[ atualizada em 30.04.10 às 12h12 ]
Circuito Nacional VIVO arte.mov faz diagnóstico da produção de vídeo em mídias móveis, em Florianópolis, dias 29 e 30 de abril, das 19 às 22 horas, no Teatro da UFSC
Com foco em fomento, formação e redes de difusão, showcase reúne artistas, pesquisadores e curadores do festival mineiro em torno de mostras e debates
Chega a Florianópolis nos dias 29 e 30 de abril o showcase do Vivo arte.mov - Festival Internacional de Arte
A extensão Florianópolis é composta de duas mostras audiovisuais (com 47 micro-metragens) e mesas redondas sobre mídias locativas e realidade aumentada, além de uma obra expositiva.
Realizado pela produtora Diphusa, em co-produção com o Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte e o CEArtes/CCE da Universidade Federal de Santa Catarina, o evento integra a programação de 50 Anos da UFSC e conta com apoio institucional da UDESC e da UNISUL. A produção é da Picnic Digital.
O Circuito Vivo arte.mov compreende uma série de iniciativas descentralizadas em diversas capitais brasileiras. Tem como objetivo difundir as novas perspectivas da produção audiovisual contemporânea e discutir as tendências das artes em mídias móveis.
O showcase em Florianópolis reúne as mais representativas obras audiovisuais exibidas neste que figura entre os principais festivais dedicados a mídias móveis do Brasil.
O evento recebe de todo país, micrometragens criados com câmeras de pequeno porte e/ou pensados no contexto de uma cultura em que os aparelhos portáteis, de formas de difusão online ou em dispositivos móveis criam um circuito próprio.
As atividades têm início no dia 29.04, às 19h, no Teatro da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), ao lado da Igrejinha, com a apresentação do projeto Circuito Vivo arte.mov feita por Lucas Bambozzi – artista multimídia e curador. Seus trabalhos vêm sendo frequentemente premiados e exibidos em festivais e mostras em mais de 40 países.
Na sequência, às 19h30, acontece a mesa redonda “Pra Dentro da Tela – As Coisas do Mundo e seus Conflitos, Idiossincrasias e Experiências Pessoais Codificadas para as Salas de Cinema e Telas de Vídeo”.
A mesa conta com a presença de Yara Guasque (artista multimídia, graduada em Licenciatura
A mediação é de Marcos Boffa, produtor cultural e especialista
Das 21h às 22h, o público confere a Mostra Competitiva apresentada na última edição do Vivo arte.mov.
Estas mostras revelam uma diversidade de formatos, que vão do abstrato ao narrativo, passando por vídeos com ênfase na plástica, no humor, na montagem ou em recursos de pós-produção. No conjunto, indicam uma constância da produção para mídias móveis. [Confira a programação abaixo]
No segundo e último dia do Circuito Nacional Vivo arte.mov em Florianópolis, no dia 30.04, a mesa redonda acontece das 19h às 21h e visa discutir “As Tecnologias Interativas e Sem Fio Apontadas para a Percepção das Coisas do Mundo”.
Neste dia, a discussão acontece entre Lucas Bambozzi (Vivo arte.mov), a pesquisadora Letícia Cardoso (graduada
Das 21h às 22h, o encerramento das atividades conta com a Mostra de Projetos Locativos do Vivo arte.mov 2007–2009.
Sobre o festival
O Vivo arte.mov afirma, desde sua criação, a vocação em priorizar a utilização consciente das mídias móveis para fins de construção de experiências de compartilhamento de conhecimento, acesso à informação, criatividade e arte.
Ao longo de suas edições esta iniciativa investiu em projetos que possibilitem ampla participação de criadores, pesquisadores e interessados de todas as regiões no país, fomentando uma comunidade ativa e protagonista no desenvolvimento das questões relativas à cultura da mobilidade.
SERVIÇO:
O QUÊ?: Circuito Vivo arte.mov em Florianópolis: palestras e mostras de vídeo
QUANDO?: 29 e 30 de abril de 2010, das 19 às 22 horas.
