segunda-feira, 26 de abril de 2010

Arte na Escola – Polo UFSC abre inscrições para cursos de arte


Serão ministradas duas oficinas: História do Mobiliário e Materialidade e Estética na comunicação e na arte

Inscrições para as oficinas a partir de 26/04


O Departamento Artístico Cultural da UFSC está com inscrições abertas para o Programa Arte na Escola – Polo UFSC, oferecendo os cursos “História do Mobiliário” e “Materialidade e Estética na comunicação e na arte”. Os cursos são direcionados a professores de arte e demais profissionais, estudiosos e interessados e têm início em maio.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na sede do Departamento Artístico Cultural-DAC, na Igrejinha da UFSC, a partir do dia 26/04.


Algumas informações sobre os cursos:

“História do Mobiliário”


Iniciando em 5 de maio, o curso “História do Mobiliário” será ministrado pela professora Maria Regina Ziegler de Castro. O curso propõe mostrar a importância do aprendizado da história do mobiliário na formação de designers, arquitetos e afins. Tal conhecimento é preciso para reconhecer e diferenciar o design do mobiliário enquanto projeto, concepção e criação, ou
seja, contextualizar o idealizado e o realizado e, paralelamente, verificar as influências das manifestações artísticas e implicações tecnológicas, políticas e culturais atribuídas ao móvel.

O curso será realizado de 5 de maio a 2 de junho (5 quartas-feiras), com horário das 8:00 às 11:30 horas, e carga horária de 20 horas.


Programa do Curso


O curso será dividido em dois módulos, no primeiro os alunos terão a introdução a móveis de época, antiguidade (estilos), as técnicas de decoração de materiais, o levantamento histórico do mobiliário, o mobiliário na Antiguidade (Egito, Grécia e Roma), mobiliário Medieval, do Gótico, da
Renascença, do Barroco, do Rococó, e do Neoclássico e, mobiliário Francês, abordando os estilos: Luís XIII, Luís XIV, Luís XV, Luís XVI, Diretório, Império, Restauração e 2° Império, e estilos do século XIX e século XX. No segundo módulo, os alunos terão conhecimento do mobiliário Inglês com a introdução de estilos: Medieval Gótico, Tudor, Jacobino, Cronwelliano, Restauração, Jacobino Tardio, Willian and Mary, Rainha Ana, Georgiano, Chippendale, Adams, Heppewhite, Sheraton, Regência e Vitoriano, com os mobiliários Sueco (Estilo Gustaviano), Alemão (Estilo Biedermeier), Art Nouveau, Art Déco, Espanhol e Português, Brasileiro (colonial e atual), América do Sul e do Norte, Estilo Bauhaus, e o móvel de Michel Thonet.



Maria Regina Ziegler de Castro


Maria Regina é professora de História da Arte, História do Mobiliário, Desenho de Observação e Atelier Livre. Graduou-se em Artes Plásticas na Faculdades Integradas Bennett, Rio de Janeiro. Fez pós-graduação “Latus Sensu” em Arte Terapia, Educação e Saúde na Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Desde 2000, leciona em Santa Catarina, em Florianópolis, e já trabalhou como professora de História da Arte, do Curso Técnico de Design de Interiores, de 2000 a 2003; professora de Desenho de Observação I e II, do Curso Técnico de Design de Interiores, no Centro de Artes e Design de 2000 à 2003; professora de Desenho e Pintura – Centro de Artes e Design, de 2000 a 2003; participou da “Semana Ousada da Arte – UFSC / UDESC" – como professora do curso “Reciclarte, trato do papel Machê e Mosaico"; atuou como
ministrante no Atelier Livre das Oficinas de Arte, e de História da Arte I e II do DAC – UFSC, durante o segundo semestre de 2009. Atualmente, Maria Regina é professora de História da Arte, História do Mobiliário, e de Desenho e Pintura no atelier INA (Iniciação nas Artes), desde 2004.


“Materialidade e Estética na comunicação e na arte”


O segundo curso do programa Arte na Escola – Polo UFSC é o curso “Materialidade e Estética na comunicação e na arte”. O curso é direcionado a professores de arte e profissionais que trabalham ou se interessam por linguagens e códigos, proporcionando a eles o contato com a materialidade de mensagem como campo de expressão e de comunicação estética e suas funções, além do estilo como linguagem na História da arte, a educação estética e o ensino de Arte, de Design e de Comunicação Visual.

O curso será ministrado pelo professor Richard Perassi Luiz de Sousa (do CCE/UFSC) e acontecerá no período vespertino de segunda–feira, das 14:30 às 17:30 horas, de 03 de maio a 14 de junho deste ano, com carga horária total de 21 horas.


Sobre Richard Perassi Luiz de Sousa

O ministrante Richard Perassi é professor do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. É graduado em Desenho de Propaganda e Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Trabalha com ensino universitário desde 1986. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, anteriormente foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: semiótica aplicada, comunicação
visual, comunicação de marcas, arte, arte-educação, identidade e cultura. É autor do livro “Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimento” (2005).


Arte na Escola

O programa Arte na Escola - Polo UFSC tem como um dos seus objetivos realizar atividades de Educação Contínua para professores de arte da rede pública de ensino e demais interessados. O polo faz parte da rede nacional Arte na Escola e na UFSC é uma parceria entre o Departamento Artístico Cultural/Secretaria de Cultura e Arte e o Colégio de Aplicação, em convênio com o Instituto Arte na Escola.



SERVIÇO:

O QUÊ: Arte na Escola - Polo UFSC ofererece cursos “História do Mobiliário”
e “Materialidade e Estética na comunicação e na arte”.
QUANDO: “História do Mobiliário”: de 5 de maio a 2 de junho
(quartas-feiras);
“Materialidade e Estética na comunicação e na arte”: de 03 de maio a 14 de
junho (segundas-feiras) de 2010.
ONDE: DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC, Praça Santos Dumont,
Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto a professores de arte e demais profissionais,
estudiosos e interessados.
CONTATO: DAC: (48) 3721-9348 ou
artenaescola@dac.ufsc.br - Visite:
www.dac.ufsc.br


Fonte: Sendy Cristina da Luz e José Wilson Fontenele, Acadêmicos de
Jornalismo da UFSC – Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC.