domingo, 1 de março de 2009

Galeria de Arte da UFSC abre exposição de cartemas com fotografias de Florianópolis

Foto: Cartecafeschin, detalhe de cartema com fotografias de Clara Figueiredo.

Galeria de Arte da UFSC recebe os calouros e a comunidade com abertura da exposição Deslocamentos, com cartemas de fotografias das artistas Clara de Freitas Figueiredo e Mabel Fricke, e realiza o Encontro com as Artistas

Dia 03/03, terça-feira, às 18h30. Gratuito e aberto à comunidade

Os calouros de 2009 da UFSC e a comunidade poderão apreciar a exposição “Deslocamentos” que abre na Galeria de Arte da UFSC nesta terça-feira, dia 03/03, às 18h30. A mostra apresenta cartemas (composição com fotografias) das artistas Clara de Freitas Figueiredo e Mabel Fricke, que estarão presentes na Galeria para o “Encontro com as Artistas”. 

Nesse encontro, as artistas terão a oportunidade de falar sobre o processo criativo das suas obras, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte. 

A exposição poderá ser visitada até 03 de abril. A Galeria funciona no edifício do Centro de Convivência da UFSC. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Deslocamentos 

Os cartemas apresentados nessa exposição são feitos a partir de fotografias de diversos personagens anônimos, objetos e locais de Florianópolis. Técnica criada por Aloísio Magalhães, o cartema, cujo termo é um neologismo do filólogo Antônio Houaiss, é um ato simples, e não por isso pouco interessante, que se faz ao se colocar lado a lado duas ou mais imagens idênticas, buscando um ritmo e uma repetição, além da forma inicial, para o surgimento de uma nova imagem, maior e quase enigma da forma que a gerou.  

A mostra apresenta uma série com sete obras, cada uma com dimensões que variam de alguns centímetros a mais de cinco metros de comprimento. Esses cartemas são montagens a partir de fotos com tamanhos desde 3x4cm até 20x30cm, montadas sobre papel Paraná, que é fixado nas diversas paredes da galeria. Dependendo do tamanho doas imagens, esses cartemas contêm de 20 a 70 fotografias cada um. As fotos apresentam imagens de vários locais, objetos e pessoas em momentos do cotidiano de Florianópolis, possibilitando que o público visitante possa experimentar diferentes olhares sobre a cidade, ao se aproximar ou se afastar dos cartemas, experimentando também os seus deslocamentos diante das obras. Para as obras compostas de fotografias com pequenas dimensões, o público terá algumas lupas à disposição, para satisfazer a curiosidade e descobrir quais imagens que formam esses cartemas.

Segundo a artista Clara Figueiredo “iniciamos a série deslocamentos propondo inicialmente pensar imagens outras para uma Florianópolis turística, tantas e tantas vezes fotografada, outros olhares, outros pedaços desta.” Uma Florianópolis de pequenos descansos, pequenas esperas. Um café, um banco, um sorriso. Uma Florianópolis de vazios, em pleno domingo. Uma Florianópolis de pressa, de espaços a serem percorridos, de marcas deixadas pelas sombras tão inconstantes quanto a luz. Uma Florianópolis preta e branca, quase sem tempo.

Para Mabel Fricke “um espaço quase sem tempo, fotografia enquanto congelar de imagens, e por sua vez torná-las pela simples repetição e acomodamento, formas geométricas que esforçam-se para serem puras, embora falhas. Guardam porém, quando olhar se aproxima a uma distância exata para cada olhar, uma imagem matriz.” A partir do que as artistas chamam de pequenas andanças pelo centro de Florianópolis, em 2007, a série de imagens que compõem a matriz dos Cartemas começou a ser delineada. 

Dois olhares

Dois olhares sobre o mesmo tema – deslocamento – foi o jogo criado entre as artistas. Enquanto Figueiredo procura na cidade uma composição estrutural e espacial das massas e subjetividades que circulam se deslocando e deslocando a cidade de um lado e de outro, constituindo e se constituindo nesses deslocamentos, por vezes tão naturalizados na rotina, que extraem a esfera do deslocamento. Deslocamento enquanto ato ou efeito de deslocar da posição normal, qualquer parte do corpo e do corpo no espaço. Fricke pensa no deslocar enquanto afastamento, afastamento do outro que forma o emaranhado de desenhos diários e singulares da cidade. Deslocar-se no outro, no movimento ríspido e exato do dia a dia, do tarefa-a-cumprir. Ambas, Clara e Mabel, pensam o deslocamento enquanto ato de tirar do lugar onde estava, transferir, mudar, mover-se, desarticular-se, desmanchar-se. A fotografia em si mesma um deslocamento de fatos, cenas, momentos e imagens do cotidiano. 