ONDE?: Teatro da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), ao lado da Igrejinha | Praça Santos Dummont | Trindade | informações: 48 9171-4777
QUANTO?: Entrada franca
ATENDIMENTO À IMPRENSA:
+ 55 11 9252.3192
1. 98001075056, Felipe Barros
SP, 2009, 02’40”
Memória, ancestralidade e identidade.
2. /Urbanovisão, Gustavo Rodrigues Calil Daher e Daniel Perez Gomes
SP, 2009, 00’55”
O que é um caminho? Onde vamos chegar se deixarmos de nos guiar? Aonde vão todas as pessoas que não se preocupam com direções? Vivemos uma era onde as rotas estão definidas, a tecnologia as aponta. O caminhar se tornou coqueluche, as ruas vivem, pulsam veículos e estabelecimentos. O que podemos enxergar nesta névoa que respiramos? Somos parte dela, e a transformamos todos os dias para conseguir estabelecer uma relação comum a todos. Somos parte do mundo sem direções, frenética e calculista. Somos parte da visão urbana, urbanovisão.
MG, 2009, 01’10”
Vídeo de despedida dos meus DreadLocks cultivados por 11 anos.
4. Arbanella, Felipe Barros
SP, 2009, 02’59”
Arbanella é um vídeo feito a partir da apropriação de antigas imagens em 8mm, que após uma nova edição e um novo áudio, ganham uma nova narrativa. Na Itália, "Arbanella" é um pote de vidro, onde as pessoas escrevem suas memórias em bilhetes e guardam para lerem um dia.
5. Atlântico, André Hime E Huila Gomes
SP, 2009, 01’19”
Apenas um mergulho no Atlântico.
6. Banquete Antropofágico, José Eduardo Nogueira Diniz
RJ, 2009, 00’53”
Banquete Antropofágico com participação especial de Oswald de Andrade.
7. Botões, David Mussel
MG, 2009, 02’22”
Na sociedade dos Botões, o menor e mais excluído de seus habitantes tem que superar seus medos e dificuldades para, com criatividade e esperteza, vencer uma grande ameaça que se faz presente, mostrando que a sagacidade dos pequeninos vence o orgulho daqueles que põe sua confiança na força bruta.
8. Caixa-Valise, Dellani Lima
MG, 2009, 02’37”
Tributo da banda mineira Madame Rrose Sélavy ao CBGB
9. Chloe, Ana Moravi
MG, 2009, 02’10”
Videoclipe da música CHLOE (álbum: QUASE TODAS ELAS) do quarteto instrumental SPLISHJAM.
10. Chuva Artificial, Dellani Lima
MG, 2009, 01’00”
Há sempre uma luz na tempestade.
11. Confusão Dos Infernos, Marlom Meirelles Silva Nascimento
PE, 2009, 01’08”
Até mesmo no inferno está difícil tirar uma soneca. Mas nada que uma visitinha não resolva...
12. Ctrl+Print, Joacélio Batista
MG, 2009, 00’53”
Da serie SLOW_ctrl_Execute: Um Superman engarrafado é o elixir do controle obsessivo da realidade.
13. Díptico, Pontogor
RJ, 2009, 02’57”
O toque das mãos nas vitrolas geram ruídos sonoros e visuais, simultaneamente.
14. Diretorio Temporário Para Um Esquecimento, Manuel Andrade
MG, 2009, 00’38”
Arquive todos os lapsos, retorne ao fim de tudo, encontre o que jamais existiu.
15. Em Caixas, Ronaldo Macedo Brandão e Tatu Guerra
2009, 02’14”
Em Caixas é um vídeo que tem como tema a reflexão sobre a sensação e a atmosfera de confinamento vivenciada pelo homem contemporâneo. Este trabalho é uma espécie de diário que exibe cenas cotidianas de um personagem solitário na grande cidade, mapeando algumas de suas ações ao longo do dia a partir de uma leitura poética. Aqui, o isolamento (a solidão) surge como estratégia para sobreviver à pressão da metrópole.
