terça-feira, 16 de junho de 2009

FITAFloripa 2009: Dia 17/06, quarto dia do festival

Foto: Espetáculo "Sonho de Natanael"

FITAFloripa 2009: Dia 17/06, quarto dia do festival tem sete espetáculos, em nove sessões, com grupos teatrais de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e as atrações internacionais da França e da Itália.


Nesta quarta-feira, 17/06, quarto dia do FITAFloripa (Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis) serão apresentados sete espetáculos, em nove sessões, com grupos teatrais de Santa Catarina (Criciúma, Joinville e Florianópolis), de São Paulo e do Rio de Janeiro, e as atrações internacionais da França e da Itália

O festival acontece de 14 a 20 de junho, com mais de 40 apresentações, de mais de 19 companhias de cinco países distintos: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, este em comemoração ao Ano da França no Brasil. A programação do festival, que ocorre em 13 espaços da cidade, contempla ainda oficinas e mesa de conversa, envolvendo grupos nacionais e internacionais. A programação completa está no site www.fitafloripa.com.br.

Para a programação desta quarta-feira, 17/06, estão agendadas as apresentações de dois espetáculos catarinenses “O Sonho de Natanael” com o grupo Cirquinho do Revirado (Criciúma) e “Nona Strega” com o Bando Neon Experiênica Cênica (Joinville). As três atrações nacionais são os espetáculos de São Paulo: “Convocadores de Estrelas”, com o grupo Seres de Luz Teatro e “(Des)Esperando” com o Núcleo #2 do Grupo Sujeitos de Cena Teatro, mais o espetáculo do Rio de Janeiro “Em Concerto” com o grupo Contadores de Estórias. A quarta-feira tem ainda duas atrações internacionais: “Passage Désemboîté” com Les Apostrophes, da França, e “Pépé e Stella” com o Teatro Gioco Vita, da Itália.

Espetáculos e Sessões de 17/06 (quarta-feira):

10h00 e 15h00 CONVOCADORES DE ESTRELAS - Seres de Luz Teatro (SP)
12h30 PASSAGE DÉSEMBOÎTÉ – Les Apostrophes (França)
14h30 – NONA STREGA – Bando Neon Experiênica Cênica (Joinville)
15h00 CONVOCADORES DE ESTRELAS - Seres de Luz Teatro (SP)
15h00 – [ Apresentação suspensa ] A FARSA DO PANELADA – Grupo Co-letivo da UDESC (Florianópolis)
15h00 – O SONHO DE NATANAEL – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
15h00 e 20h00 - EM CONCERTO – Contadores de Estórias (Rio de Janeiro)
16h00 – [ Apresentação suspensa ] CIRCUS - A NOVA TURNÉE - Cia. Circo de Bonecos (São Paulo)
20h00 - EM CONCERTO – Contadores de Estórias (Rio de Janeiro)
20h00 – (DES)ESPERANDO – Núcleo #2 do Grupo Sujeitos de Cena Teatro (São Paulo)
20h00 – PÉPÉ E STELLA – Teatro Gioco Vita (Itália)

Sobre os espetáculos de 17/06 (quarta-feira):

10h00 e 15h00 - CONVOCADORES DE ESTRELAS - Seres de Luz Teatro (SP)
(Classificação: infantil. Duração: 60 min. )

Local: Centro de Cultura e Eventos - UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
Direção: Rafael Curci, Técnica: manipulação direta, Site: www.seresdeluzteatro.com.br

Sinopse:

A peça conta a história dos irmãos Pedro e Lola, que notam que, misteriosamente, todas as estrelas do céu começam a desaparecer. Recebendo a ajuda de um velho sábio, os dois resolvem embarcar em uma grande aventura a fim de salvar a última estrela, Lamat, a estrela-guia. É a alternativa que resta para que a escuridão não vença. Juntos eles desvendam enigmas e superam provas.

O grupo:

O grupo tem uma trajetória de 15 anos e por característica a pesquisa e experimentação de duas linguagens: o Teatro de Animação e o mundo do Clown. Por meio de seu variado repertório desenvolvem técnicas específicas para o trabalho e treinamento do ator-manipulador, com a proposta de provocar a reflexão. Seus espetáculos, dirigidos tanto para o público adulto e infantil, vem sendo apresentados no Brasil e no exterior.

12h30 - PASSAGE DÉSEMBOÎTÉ – Les Apostrophes (França)
(Classificação: livre. Duração: 70 min.)

Local: Concha Acústica da UFSC,
Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
Direção: Martin Schwietzke, Técnica: manipulação de objetos, Site: www.lesapostrophes.com

Sinopse:

Cinco transeuntes muito elegantes interferem na cidade, surpreendem e fuçam as ninharias das nossas ruas... Um livro esquecido em um banco, um chapéu que voa, os restos de um mercado e uma baguette são parceiros que encontram em seu caminho.

O grupo:

Fundada em 1977, pelo malabarista Martin Schwietzke e pelo músico Jérôme Tchouhadjian, a Companhia atua no campo das artes cirecenses, teatro de rua, dança, teatro e música. Suas criações, todas com forte apelo aos objetos, são pensadas para atender a diferentes públicos em diferentes locais. Este formato permitiu que fossem vistos por toda França e em festivais pela Europa, Ásia e América do Sul.

14h30 – NONA STREGA – Bando Neon Experiênica Cênica (Joinville)
(Classificação: todas as idades. Duração: 40 min.)

