terça-feira, 24 de abril de 2012

Apresentação da banda Cravo da Terra no Projeto 12:30


Dia 25/04, quarta-feira, na Concha Acústica da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade.



O Projeto 12:30 recebe a banda Cravo da Terra, nesta quarta-feira, 25/04, às 12h30 na Concha Acústica. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.


O Cravo-da-Terra tem na pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste do Brasil a base de suas composições e de seus arranjos. Seus cinco integrantes utilizam instrumentos de sopro, corda e percussão e, em busca da simplicidade e da singeleza, convidam o público para uma viagem pela música brasileira. A pesquisa é fonte de inspiração e partida, mas a paisagem que se aprecia durante a viagem é contemporânea.

Iniciado em 2000, o grupo tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora, assim como pela poesia destilada em suas canções. O começo de sua história, acontecido em bares e cafés da cidade de Florianópolis, rendeu arranjos preciosos para clássicos da MPB. No ano de 2001 o grupo desenvolveu uma pesquisa com compositores da cidade. Desta pesquisa surgiu um repertório com quatorze músicas, apresentado em auditórios, teatros e bares da cidade. Foi a partir do ano de 2002 que o grupo começou a dedicar-se às suas próprias composições.

O primeiro CD do “Cravo-da-Terra” foi sendo construído sem pressa: cinco anos foi o tempo que separou a formação do grupo e o lançamento do CD. Durante esse tempo, o grupo realizou pesquisas, ensaiou limites e alcançou uma maneira muito particular de fazer música. Neste primeiro disco, distribuído nacionalmente pela Tratore, estão registradas quatorze músicas, entre instrumentais e canções, compostas e arranjadas pelo grupo, que passeiam muito perto da música tradicional brasileira sem, porém, residir dentro dela.

O ano de 2007 foi tanto o da gestação do segundo CD intitulado “Infinito Som”, lançado em junho de 2008, do reconhecimento pelo “Prêmio Catavento” de melhor cantora concedido à Ive Luna pela Rádio Cultura AM, e da seleção no Programa Rumos do Itaú Cultural.

Em 2011, o grupo prepara seu terceiro CD, intitulado Verde Longe que terá uma sonoridade mais preenchida, usando recursos de estúdio que não foram utilizados nos CDs anteriores. Terá as participações do Gira-Coro e do músico maranhense Tião Carvalho.


Ive Luna (vocal, flauta transversal, percussão) - Graduada em Educação Artística com Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, universidade na qual também fez sua pós-graduação em Teatro, tornando-se mestre. Cursou a escola de teatro Casa Ventoforte (SP) durante os anos de 1991 e 1992. Nestes mesmos anos teve aulas de canto lírico com Cida Moreira (SP) e participou do Grupo Cupuaçu de Pesquisa e Danças Populares (SP).

Participou do grupo Teatro Jabuti (Florianópolis, SC), de 1996 a 2003, como atriz e musicista, assumindo a direção musical, a pesquisa e as composições das trilhas sonoras de seus espetáculos. Em julho de 2007 recebeu o troféu Cata-Vento da Rádio Cultura AM de São Paulo, como melhor cantora do circuito nacional independente. Além de atividades artísticas desenvolve também, desde 1991, trabalhos relacionados a arte-educação em projetos, eventos e escolas.


Mateus Costa (vocal, contrabaixo acústico) - Instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais desde 1989. Participou de corais com o Maestro Carlos Lucas Besen (ETFSC, 1991-1998) e Rute Gebler (UDESC, 1983). Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda, 1996-1999). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da OSSCA (1996-1999).
Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis (1998), da Camerata de Florianópolis (1999) e da Orquestra de Câmara do IMCARTI - Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí (1997). Deu aulas de musicalização infantil para crianças de zero a três anos no Berçário Arcângelo (1997 - 2004).


Osvaldo Pomar (percussão) - Percussionista. Realiza pesquisa de ritmos brasileiros. Pandeirista do grupo Olho D Água de Choro. Integra do grupo Trino e a Felixfônica - com quem realizou show em Buenos Aires em 2009 e gravou trilhas do CD premiado pelo Projeto Pixinguinha da Funarte 2009. Dedica-se ao maracatu de baque-virado, tendo integrado a percussão do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife no carnaval de 2005. Desfila há 5 anos em blocos e escolas de samba da capital catarinense, atuando, atualmente na bateria da Escola Protegidos da Princesa.

Com o grupo poético-musical Margem Esquerda, fez turnê em cidades da Espanha no ano de 2008. Realizou a circulação SESC 2010 com o show A Outra da cantora Tereza Virginia, com quem gravou o CD e DVD Aluada, prêmio Elisabete Anderle FCC. É professor de percussão do projeto Música para Todos na SCAR de Jaraguá do Sul / SC e da Escola Livre de Música Compasso Aberto, onde atua no projeto Educando Através da Música Brasileira.


Pedro Cury (vocal, violão) - Graduando em música pela UDESC. Cursou clarinete no Center for the Musically Talented em Pittsburgh - EUA e participou da Pittsburgh Public School All Star Orchestra. Em 1999 passou a dedicar-se ao estudo do violão. Em 2008 teve passagem pela França se apresentando em Paris, Nantes, Rennes, Quimper e Toulouse.


Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:

O QUÊ: Show da banda Cravo da Terra.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, Praça da Cidadania, Campus Universitário, Florianópolis-SC.
QUANDO: Dia 25 de abril de 2012, quarta-feira, às 12h30.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.


Fonte: Kadu Reis – Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30, DAC: SECARTE: UFSC, com informações e foto do grupo.