sexta-feira, 5 de junho de 2009

Exposição de fotos e jornais: "Manhã" 20 anos (1989-2009)

Foto: cena do curta-metragem "Manhã"

Exposição de fotos e jornais no Hall da Reitoria da UFSC sobre o curta metragem "Manhã"
Abertura dia 06/06, sábado, às 18h00. Gratuito e aberto à comunidade.

Abre neste sábado, dia 06 de junho, às 18 horas, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição de fotos e jornais sobre o curta-metragem "Manhã" (1989/35mm/ 10 min.), de Zeca Nunes Pires e Norberto Depizzolatti em comemoração aos 20 anos do filme. As fotos são de autoria do fotógrafo Lúcio Flávio Giovanella. A exposição poderá ser visitada até dia 26 de junho, de segunda a domingo, das 8 às 20 horas. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

"Chega um dia em que as salas escuras não bastam. Há necessidade da pessoa que se interessa por cinema se experimentar, fazer também suas tentativas." Salim Miguel

O curta é uma adaptação do poema “Morte do Leiteiro” de Carlos Drummond de Andrade, autorizada de próprio punho pelo autor. É realizado na esteira de um movimento pelo desenvolvimento da produção de cinema em Santa Catarina em 1986, na UFSC, que resultou na criação da Cinemateca Catarinense, no Fundo Municipal de Cinema, entre outras iniciativas, "tornou-se um motor do hoje dinâmico cinema local", diz Norberto.

Para sua realização houve o engajamento voluntário de pessoas com muita disposição de retomar a produção em 35mm, após a realização do longa metragem “O preço da Ilusão” em 1956. É um filme laboratório. Um mutirão de cinéfilos, amadores e profissionais desejosos de realizar o cinema.

No elenco estão reunidos três atores ícones do teatro do estado: Waldir Brazil, Ademir Rosa e Isnard Azevedo, e na equipe estava presente uma futura legião de realizadores.

ANEXO:

PROJETO: MANHÃ NAS ESCOLAS

Por Marco Antonio de Mello Castelli

É muito natural que seja a literatura, se não o ponto de partida, a base para a realização de outras formas de expressão artística. O cinema, sobretudo, o teatro naturalmente, a dança, as artes plásticas, os quadrinhos e até os vídeos-game – todas as linguagens se alastram por ingerência da obra literária.

Não sei quantos já assistiram ao filme de Zeca Nunes Pires e Norberto Depizzolatti, contudo, posso afirmar que, por conta do projeto Ensino de Literatura através da Teatralização, para professores e alunos, mais de 800 foram os espectadores de “Manhã”. Algumas das cidades onde o filme foi exibido como parte do projeto: Chapecó, Treze Tílias, Videira, Blumenau, Rodeio, Joinville, Jaraguá do Sul, Curitiba, Pato Branco, Cruzeiro d’Oeste, Cidade Gaúcha, Divinolândia de Minas. Enfim, nos rincões de um pedaço do Brasil. “Manhã” já esteve também nos pátios e salas de aula de muitas escolas da região da Grande Florianópolis. Além disso, o filme, desde fevereiro de 2009, acha-se em link do site Campus Virtual da UFSC, no curso de Letras-Português de Ensino a Distância, para a disciplina de Literatura Brasileira II.

DRUMMOND & ZECA
Trabalhando com textos canônicos da Literatura Brasileira, particularmente textos poéticos, o projeto se apóia nas artes cênicas. Os alunos, sob a coordenação do professor, usam a sala de aula como espaço teatral privilegiado. O corpo, a voz e o entusiasmo do adolescente são canalizados para descobrir a literatura e compreendê-la. No processo, revelam-se outras formas de linguagem artística que se utilizam da literatura. É quando entra o curta “Manhã”, de Zeca Nunes Pires e Norberto Depizzolatti.

Partimos do conceito de que a literatura afasta-se do real para melhor refletir a realidade. Com as ferramentas de estilo, o poeta descreve o elemento impossível para transformá-lo em espírito da matéria e despertar nossos olhos e mentes, nossa sensibilidade e nossas esperanças.

Foi o que fez Carlos Drummond de Andrade em sua obra poética, dentre elas “A morte do leiteiro”. Foi o que fizeram Zeca e Norberto em sua leitura drummondiana. Os instrumentos transformadores do real são gritos do poeta que Zeca metaforizou em cenas pungentes e de rara beleza.

CENAS

- O jovem leiteiro derrama o branco e puro líquido no bojo do recipiente da jovem enamorada: Eros que se erige em amor profícuo. No contraponto, um casal urbano se afunda na droga para buscar o prazer da carne às escondidas porque traiçoeiro: Tânatos que prevarica e desponta na morte.

- Tiros. Antes do sangue derramado, foco sobre uma árvore descabelada, cheia de farpas negras; foco sobre a ponte de arame a estremecer acompanhada de um ligeiro e estridente som de xilofone.

- Tiros. Cai o leiteiro, espatifa-se o vasilhame, derrama-se o leite que se funde ao vermelho do sangue, ambos escorrendo degraus abaixo plasmando a primeira cor da aurora anunciando a manhã. Foge Tânatos – o medo, o ódio, a morte; refaz-se Eros – o amor, a fonte, a vida. Prevalece a esperança que é o próprio poema de Drummond, iluminado pela câmera de Zeca Nunes Pires e Norberto Depizzolatti. “A morte do leiteiro” do poeta se faz luz na “Manhã” dos cineastas catarinenses.

MANHÃ, SEMPRE
Os alunos se dão conta e apreendem formas de representação. Revêem o texto, dão-lhe nova entonação que traz a dramaticidade no canto de denúncia e de esperança emantado no texto poético. Os recursos apreciados na linguagem cinematográfica, feita com economia e precisão pelo catarinense, despertam o jovem espectador. Ficou mais fácil entender, buscar outros textos e interpretá-los.
Nos 20 anos de Manhã, tenho a parabenizar Zeca Nunes Pires e Norberto Depizzolatti pelo grande serviço que, indiretamente, ele empresta à Educação.


SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição de fotos e jornais sobre o curta metragem "Manhã" (1989), em comemoração aos 20 anos do filme.
QUANDO: De 06 a 26 de junho de 2009, de segunda a domingo, das 8 às 20 horas.
ONDE: Hall da Reitoria da UFSC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Departamento Artístico Cultural: (48) 3721-9447 – dac@dac.ufsc.br - www.dac.ufsc.br

PROMOÇÃO: DAC/SECARTE/UFSC, Fundação Franklin Cascaes/Casa da Memória, FAM.

Fonte: Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC - Departamento Artístico Cultural: SECARTE: UFSC, com material fornecido pela secretaria do DAC. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para o topo