domingo, 4 de julho de 2010

Exposição: Circulando em outras dimensões


Exposição Artística "Circulando em outras dimensões" no Hall da Reitoria da UFSC

Mostra inédita em Santa Catarina abre em Florianópolis dia 5 de julho, segunda-feira às 19h30, e estará exposta até 23 de julho

Quatro oficinas do projeto circulante acontecem na UFSC

Florianópolis recebe a exposição inédita no Estado "Circulando em outras dimensões", com abertura no dia 5/7, segunda-feira, às 19h30, no Hall da Reitoria da UFSC. Evento gratuito e aberto à comunidade.

A ideia da exposição é a de uma circulação de imagens, uma troca de experiências entre artistas de diferentes áreas e regiões, que se expressam por um único meio - a gravura digital.

Cada cidade que recebe a exposição trata de acrescentar imagens produzidas pelos artistas específicos daquele lugar, assim a exposição adquire significação ímpar dependendo de onde estiver montada.

A exposição é composta por gravuras digitais em grandes formatos, 144cm por 108cm. A mostra conta com 30 artistas de diferentes áreas: instaladores, gravadores, pintores, fotógrafos, video makers etc, que criaram uma imagem para ser impressa em gravura digital.

Artistas desta mostra:

De Florianópolis: Flávia Fernandes, Giacomo Picca, Leylah Navarro, Ivan de Sá, Helenita Peruzzo, Neno Brazil, Cezar Silveira, Rafael Rodrigues, Diego de Los Campos, Janga Neves, Sandra Fávero, Bebeto Nascimento.

De São Paulo: Regina Carmona, Reinaldo Batista, Christophe Spoto, Claudia Braga, Lucila Meirelles, Luciano Bortoletto, Laurita Salles, Julia Carmona, Ângela Barbour, Natália Corte Real, Solange Sandoval, Renata Barros, Rosa Esteves, Sueli Vital, Ângela Lotaif, Claudia Tatit, Lelena Santana, Gustavo Ferro.

O projeto iniciou-se com uma exposição de artistas paulistas na Galeria Gravura Brasileira, em São Paulo e expandiu-se para o SESC de Santos, de Ribeirão Preto, e para a Galeria Colorida, de Lisboa, Portugal. E, ao mesmo tempo em que esta edição é realizada em Florianópolis também haverá uma mostra do circulando em outras dimensões na Eslováquia, com artistas brasileiros e eslovenos.

O projeto é coordenado pela artista Regina Carmona, de São Paulo, e conta com parcerias de curadores das cidades visitadas, como em Florianópolis, cuja curadoria está aos cuidados da artista Flávia Fernandes. O projeto está sendo trazido para Santa Catarina pela AAPLASC - Associação dos Artistas Plásticos de Santa Catarina, numa parceria de trabalho com o Departamento Artístico Cultural (DAC), da secretaria de Cultura e Arte (Secarte) da UFSC.

Projeto de Arte: Circulando Em Outras Dimensões*

Circulando em Outras Dimensões é um projeto de arte expositivo e itinerante, com artistas apresentando estampas digitais obtidas a partir de técnicas diversas de criação.

As imagens realizadas em diversas técnicas artísticas são impressas por impressoras para grandes formatos. Com medidas e tamanhos diversos e variáveis, passíveis de aumento e diminuição, essas estampas são adaptáveis aos mais diversos meios e finalidades expositivas.

O movimento circular, aberto e contínuo deste projeto é mais uma forma encontrada pelos artistas para mostrar suas criações em proximidade, convivência e ao alcance do público e interessados em arte. Tornar visível e acessível a produção artística por direções em qualquer sentido, tamanho e medida.

O projeto possibilita exposições em pequenos ou grandes espaços. Espaços abertos, fechados e virtuais. De salas expositivas a instalações de rua, instalações públicas e urbanas. Intervenções em espaços e objetos, pequenas e grandes coisas. (*)Texto do blog do projeto.

Quatro oficinas de arte

Na edição da exposição em Santa Catarina, serão apresentadas obras- imagens de artistas paulistas e catarinenses, e serão realizadas quatro oficinas de arte, com um dia de duração cada uma, ministradas por alguns artistas que participam da mostra, entrelaçando, dessa maneira, a experiência da exposição com os aprendizados de teoria e prática artística das oficinas.

As oficinas-workshops oferecidos em Florianópolis serão focados em imagens contemporâneas e serão ministrados pelos artistas paulistas: Oficina de Aquarela, ministrada por Christophe Spoto; Oficina de construção de imagens, observação e fotográficas, ministrada por Julia Carmona Duval; "Fluxos Urbanos", ministrada por Lucila Meirelles; Oficina A Imagem Contemporânea, ministrada por Regina Carmona.

Para saber mais sobre as oficinas, e saber se ainda há vagas, os interessados devem acessar http://noticiasdodac.blogspot.com/2010/06/estarao-abertas-partir-do-dia-28-de.html ou entrar em contato com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, pelos telefones (48) 3721-9348 ou 3721-9447.

Regina Carmona Flavia Fernandes e Aaplasc

Regina Carmona: artista e mestre em Poéticas Visuais pela USP, destaca-se na geração 90 com projeto Nascente da USP, participa de importantes mostras, bienais , projetos de arte no Brasil e exterior. Residente em fundações de arte como Sanskriti Kendra (Índia), Tescani (Romênia), pesquisas e simpósios de arte na Finlândia, Eslováquia, Espanha, Israel. Ganhou prêmios, viagens e bolsa CNPq. Obras em acervos públicos e privados, docente da Faculdade Belas Artes, coordenadora de projetos junto a instituições e fundações de arte. Fundadora do Circulo3 Projetos de Arte, e coordenadora e curadora geral das mostras coletivas. Site: www.reginacarmona.com

Flavia Fernandes: artista, mestre em Artes Visuais pela Universidade federal do Rio Grande do Sul. Está radicada em Florianópolis onde atua como professora e artista voltada para gravura, instalações, intervenções, gravuras e vídeos. Expõe no Brasil e no exterior e possui obras em várias coleções públicas. Vive e trabalha em Florianópolis. Site: www.flaviafernandes.com

A Aaplasc, segundo Ivan de Sá, presidente da associação, é uma entidade que reúne os mais expressivos artistas de nosso Estado, e tem representantes no Conselho Estadual de Cultura e na Comissão de Seleção de Obras Públicas e seus artistas ocupam cargos de relevância em vários órgãos ligados à Cultura Catarinense.

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição "Circulando em outras dimensões".

QUANDO: Abertura dia 5 de julho de 2010, segunda-feira às 19h30. Visitação até 23 de julho.

ONDE: No Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Flávia Fernandes ou DAC: (48) 3721-9348 e 3721-9447

Visite: www.circulandoemoutrasdimensoes.blogspot.com e www.dac.ufsc.br


Fonte: [CW] e José Fontenele - Assessoria de Imprensa do DAC.SECARTE.UFSC, com material dos organizadores.