SP, 2009, 00’55”
"En route" significa basicamente "colocar-se a caminho". O vídeo é uma metáfora para o percurso de vida, trata de representações de movimentos, lugares e situações que se cruzam e que podem ser feitos e percebidos de diversas formas.
17. Estrada, Lucas Gervilla
SP, 2009, 01’50”
Uma estrada na Islândia ilustra Alberto Caeiro.
18. Flickering, Kika Nicolela
SP, 2009, 02’43”
Da escuridão à luz, e de volta à escuridão; um auto-retrato emotivo.
19. Following The Light, Eduardo Zunza
MG, 2009, 03’00”
Um olhar poético sobre angola
20. Get Your Fish, Nayara Macedo e Giselle Galvão
MG, 2009, 01’50”
"Get your fish!" consiste em uma compilação de imagens do cineasta norte-americano David Lynch captadas durante sua passagem por Belo Horizonte. Os quadros são fragmentos da palestra realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais no dia 6 de agosto de 2008.
21. Intimidade, Bruno Pacheco
MG, 2009, 2’50”
Casal assiste um filme na tv durante uma noite chuvosa.
22. Jogo Dos 7 Erros, paoleb+ aline paiva, átila calache, isabella meirelles
RJ, 2009, 02’00”
Encontre as diferenças entre as duas imagens.
23. Large Beautiful Eyes, Aline X
MG, 2009, 02’35”
Folha de rosto de ensaio videográfico sobre face lacrimosa de chefe de estado.
24. Mídia Locativa, Leandro Aragão e Raquel Solorzano
MG, 2009, 02’17”
Uma invenção do cotidiano de Bogotá, preço: um minuto por 200 pesos (R$ 0,18). Criado como forma de sobrevivência, este meio de acesso à comunicação surge em um subterfúgio das camadas populares colombianas que se apropriam de um produto e o descontextualizam do uso programado pelas empresas. Arte locativa no sul da esfera.
25. Moto.Contínuo, Marcelo Braga e Eduardo Zunza
MG, 2009, 02’14”
"movimento de um mecanismo que após iniciado continua indefinidamente"
26. O Futuro Da Música, Anderson Guerra
MG, 2009, 00’38”
Uma breve pensamento sobre o futuro da indústria fonográfica.
27. O Reflexo De Narciso, Leandro Martins e Márcio Soares
MG, 2009, 03’00”
"Um homem cria um meio de comunicação na parede. Nessa nova experiência ele se torna simultaneamente espetáculo e espectador."
28. Olho No Lance, Márcio Mota
DF, 2009, 02’27”
Olho no Lance retrata a paixão do brasileiro pelo futebol de forma inusitada. As emoções em relação ao esporte nacional oscilam entre a euforia máxima e o sofrimento mais profundo.
29. PABX Está Chamando, Estevan Sinkovitz, Nivaldo Godoy jr. e Panais Bouki
SP, 2009, 04’20”
O trabalho do PABX mistura música e vídeo. É uma proposta construída a seis mãos, 3 laptops, uma guitarra, um emulador e alguns kilometros de distância. O trio concebeu esta música com vídeo via internet. Utilizou muitas ferramentas disponíveis na web. Cada um acrescentou sua construção num ir e vir incessante de informações eletrônicas - surge assim o primeiro single: Rádio.
30. Paisagem Desnivelada, Bernardo Pinheiro
RJ, 2009, 03’00”
Vídeo de celular editado em múltiplos layers. Este vídeo busca intervir no olhar sobre a paisagem. Ele é a construção de um obstáculo visual ao ordinário movimento que surge no horizonte da paisagem/perspectiva. A fragmentação do tempo da imagem faz emergir uma verticalidade, ou seja, cria uma materialidade na superfície do vídeo. A profundidade e a horizontalidade da paisagem ficam desniveladas. Forma-se a intervenção do olhar.
