Instituição também fará homenagem a Lauro Junkes
A diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC), Carmen Fossari, será empossada na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 20 horas, pela Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA). A instituição também fará uma homenagem ao ex-professor da UFSC e ex-presidente da Academia Catarinense de Letras (ACL), Lauro Junkes, falecido em 2010. A solenidade acontece no Auditório do Tribunal de Contas do Estado.
Mestre em Literatura Brasileira e diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC, Carmen Fossari foi nomeada pela ACLA e ocupará a cadeira de número 31 da instituição, do patrono Isnard Azevedo.
Carreira de Carmen
Natural de Florianópolis, Carmen Fossari se formou em Literatura Brasileira , com opção em teatro, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Como diretora teatral, Carmen dirigiu e produziu mais de 60 peças.
Como atriz, Carmen atuou na minissérie “Ilha das Bruxas”, produzida pela TV Manchete, no filme “Procuradas”, e nos curtas metragens “Alva Paixão”, de Maria Emília Azevedo, ”Ilha”, de Zeca Pires, e “Alma Açoriana”, de Penna Filho. Carmen Fossari também escreve enredos para as escolas de samba de Florianópolis. Durante dez anos, escreveu para o Anuário Brasileiro de Teatro.
Carmen recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais e representou o Brasil com espetáculos em Portugal (Açores), Argentina, México, Chile, Colômbia, Paraguai e Porto Rico.
Carmen Fossari, diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC), é também diretora artística do Grupo Pesquisa Teatro Novo e coordenadora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC.
Lauro Junkes recebe homenagem
Na solenidade, a Academia Catarinense de Letras e Artes também fará uma homenagem com o prêmio "Conjunto da Obra" a Lauro Junkes, que faleceu no ano passado, aos 69 anos. Junkes foi professor da UFSC por 34 anos e por três décadas trabalhou como jornalista crítico, comentando produções, sobretudo da literatura de Santa Catarina. Lauro Junkes, que ocupava a cadeira de número 32 da Academia Catarinense de Letras (fundada na década de 1920), foi presidente dessa academia de 2003 a 2010.
Academia Catarinense de Letras e Artes
Criada em 2003, a Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) congrega escritores, poetas músicos, artistas plásticos e das artes cênicas. A ACLA tem como finalidade valorizar e preservar as culturas regionais do Estado. Periodicamente, a instituição promove encontros, simpósios, debates e outros eventos em Santa Catarina.
Confira a lista de homenageados na solenidade
Entrega dos Prêmios ‘‘Paschoal Apóstolo Pítisca’’, ‘‘Victor Meirelles’’, ‘‘Edino Krieger’’ e ‘‘Conjunto da Obra’’ - Ano 2011 - respectivamente aos:
Escritor Luiz Carlos Amorim - Personalidade Literária do Ano
Artista Plástico Rodrigo de Haro - Personalidade Artística do Ano
Pianista Luiz Gustavo Zago - Personalidade Musical do Ano e
Lauro Junkes (in memoriam) Escritor - Conjunto da Obra
Posse dos Novos Acadêmicos
Aguinaldo Filho (cadeira nº 32 - Patrono Juvenal Melchíades de Souza),
Antonio Cunha (cadeira nº 27 - Patrono Adolfo Melo),
Carmen Fossari (cadeira nº 31 - Patrono Isnard Azevedo)
Sulanger Bavaresco (cadeira nº 33 - Patrono Horácio Nunes Pires)
Fonte: Rafael Gomes - Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural (DAC): SECARTE: UFSC