quinta-feira, 19 de abril de 2012

Monólogo de Miguel, breve cena no palco



Teatro da UFSC recebe Monólogo de Miguel
Dias 20 e 21/04, sexta e sábado, às 20 horas



O Teatro da UFSC recebe a breve cena "Monólogo de Miguel", nos dias 20 e 21 de abril, sexta e sábado, às 20 horas. Ingressos a cinco e dez reais. A apresentação faz parte da programação da Semana Clarice, e é uma forma de tributo à sensibilidade e ousadia da notável escritora Clarice Lispector, umas das autoras mais lidas no Brasil. A Semana é uma realização do Programa de Ensino Tutorial de Letras (PET) da UFSC.

A dramaturgia da peça gira em torno de um escritor que, ao tentar escrever sobre a ira, descobre a dimensão de seus traumas de infância. A realidade e a ficção se entrelaçam para que ele descubra quem ele é e a profundidade da amargura que carrega.

Depois de ser apresentada como ensaio aberto na IV Semana Ousada de Artes da UFSC/Udesc, e ter a estreia no 4º Festival de Breves Cenas de Teatro de Manaus, como único representante catarinense no evento, ocorrido em março último, esta é primeira vez que a peça é apresentada em Florianópolis.

A peça foi escolhida para o festival de Manaus, segundo a curadoria nacional do evento, devido à “diversidade da obra, valores estéticos e artísticos, bem como a representatividade do objeto de arte em questão, somada a sua originalidade, riqueza de linguagem, valorização da pesquisa e o seu potencial de diálogo estético travado com o público e artistas”.

Monólogo de Miguel, da companhia catarinense Apatotadoteatro, em parceria com o NELLOL (Núcleo de Estudos de literatura, Oralidade e Outras Linguagens/UFSC), tem texto de Jorge Luiz Miguel e direção de Gustavo Bieberbach e Ricardo Goulart. O monólogo tem a participação das atrizes Carol Boabaid e Fabiana Aidar e a expressiva atuação da atriz Ilze Körting, formanda do Curso de Artes Cênicas da UFSC, que também atua na peça.

A dramaturgia é densa e verdadeira, mexe com o sentir, toca com profundidade. Como Clarice bem disse: "pensar é o ato, sentir é o fato". Segundo a atriz Ilze Körting: "Clarice nos marcou com sua força, ternura e sensibilidade, por isso dedicaremos o nosso trabalho para ela".


SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação da breve cena teatral "Monólogo de Miguel"
QUANDO: Dias 20 e 21 de abril de 2012, sexta e sábado, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
DURAÇÃO: 30 minutos
CONTATO: (48) 9105-5939 - apatotadoteatro@gmail.com


Mais sobre Semana Clarice em:

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC.SECARTE.UFSC, com material da produção.

.