Cada olhar 

Clara de Freitas Figueiredo, 21 anos, nascida na cidade de Fortaleza-CE, é graduanda do curso de Pedagogia da UFSC, formada pelo curso profissionalizante de Fotografia do SENAC - Santa Catarina. Seu interesse por fotografia permeou de maneira informal toda sua infância, repleta de viagens e mudanças de cidade, mudança de cenas cotidianas que apareciam sempre como algo a ser descoberto, a ser observado, fotografado. Incentivada por seu pai, que outrora fora fotógrafo, aos 15 anos encontrou, em um grupo de amigos, saídas e experimentações da fotografia analógica. Amigos estes que se tornam um grande alvo de sua pesquisa fotográfica, haja ver a exposição Alocação. De maneira um pouco mais sistematizada em 2007, inicia estudos de fotografia na UDESC, buscando um aprofundamento na fotografia, em seguida faz o curso do SENAC, onde adentra no universo da fotografia digital. 

Em Florianópolis, participou da Mostra de Vídeo Poemas, no Centro Integrado de Cultura, em 2007, e, da organização do I Festival de Curtas Alternativas, no Centro de Educação da UFSC, em 2006. Em 2007, Clara Figueiredo participou de intercâmbio cultural e realizou estágio em projeto de educação intercultural na Itália.

Mabel Fricke, 25 anos, nascida em Ijuí-RS, é graduanda do Curso de Artes Plásticas da UDESC, com formação voltada para a área de Fotografia, Vídeo Performance e Pintura. Esta é a terceira exposição na qual se utiliza da linguagem fotográfica, mas a primeira na qual realiza todas as fotografias em filme de 35 mm. Pensa as pequenas andanças enquanto pequenas surpresas, quase como uma coleção delas.

A artista participou de exposições coletivas do Museu de Arte de Santa Catarina e da Fundação Cultural Badesc, ambas em 2007 em Florianópolis, e, do II Salão dos Novos em Itajaí.

De maneira mais intensiva, em 2007, entre laboratório, filmes e saídas fotográficas, Clara e Mabel começam seu percurso juntas, por meio de suas pequenas andanças pelo centro da cidade de Florianópolis e Porto Alegre.

Veja fotos experimentais de alguns estudos das artistas em:

Clara Figueiredo:

www.flickr.com/photos/claraffigueiredo

Mabel Fricke:

www.flickr.com/photos/mabelfricke      

www.pbcolorido.blogspot.com

 

Sobre a Galeria 


A Galeria de Arte da UFSC, que completará 20 anos de atuação em 2009, tem se consolidado como espaço de referência para exposições no Estado de Santa Catarina. Local de estudo e apreciação da arte, realiza workshops e encontros com artistas, ampliando o acervo de obras de arte que promovem a humanização do campus. Apresenta trabalhos de diversos artistas plásticos locais, nacionais e estrangeiros, em uma dúzia de exposições individuais e coletivas em que cerca de 60 artistas apresentam seus trabalhos para um público da ordem de 10 mil pessoas por ano. 

As exposições realizadas na Galeria de Arte têm possibilitado que se ofereça à comunidade universitária um "Encontro com o Artista". O objetivo é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino. Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. 

A galeria tem como objetivo mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate, discussão e conhecimento de novas técnicas do fazer artístico. Diversos artistas de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil já realizaram exposições na Galeria da Universidade, tanto em exposições individuais, como coletivas. 

A galeria funciona no prédio do Centro de Convivência do campus, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h30min, e faz parte do DAC - Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC. 


SERVIÇO: 

O QUÊ: Exposição “Deslocamentos” com cartemas de fotografias das artistas Clara de Freitas Figueiredo e Mabel Fricke
QUANDO: Abertura e Encontro com as Artistas: Dia 03 de março de 2009, terça-feira, às 18h30. Visitação: de 04/03 a 03/04/2009, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, Centro de Convivência do campus, em Florianópolis 
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. 
CONTATOS: Galeria de Arte: (48) 3721-9683, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30. Ou, galeriadearte@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br - Artistas: chiarinh@gmail.com e mabelfricke@gmail.com

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material fornecido pelas artistas

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br

.