quinta-feira, 26 de março de 2009

Teatro da UFSC - Choro e Poesia

Teatro da UFSC recebe o espetáculo ´Choro e Poesia`, com o grupo Ginga do Mané e o poeta César Félix
O espetáculo 'Choro e Poesia' é a atração do Teatro da UFSC desta sexta-feira, dia 27/04.

Nesta sexta-feira, dia 27, às 20h, o Teatro da UFSC recebe o espetáculo ´Choro e Poesia`, com o grupo Ginga do Mané e o poeta César Félix. Com uma hora e meia de duração, o espetáculo conta com músicas de clássicos do chorinho - como Jacob do Bandolin, Pixinguinha, Waldir Azevedo e Ernesto Narareth -, e, acompanhando as músicas, obras de poetas clássicos como Jorge Luís Borges, Carlos Pena Filho, Cruz e Sousa, Alberto Caeiro e Vladmir Maiakowski, declamadas pelo poeta acreano César Félix (Cesinha).

O público poderá apreciar um espetáculo diferente, onde o choro fortalece a forma poética e a poesia enriquece a música. Como dizem os artistas deste espetáculo: “Música e poesia, duas manifestações; músicos e poetas, duas ações; tudo girando em torno de um só espaço: o da Arte.” Haverá ingresso ao preço de meia entrada para os que levarem uma poesia no dia do espetáculo.

Sobre o Ginga do Mané

O nome do grupo faz alusão ao choro ´A Ginga do Mane`, do inimitável mestre Jacó do Bandolim, e também faz referência ao jeito florianopolitano de ser, que carinhosamente é chamado de “manezinho”.

A célula inicial do grupo nasceu nas aulas práticas ministradas no Centro Musical Wagner Segura, em Florianópolis, onde alguns dos integrantes foram alunos, ou ainda hoje, como é o caso da cavaquinhista Fernanda Silveira e do pandeirista Fabrício Gonçalves, são professores.

O Ginga do Mané é formado pelos músicos catarinenses Bernardo Sens (flauta), Fabrício Gonçalves (pandeiro), Fernanda da Silveira (cavaquinho) e Raphael Galcer (violão de sete cordas), que buscam mesclar a impetuosidade da juventude com a necessária dedicação e a responsabilidade de executar obras musicais tão elaboradas e vinculadas ao perfeccionismo, como exige a execução de um choro, um gênero genuinamente brasileiro.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo ´Ginga do Mane` destaque para a participação no III Festival dos Grupos de Samba-Raiz de Florianópolis, em 2004; as apresentações no lançamento do Clube do Choro de Florianópolis e no Circuito Banco do Brasil – Etapa Santa Catarina, ambas em 2005, e participações no FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, edições 2007 e 2008.

Veja mais sobre o grupo e seus integrantes em www.gingadomane.com.br.

Sobre o poeta

César Félix (Cesinha), com formação em História pela UFSC, é professor e ativista de movimentos sociais e culturais. Tem três livros de poesia publicados: ´A oficina da poesia` (2003), ´Se você olhar dentro do poema, o poema olhará dentro de você` (2006) e ´Se existe poesia existe vida` (2008) – publicações independentes. Declamou poesia em vários projetos artísticos, entre eles: Quintal das Artes (1998) e Projeto 12:30 (DAC-UFSC), Encontro Mundial dos Estudantes (Havana-Cuba, 1997), Projeto Velhos Amigos (2001), A Barca do Livro (2008), Espaço Cultural Sol da Terra (2008).

Apresentou o espetáculo ´Sobre a Arte de amar`, em 2005, no teatro da UFSC; ´Espelhados – A vida refletida em poesia`, no ano de 2006, ao lado de Ryana Gabech e Raphael Galcer, e ´Harmonia da palavra`, com Bernardo Sens em 2007. Cesinha participou do projeto Margem Esquerda música e poesia Brasileira – com apresentações no Sesc de Florianópolis e nas cidades de Madri, Sevilla, Xiclana e Granada, todas na Espanha, em 2008, e Participou em Florianópolis, juntamente com o grupo ´Bom Partido` do show em Homenagem aos 100 anos de Cartola. Em 2009, o poeta tem se apresentado no espetáculo ´Rio da Impermanencia`, com o violonista Rafael Buti e com o grupo de choro Ginga do Mané. Em parceria com a fotógrafa Clara Figueredo, Cesinha tem apresentado a exposição de fotopoemas ´Poesia em Preto e Branco`.

Serviço:

O QUÊ: espetáculo ´Choro e Poesia`, com o grupo Ginga do Mané e o poeta César Félix.
QUANDO: Dia 27 de março de 2009, às 20 horas
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis
QUANTO: Inteira: R$ 20,00 e Meia Entrada: R$ 10,00. Pagarão meia entrada: estudantes, maiores de 60 anos, professores da rede pública e todos aqueles que trouxerem uma poesia.
CONTATO: Raphael Galcer (Ginga do Mané) 48-9904-2281

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material dos artistas.