o Ceafis atende, através do Programa de Educação Integral, 150 crianças, adolescentes, jovens e 15 adultos. São fornecidas alimentações, compreendendo lanches nos períodos matutino e vespertino e almoço. As crianças e adolescentes que participam das atividades devem estar, obrigatoriamente, freqüentando a escola da rede oficial de ensino, no período oposto ao programa.

Projeto Recriando na Comunidade

Iniciado em 1990, após as experiências, desde 1983, com recreação e lazer do Departamento Artístico Cultural da UFSC, o Projeto Recriando na Comunidade ministra cursos em escolas, associações e comunidades em geral. O objetivo é de instrumentalizar lideranças comunitárias e outras pessoas interessadas na prática de recreação e lazer, para que, de forma criativa e dentro das linguagens artísticas, possam atuar junto à criança e ao adolescente. Os cursos são requisitados pelas pessoas da comunidade que, durante um encontro, aprendem desde a organização de um evento recreativo até a confecção de brinquedos com sucatas e a fabricação de materiais alternativos para recreação, como massa de modelar e tintas artesanais.

Recomenda-se sempre valorizar os recursos humanos e materiais disponíveis na própria comunidade. Segundo a coordenadora do projeto Recriando na Comunidade, Rose Mery de Lima, “A falta de espaço livre e a facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação levam a criança, especialmente nos centros urbanos, ao lazer passivo. Nosso objetivo é garantir um espaço recreativo onde há um resgate das brincadeiras tradicionais, como perna de pau, bolinha de sabão, pintura, pula corda, entre outras”.

As comunidades interessados em receber o curso e assessorias do Recriando na Comunidade, devem entrar em contato com a coordenação do Projeto no Departamento Artístico Cultural - Igrejinha da UFSC. Fone/fax: 3721-9348 e 3721-9447 ou recriando@dac.ufsc.br

Serviço:

O QUE: Curso de Recreação e Lazer
QUANDO: Dia 9 de julho, quinta-feira.
ONDE: CAFIS, Rua Jenuíno Pereira Silveira, 282, Jardim Atlântico.
QUANTO: Gratuito e dirigido à comunidade local. 20 vagas
CONTATO: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou recriando@dac.ufsc.br – Visite www.dac.ufsc.br
INSCRIÇÕES: (48) 8401-7401 ou pelo e-mail martins.heloisa@gmail.com


Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC - Departamento Artístico Cultural: SECARTE: UFSC, com material fornecido pela coordenação do projeto. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br