domingo, 1 de março de 2009

Coral da UFSC inicia atividades e abre vagas para novos cantores

Momento de ensaio do Coral na Igrejinha da UFSC (Foto CW)

O Coral da UFSC inicia em 03/03 as atividades deste ano e abre vagas para novos cantores. 
As entrevistas com os candidatos interessados em participar do grupo serão realizadas nos dias 4 e 5 de março, das 14h30 às 16h30 na Igrejinha da UFSC. As inscrições para novos cantores estão abertas para os diversos naipes, e as vagas são abertas a pessoas da comunidade universitária e externa. 

Os ensaios do Coral da UFSC acontecem terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade. Às 5ª-feiras, das 19h às 19h45 são realizados ensaios de naipe, com rodízio mensal. Essa atividade de extensão é gratuita e aberta à comunidade. 

Para participar, basta preencher e enviar a ficha de inscrição 
disponível no link do Coral, no site do DAC - Departamento Artístico Cultural em www.dac.ufsc.br e comparecer no primeiro dia de ensaio. (Veja a ficha, acessando o link: http://www.dac.ufsc.br/musica_coral_ficha.php#topo)

O Coro Iniciante foi uma das novidades criadas há dois anos, para pessoas que desejam desenvolver a técnica do canto em grupo e que nunca participaram de um coro. O objetivo desse grupo é proporcionar às pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral a possibilidade de participarem do canto em grupo. O Coro Iniciante, iniciará suas atividades em data a ser definida, mas os interessados já podem preencher e encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail do coral: coraldaufsc@dac.ufsc.br.

Com 46 anos de vida completados em 9 de janeiro de 2009, o Coral da UFSC tem expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro. O grupo já gravou sete discos LPs e 3 CDs; apresentou oratórios e gravou especiais para a televisão; atuou como coral piloto incentivando a criação de dezenas de corais no Estado; realizou mais de 1.500 concertos de extensão universitária. Já se apresentou em inúmeras cidades de todas as regiões de Santa Catarina e nas principais capitais do Sul do Brasil e em cidades de seis países, quando da sua tournèe européia em 1994. Já passaram pelo Coral da UFSC mais de 2.350 cantores. 

Desde maio de 2004, conta com a maestrina Miriam Moritz, que regeu vários concertos em congressos, recital e encontros de corais, e que  coordena outros projetos para a comunidade, como música para pessoas com doença de Parkinson, canto em parceria com o Projeto Caeeira 21. Nestes últimos anos, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Lenine foram alguns dos compositores que o Coral interpretou com muito ritmo corporal e dança. Para 2009, o Coral da UFSC está programando uma série de atividades, algumas delas para participar das comemorações de aniversário de  Villa-Lobos e Carmen Miranda. 

Projeto O corpo na música, A música no corpo 

Em 2006, o Coral da UFSC realizou um projeto interdisciplinar com o Grupo de dança Fazendo Corpo Mole, coordenado pela professora Luciana Fiamoncini. do Centro de Desportos da UFSC. Para 2009, segue o projeto que envolve dança e música, dando continuidade à experiência dos anos anteriores.
Este projeto visa proporcionar, aos participantes do Coral da UFSC e do grupo de dança, a integração entre música e dança através do canto e de práticas expressivo-corporais. 

A música e a dança são atividades de grande relevância, pois integram a história da vida das pessoas na sociedade. Este projeto além de possibilitar a sociabilização entre os componentes, favorecerá a construção de referenciais que expressem variáveis que favoreçam ou que necessitem de maior investigação, na utilização da música em parceria com a dança para a obtenção dos objetivos por ele propostos. 

O Coral da UFSC faz parte do DAC - Departamento Artístico Cultural 
da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. 

Horário das entrevistas para novos cantores: 

Dias 04 e 05 /03, das 14h30 às 16h30 


SERVIÇO: 

O QUE: Início das atividades e inscrições para novos cantores do Coral da UFSC 
QUANDO: Início das atividades do coral: Dia 03/03 às 19 horas. Entrevistas para novos cantores: Dias 04 e 05 de março de 2009, das 14h30 às 16h30. 
ONDE: DAC - Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, na Trindade, em 
Florianópolis. 
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade 
CONTATO: coraldaufsc@dac.ufsc.br ou 3721-9348 e 3721-9447 - Ficha de Inscrição disponível no link do coral , no site do DAC em www.dac.ufsc.br (ou acesse: http://www.dac.ufsc.br/musica_coral_ficha.php#topo)


Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br

.