quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lançamento do clipe do Reggae da Tainha

Videoclipe do Reggae da Tainha será lançado nesta quinta-feira, 29/07, em Florianópolis

Com o cantor Valdir Agostinho, letra da música de Júlio César Cruz e direção do cineaste Zeca Pires o evento acontece no Fundação Café, da Fundação Cultural Badesc, às 19 horas.


Acontece nesta quinta-feira, 29/07, o lançamento do videoclipe da música “Sereia Manezinha”, o “Reggae da Tainha”, trabalho que conta com o cantor Valdir Agostinho, letra da música de Júlio César Cruz e direção do cineasta Zeca Pires. O evento acontece no Fundação Café, da Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis, às 19 horas.

No evento de lançamento, o público poderá assistir ao “making off” da produção, ao videoclipe e a um show com o cantor Valdir Agostinho, que se apresentará com outros músicos convidados, integrantes do cenário cultural local. Na ocasião, o diretor do videoclipe também lança o DVD Curtas de Zeca Pires, que contém cinco dos seus curtas-metragens. O público ainda poderá saborear um coquetel com frutos do mar. O evento faz parte das comemorações dos 50 Anos da UFSC.

A produção deste videoclipe é mais uma saudável parceria entre profissionais do Hospital Universitário – HU e do Departamento Artístico Cultural da UFSC. A parceria anterior realizou a exposição de artes visuais Doadores de Órgãos. Agora a união une a música e o cinema, um trabalho que vem sendo impulsionado pelo recém criado Núcleo de Documentários do DAC/SECARTE/UFSC, coordenado por Zeca Pires, que atualmente está trabalhando na finalização do seu novo filme “A Antropóloga”.

A letra da música Sereia Manezinha (reggae da tainha) traduz a cultura ilhoa falando dos peixes, pescadores e as mulheres da Ilha.

O médico do HU/UFSC, Júlio César Cruz, compôs a letra, em 2007, inspirada nas lindas mulheres, nos peixes do litoral da Ilha de Santa Catarina e nos pescadores tradicionais da Barra da Lagoa, a mais conhecida colônia de pescadores da capital catarinense.

Feita em trocadilhos bem amarrados, usando mais de 20 nomes de peixes, “Sereia manezinha” ficou guardada um ano até o artista multimídia Valdir Agostinho ler a composição. Extasiado, o artista da Barra da Lagoa “pirou”, segundo palavras do próprio artista, e, a partir daí, o trabalho foi consolidado, passando do papel para uma composição trabalhada em estúdio. O subtítulo “Sereia Manezinha” virou “reggae da tainha”, sugestão de Gazu, vocalista da banda Dazaranha, produtor e arranjador da música.

A voz de Agostinho deu um toque ilhéu ao trabalho, cuja letra, divertida e inteligente, agrada desde os pescadores da Barra aos blogueiros especialistas em cultura, arte e música. Nessa altura, entrou em cena outro ilustre Mané, Zeca Pires, o cineasta fã de Valdir, que com sua intuição, traduziu a música em imagens no clipe “Reggae da Tainha”.

Trabalho feito a muitas mãos, o videoclipe tem o talento do cantor Valdir Agostinho, a letra da música de Júlio César Cruz e a direção do cineaste Zeca Pires. A melodia é de Gazu, do Dazaranha, e Luiz Maia. Também fazem parte da gravação Gazu, Érico Verícimo, os músicos Ulysses Dutra (guitarra e backing vocal), Luiz Maia (baixo e engenharia de som) e Guilherme Ledoux (bateria), os três da banda Coletivo Operante. Lou Hamad (direção de arte), a atriz Simone Moraes - no papel da sereia -, e alunos do curso de Cinema da UFSC. Nos extras, além do making of, fotos still do fotografo inglês Paul Mansfileld. Cenário e figurino levam assinatura do próprio Valdir que usou como matéria prima lixo recolhido na Lagoa da Conceição. As gravações aconteceram em local que também tem tudo a ver com o artista: a Costa da Lagoa.

Júlio César Cruz - Natural de Curitibanos e radicado em Florianópolis há 29 anos, o médico de 46 anos cresceu ouvindo MPB e os clássicos do rock nacional, principalmente em sua juventude, na década de 1980, época de ouro do rock nacional. A letra veio ao acaso, inspirada em seu pai, pescador amador de Itajaí. Começou a colocar as ideias no papel, acrescentado aos poucos os detalhes que resultaram nesta verdadeira homenagem ao ilhéu e seus costumes.

Valdir Agostinho - Músico, artista plástico e apresentador de TV. Nascido na Barra da Lagoa, é um típico “manezinho” de Florianópolis e uma das personalidades bastante atuantes na cidade. Valdir é um artista multimídia. Um reciclador, o menestrel da Barra que se exprime em várias maneiras de fazer arte, e todas com sua personalidade exuberante e carismática. Trazendo a temática da preservação do meio-ambiente e cultura popular sem negar a modernidade. Como artista plástico é conhecido por suas pandorgas (pipas/papagaios) que carregam os temas da cultura mané não apenas pelos céus de Florianópolis como também para galerias de arte pelo mundo afora. É ganhador “hors concours” nos concursos de Carnaval com fantasias feitas de sucata. A reciclagem de lixo é o tema importante da sua obra e tema também de algumas de suas canções.

José Henrique Nunes Pires - Cineasta catarinense que abriu portas, e vem construindo e conquistando com seu currículo um lugar de destaque na história da produção cinematográfica de Santa Catarina. Diretor de 10 filmes, entre documentários, curtas e longas-metragens, o cineasta é natural de Florianópolis. Possuí formação acadêmica nos cursos de Jornalismo/UFSC, Administração/ESAG, mestrado no Curso de História e doutorando em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC, na área de mídia e conhecimento, com a temática Cinema Digital. Atualmente é diretor do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Zeca Pires foi um dos fundadores da Cinemateca Catarinense/ABDSC e um dos criadores do Curso de Cinema e Vídeo da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina). Zeca Pires é um reconhecido diretor catarinense, com curtas produzidos desde a década de 1990. A maioria de seus trabalhos tem um forte vínculo com a cultura popular do

Estado, entre os quais, destacam-se: co-direção, juntamente com Norberto Depizzolatti, no curta-metragem Manhã (1989) e no documentário Farra do Boi (1991). Veja outros trabalhos do cineasta em http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeca_Pires.


SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do videoclipe “Sereia Manezinha”, o “Reggae da Tainha” com show de Valdir Agostinho e músicos convidados.

QUANDO: Dia 29 de julho de 2010, quinta-feira, às 19 horas

ONDE: Fundação Café, da Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis. Rua Visconde de Ouro Preto, 216. Fone (48) 3224-8846, e-mail fundacaocultural@badesc.gov.br

QUANTO: Gratuito e aberto ao púbico

VISITE: www.fundacaocultural.badesc.gov.br e www.dac.ufsc.br


Fonte: [CW] DAC-SECARTE-UFSC, com material dos produtores.