terça-feira, 24 de março de 2009

Projeto 12:30 - Banda Compasso Aberto


Projeto 12:30 apresenta show musical com a Banda Compasso Aberto
Dia 25/03, quarta-feira, às 12h30, na Concha Acústica da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade

Esta apresentação da banda na Universidade Federal de Santa Catarina faz parte do Programa Petrobras Cultural, de 2007, através da Lei de Incentivo à Cultura, em que a banda foi contemplada com o Projeto Educando através da Música Brasileira. O projeto deu quinze bolsas de estudo para formação de músicos de baixa renda e vem fazendo uma série de apresentações em diferentes locais da grande Florianópolis. Seu repertório inclui os diversos gêneros musicais brasileiros como lundu, maxixe, choro, marcha-rancho, frevo entre outros. Durante a apresentação será distribuído um livreto com textos e ilustrações sobre os referidos gêneros.

A banda Compasso Aberto é um dos grupos musicais da Escola Livre de Música Compasso Aberto, que desenvolve uma forma de ensino onde o conteúdo teórico e a prática caminham juntos. O trabalho é coordenado por Silvia Beraldo.

Compasso Aberto - Escola Livre de Música
A Compasso Aberto - Escola Livre de Música foi fundada em janeiro de 1995, em Florianópolis. O projeto foi elaborado pela saxofonista Silvia Beraldo para a conclusão do seu bacharelado na Berklee College of Music (Boston). Além de cursos de instrumentos, teoria e percepção, harmonia e improvisação, a Escola oferece ainda diversas práticas de conjunto e curso preparatório para vestibulares de música.

Desde a sua criação, a Compasso Aberto vem difundindo a música através de shows e concertos em teatros, praças, escolas e universidades e de workshops com músicos de referência no panorama da música brasileira como o guitarrista Toninho Horta, o violonista Marco Pereira, o baterista Nenê e o maestro Ian Guest, entre muitos outros. No show de comemoração dos seus 10 anos, a Escola contou com a participação do grande músico mineiro Tavinho Moura.

Silvia Beraldo

Diretora musical da Compasso Aberto, professora de saxofone, flauta transversal, harmonia, improvisação, prática de conjunto, percepção, teoria e arranjo.

Graduada "Magna Cum Laude" pela "Berklee College of Music”, em Boston (EUA 1994). Como instrumentista e com trabalho próprio de arranjos e composições se apresentou em diversas cidades brasileiras, em Paris, Boston e Otawa. Compôs as trilhas sonoras dos filmes "Manhã", "Ponte Hercílio Luz", "Antropóloga" de Zeca Pires,”Nem o Céu Nem a Terra” de Isabela Hoffmann e "Doce de Côco" de Penna Filho.

Foi a diretora musical do filme "Cruz e Sousa" de Sylvio Back, para o qual fez uma pesquisa sobre a música do século XIX no Desterro. Fez a direção musical do espetáculo “Negros em Desterro”, desenvolvendo pesquisa sobre cantos afro-brasileiros em Florianópolis, além de arranjos e composições. Foi premiada nas “Mostras Sesc de Música” 2004 e 2005, gravando suas composições no CD coletivo das mesmas. Sua marcha “Onodi” ganhou 2º lugar no “5º Concurso de Música de Carnaval” em 2005, de Florianópolis. Em 2006, desenvolveu o projeto “Ampliação e Consolidação da Banda Compasso Aberto” patrocinado pela Petrobras. Em 2007, seu projeto "Educando através da Música Brasileira" foi contemplado pelo Programa Petrobras Cultural.


Veja mais em www.compassoaberto.com.br

Projeto 12:30

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente, às quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e quinzenalmente às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro.

Artistas e grupos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.



SERVIÇO:

O QUE: Show com a Banda Compasso Aberto
ONDE: Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC, Trindade - Florianópolis
QUANDO: Dia 25 de março de 2009, quarta-feira, às 12h30min
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
CONTATO: (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou projeto1230@dac.ufsc.br ou www.compassoaberto.com.br - fone (48) 3222-0282 - compasso@compassoaberto.com.br

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material da banda