quinta-feira, 1 de julho de 2010

Curtas de Zeca Pires no Paradigma Cinearte


Paradigma Cinearte abre programação de julho com cinco curtas catarinenses

Intitulado "Curtas de Zeca Pires", o filme aborda temas como a Festa do Divino, a Farra do Boi e a Ilha da Magia


O recém-lançado espaço de cinema de Florianópolis, Paradigma Cinearte, exibe nos dias 1º e 8 de julho, quinta-feira, às 20h, cinco curtas do diretor catarinense Zeca Pires, seguidos de bate-papo com o cineasta. O filme intitulado Curtas de Zeca Pires aborda temas bem característicos do Estado, como as histórias da Festa do Divino, a Farra do Boi e a Ilha da Magia. "A iniciativa dos idealizadores do Paradigma Cinearte é muito importante, principalmente pela estrutura diferenciada dos outros locais de entretenimento que oferecem a mesma proposta", ressalta o diretor.

Zeca Pires é um reconhecido diretor catarinense, com curtas produzidos desde a década de 1990. É ainda, professor de Cinema e funcionário do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (Secarte), da Universidade Federal de Santa Catarina e está finalizando o primeiro longa, com o título A antropóloga, que foi quase totalmente filmado na Costa da Lagoa e será lançado no segundo semestre de 2010.

Veja entrevista do cineasta Zeca Pires para a Agecom


Saiba mais sobre os curtas:

Perto do Mar: Episódio dos curtas catarinenses, produzido pela TVi e exibido para todo o Estado de Santa Catarina pela RBS-TV. Baseado no conto do escritor catarinense Salomão Ribas Jr, "O Velho da Praia Vermelha".

Ilha: Mariana recebe uma carta do pai que não a vê há 22 anos. Ele está muito debilitado e tem um último pedido para a filha.

Caminhos do Divino: Um documentário sobre a Festa mais popular do litoral catarinense, que mescla depoimentos sobre a importância cultural do culto ao Divino Espírito Santo, contando a história e as origens da tradição.

Farra do Boi, o Documentário: Filme sobre a polêmica em torno da Farra do Boi, que acontece em feriados como a Páscoa e o Natal, no Estado de Santa Catarina e que consiste na perseguição e morte de um boi pelos participantes. Trata das origens da festa na Ilha dos Açores e da repressão iniciada nos anos 80, mostrando opiniões contrárias e favoráveis. São exibidas imagens da perseguição ao boi, mas não há cenas de tortura ou morte. Depoimentos de pescadores, historiadores, jornalistas, da psicóloga Nise da Silveira e da atriz Lucélia Santos.

Manhã: Filmado no interior do Estado, narra o cotidiano de um leiteiro cujas tarefas são violentas e equivocadamente interrompidas.


Sobre o Paradigma Cinearte:

O Paradigma Cinearte surgiu como uma alternativa ao circuito das produções hollywoodianas exibidas nas salas de cinemas tradicionais de Florianópolis e conta com o apoio da Paradigma, empresa de softwares e informática. O espaço fica no Corporate Park, na SC 401. Semanalmente são exibidas duas sessões em uma sala equipada com tecnologia de última geração com capacidade para 120 pessoas. Com o objetivo de oferecer mais comodidade aos visitantes, o Paradigma Cinearte disponibiliza reserva de ingressos através de seu site, que podem ser retirados até 15 minutos antes de cada sessão. Mais informações e a programação completa no site: www.paradigmacinearte.com.br


SERVIÇO:

O QUÊ?: Cinco Curtas Catarinenses de Zeca Pires abrem programação de julho do Paradigma Cinearte

QUANDO: Dias 1º e 8 de julho de 2010, às 20 horas.

ONDE: Paradigma Cinearte, Rodovia José Carlos Daux (SC 401) n° 8600 sala 2 bloco 8 Centro Empresarial Corporate Park, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis-SC

QUANTO: Inteira: R$ 12,00 e meio R$ 6,00

CONTATO: Contato Paradigma Cinearte: (48) 3239-7777ou www.paradigmacinearte.com.br – Contato Zeca Pires: (48) 3721-9348 e 9971-7951 ou pelo e-mail zecapires@dac.ufsc.br

CONTATO: Assessoria: Fábrica de Comunicação - www.fabricacom.com.br - (48) 3027-6000


Fonte: [CW] DAC.SECARTE.UFSC, com material fornecido pela assessoria do evento.