O tempo altera o espaço e monta uma nova imagem, mais líquida, “matérica” e irreal. O som é tradução do processo submetido à imagem. Uma excessiva captação do vento, que explode na face exposta do microfone
31. Pássaros Nos Fios, Jarbas Agnelli
SP, 2009, 01’00”
Lendo o Jornal, me deparei com uma curiosa foto de passarinhos pousados nos fios elétricos. Recortei a foto e decidi compor uma música, usando a exata localização dos pássaros como notas (sem edição no Photoshop).
RJ, 2009, 02’10”
Predominantemente na cor azul celestial, este vídeo registra em plano fixo a movimentação ondulante do reflexo de um homem, sobre superfície líquida. Escuta-se sobretudo o sopro sibilante e contínuo de um Vento do mar: o que sopra no sentido do mar para o litoral. Essa sombra é quase como uma lembrança da existência daquele ser. Sua eminente imaterialidade nos faz aludir, talvez, a um fantasma que consegue jogar um objeto sólido.
33. Permuta, Renata Ferraz
SP, 2009, 01’30”
Corpos e campo são vistos através de uma cerca. Conviver com o outro, se misturar e fazer parte dele. As transposições, as fronteiras derrubadas e outras tantas invisíveis transformam permanentemente a paisagem.
34. Ponto De Fuga, Lea Van Steen
SP, 2009, 01’52”
PONTO DE FUGA é a direção para onde o objeto segue; se aprofunda.
35. Portrait, Francis Campelo
MG, 2009, 00’10”
Às vezes as lembranças incomodam
36. Projeção de Bolso, Maroca Sampaio, Laura Daviña e Roberta Guedes
SP, 2009, 02’57”
Vídeo experimental produzido com câmera de celular a partir da projeção de filmes durante a festa C.U.R.T.A. na Casa das Caldeiras (São Paulo), em agosto de 2009. O suporte das projeções é um caderno de bolso.
37. Psicótica, Marlom Meirelles Silva Nascimento
PE, 2009, 02’07”
Quando o medo se transforma em psicose.
38. Punk, Pontogor
RJ, 2009, 03’00”
Uma festa punk.
39. Regras, Renata Ferraz
SP, 2009, 02’42”
Assim é se lhe parece.
40. Relógio de Areia, Bruno Graziano, José Hilário, Raiani Teichmann e Léo Filippi
SP, 2009, 03’00”
Ele brinca com o tempo. E com ele mesmo!
41. Revolta, Dirnei Prates
RS, 2009, 02’24”
Homens ao mar. (Filme feito a partir da apropriação de cenas de "O encouraçado Potemkin" de Sergei M. Eisentein.)
42. Sabor Tomate, André Hime e Huila Gomes
SP, 2009, 00’29”
Uma reflexão sobre o tempo, as micro-ondas e os tomates.
43. Samy’S Melody, Samantha Oliveira Brianez, Paloma Oliveira, Paula Matta, Ricardo Palmieri
SP, 2009, 02’14
Olhe bem... Veja só... Em um mundo caótico e cheio de aproximações estéticas com necessidades de se controlar uma vida saudável e balanceada, uma brincadeira com imagens e truques facilmente revelados mostram três garotas que correm sem propósito.
44. Sangre, Cris Ventura
MG, 2009, 02’30”
Mariana ventura tem 10 meses, um vestido branco e morangos. Sangrar para a mulher não é esvaecer-se, é necessário e vital. Um feminino férrico que está ligado a mitos da fertilidade, virgindade, vida e morte.
45. Segredos de Banheiro, Thiago Alcântara
SP, 2009, 01’23”
Entre, tranque a porta e realize as suas vontades.
46. Solo, Cleisson Vidal
SP, 2009, 01’46”
Um jovem surge do acaso e faz um solo para que a bola não vá ao solo.
47. Bote o Fire Aí, Man!, Tiago Pinho Santos (Expinho)
BA, 2009, 02’12”
Dia após dia, um sujeito barbudo e fumante indaga um senhor dono de uma banca. Esta relação "non-sense" estabelecida entre eles é o quebra cabeça montado e desmontado em: Bote o Fire aí, Man!