quarta-feira, 18 de março de 2009

Projeto 12:30 Acústico - "O Rio da Impermanência"

Projeto 12:30 Acústico apresenta “O Rio da Impermanência” com o poeta César Augusto Félix (Cesinha) e os violonistas Rafael Buti e Raphael Galcer.
A apresentação acontece no Teatro da UFSC, dia 19/3, quinta-feira, às 12h30. É gratuito e aberto à comunidade.


O Rio da Impermanência

Resultado da produção poética e musical de César Augusto Félix (Cesinha), Rafael Buti e Raphael Galcer, “O Rio da Impermanência” é um show com uma hora e meia de duração de música e poesia brasileira.

Além de composições próprias o poeta declamará poemas de clássicos como Vinícius de Moraes, Vladimir Maiakovski, Alberto Caeiro, Carlos Drumond de Andrade, assim como, poemas do florianopolitano Charles Silva, do pernambucano Carlos Pena Filho, do piauiense Torquato Neto, do paulista Arnaldo Antunes e dos acreanos Antonio Manoel e Aldo Nascimento, uma homenagem a poetas muito bons, porém de pouco reconhecimento.

Na música estarão presentes as composições de Raphael Galcer e Rafael Buti, além das interpretações de composições de Chico Buarque de Holanda, Egberto Gismonti, Paulo Valle e Marcos Vale.

Três autores, três compositores, três artistas:
O sentimento transposto em palavras e a música cantada pelos violões. O exercício seria encontrar algo que os unisse, algo na palavra, no sentimento, nos violões, na música, no ato de compor e de escrever que reverberasse a mesma sintonia dos artistas.

Sobre o espetáculo, os artistas dizem que são poemas e músicas revelados e revelando-se pelo amor à arte, à vida: um erro, uma dor, uma decepção, uma alegria, uma rebeldia. Amor ao permanente e ao impermanente, a tudo que diz e contradiz. Porque se existe poesia existe vida, e “sem a música a vida seria um erro”.

Sobre os integrantes
César Félix (Cesinha) é o poeta do grupo, com formação em História pela UFSC, é professor e ativista de movimentos sociais e culturais. Tem três livros de poesia publicados: “A oficina da poesia” (2003),“Se você olhar dentro do poema, o poema olhará dentro de você” (2006)e "Se existe poesia existe vida" (2008) – publicações independentes. Declamou poesia em vários projetos artísticos, entre eles: “Quintal das Artes” 1998 e projeto 12:30 (DAC-UFSC), Encontro Mundial dos Estudantes (Havana-Cuba)1997, projeto Velhos amigos, A Barca do livro, Espaço Cultural Sol da Terra.

Apresentou o espetáculo “Sobre a Arte de amar” em 2005 no teatro da UFSC, “Espelhados – A vida refletida em poesia,” no ano de 2006, ao lado de Ryana Gabech e Raphael Galcer, e “Harmonia da palavra” com Bernardo Sens em 2007. Cesinha participou do projeto Margem Esquerda – música e poesia Brasileira – com apresentações no Sesc de Florianópolis e nas cidades de Madri, Sevilla, Xiclana e Granada, todas na Espanha em 2008 e Participou em Florianópolis, juntamente com o grupo “Bom Partido” do show em Homenagem aos 100 anos de Cartola. Em 2009, além do espetáculo “Rio da Impermanencia”, Cesinha apresenta em parceria com a fotografa Clara Figueredo a Exposição de fotopoemas “Poesia em Preto e Branco”.


Raphael Galcer é musico e compositor. Estudou harmonia com o guitarrista Dalton Xavier em Itajaí, cidade onde participou do festival de musica de Itajaí, abrindo apresentações de Wagner Tiso, Luis Melodia e Demônios da Garoa, também participou de oficinas com mestres como Mauricio Carrilho, Pablo Tridade, Clara Sandroni e Arismar do Espirito Santo. Foi integrante por dois anos do Bom Partido, grupo de samba de Florianópolis que interpreta várias vertentes do gênero como o partido alto, o samba de roda, samba canção, samba de breque entre outros. É integrante do Ginga do Mané, grupo de choro de Florianópolis. Recentemente esteve turnê por algumas cidades da Espanha com o grupo Margem Esquerda “musica e poesia brasileira”.

Rafael Palermo Buti é mineiro da cidade de Ouro Fino. Antropólogo Formado pela UFSC, Rafael Buti é Poeta, violonista e compositor, têm se valido das influências de músicos como Milton Nascimento, Chico Buarque, Egberto Gismonti, Geraldo Azevedo e Tom Jobim para compor suas músicas. Em 2004, apresentou algumas de suas composições no espaço cultural Café Filosófico, em Campinas-SP. Em 2005 esteve em diversas apresentações no circuito universitário da UFSC. Em 2006, fez uma turnê de seis meses em casas de show e bares de Roma e Palermo, na Itália. Em 2007, foi um dos integrantes do grupo Pé na Cozinha, fazendo uma releitura da obra “Afrosambas”, de Vinícius de Moraes e Baden Powel.

Projeto 12:30

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente, às quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e quinzenalmente às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro.

Artistas e grupos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

Serviço:

O QUE: Espetáculo “O Rio da Impermanência”, com o poeta César Augusto Félix (Cesinha) e os violonistas Rafael Buti e Raphael Galcer
ONDE: Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, Trindade - Florianópolis
QUANDO: Dia 19 de março de 2009, quinta-feira, às 12h30min
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
CONTATO: (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou projeto1230@dac.ufsc.br.

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material do grupo