Local: Orionópolis, Rua Frederico Afonso, 5568 – Ponta de Baixo/São José.
Direção: Antonio Leopolski, Técnica: luva, E-mail: antoniodoboneco@gmail.com

Sinopse:

Nona Strega, que significa “Vovó Bruxa”, é uma curandeira que vive só. Por isso, decide arrumar um empregado. Logo surge Natálio e acontece uma grande confusão. A Nona tem um caldeirão mágico que é roubado por Natálio. Resultado, é macarrão pra todo lado, mas a Nona tem uma solução...

O grupo:

A pesquisa com o teatro de bonecos iniciou em 1985 em Curitiba. Desde 1992, O Bando Neon Experiência Cênica atua profissionalmente apresentando-se em festivais artísticos, congressos, feiras, campanhas políticas e publicitárias. Atualmente, é formado por Linda e Antonio Leopolski (precursor do Teatro Lambe-lambe em Santa Catarina), trabalhando com bonecos em miniatura, bonecos gigantes, fantoches e marionetes.

15h00 – A FARSA DO PANELADA – Grupo Co-letivo da UDESC (Florianópolis)
(Classificação: todas as idades. Duração: 55 min.)

Local: Largo da Alfândega, Avenida Paulo Fontes – Centro.
Coordenação: Toni Edson, Técnica: máscaras, E-mail: tonidiscipulo@gmail.com

Sinopse:

Contando até santo duvida... Imagine a pendenga de se comprar uma panela para o enxoval, ficar devendo até as bodas de prata e ter certeza de pagar só depois das bodas de ouro? O que se sabe é que causou um rebu mais violento que pau de dar em doido. Tudo isso numa mascarada que se apresenta sob a alcunha de Farsa do Panelada. Carregue a fé que você tem e venha presenciar esse cozido de beato e diabruras temperado a malagueta.

O grupo:

A montagem é resultado do trabalho da 7ª fase do curso de artes cênicas, do Centro de Artes (CEART) da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC). Após dois semestres da Disciplina de Montagem, sob a coordenação de Toni Edson, o grupo vai às ruas para sua prova pública.

15h00 – O SONHO DE NATANAEL – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
(Classificação: todas as idades. Duração: 35 min.)

Local: Centro de Criatividade em Arte – CRIA, Rua Eduardo Horn, 96 – Jardim Atlântico.
Direção: O grupo, Técnica: luva e manipulação direta de objetos, Site: cirquinhodorevirado.blog.terra.com.br

Sinopse:

Um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente, ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois atores que usam objetos para contar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, bonecos e brincadeiras.

O grupo:

Surgiu em 1997 e desenvolveu trabalhos com a manipulação de objetos, bonecos, rua, circo, teatro, música e sombras, participando de festivais por todo o país. Os objetivos do grupo são a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se fechando em um estilo, mas descobrindo as possibilidades que a pesquisa teatral pode proporcionar ao exercício da manutenção de um grupo.

15h00 e 20h00 - EM CONCERTO – Contadores de Estórias (Rio de Janeiro)
(Classificação: adulto. Duração: 60min. )

Local: Local: Teatro da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
Direção: Marcos Caetano Ribas, Técnica: manipulação direta, Site: www.ecparaty.org.br

Sinopse:

Um espetáculo sem palavras, delicado e intenso, composto por sete cenas independentes: um velho tocando violino, um suícidio, uma índia em momento de reflexão, o flerte engraçado de dois velhinhos, um namoro pré-adolescente, uma surpreendente cena de rejuvenescimento ou renascimento, e um misto de despertar erótico e parto.

O grupo:

Desde as grandes máscaras que compunham os primeiros trabalhos dos Contadores em 1971 até os bailarinos que formaram a Companhia nos anos 80/90, passando pelos pequenos bonecos quase vivos que tornaram o grupo conhecido, os Contadores de Estórias foram e continuam sendo um grupo dedicado ao estudo, à exploração e à descoberta dentro da linguagem cênica. O grupo leva seu teatro através do mundo, participando de importantes festivais internacionais.

15h00 - CONVOCADORES DE ESTRELAS - Seres de Luz Teatro (SP)
(Classificação: infantil. Duração: 60 min. )

Local: Centro de Cultura e Eventos - UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade
[Veja mais detalhes mencionados na sessão das 10h00]

16h00 – [ Apresentação suspensa ] CIRCUS - A NOVA TURNÉE - Cia. Circo de Bonecos (São Paulo)
(Classificação: infantil (a partir de 3 anos). Duração: 50 min.)

Local: Centro de Artes (CEART) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi.

20h00 – (DES)ESPERANDO – Núcleo #2 do Grupo Sujeitos de Cena Teatro (São Paulo)
(Classificação: adulto. Duração: 45 min.)

Local: Teatro da UBRO - União Beneficente Recreativa Operária, Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro.
Autoria – Felisberto Costa, Roberta Carbone e Thiago Castro Leite, Técnica: manipulação de objetos, E-mail: felisberto@uol.com.br

Sinopse:

Deparando-se com um ambiente de objetos descartados, dois personagens se vêem em igual situação. A relação entre seres animados e inanimados enquanto igualmente descartáveis se configura a partir do jogo entre ator e objeto, criando um universo entre o real e o imaginário.

O grupo:

O Núcleo foi criado com o intuito de investigar a atuação com objetos a partir de experiências realizadas na ECA/USP. Configurado como coletivo artístico-pedagógico, o Núcleo é coordenado por Felisberto Sabino da Costa, pesquisador e professor de Teatro de Animação. O grupo Sujeitos de Cena é afiliado à Cooperativa Paulista de Teatro, e desenvolve, há sete anos, trabalhos voltados para o público adulto e infantil.

20h00 - EM CONCERTO – Contadores de Estórias (Rio de Janeiro)
(Classificação: adulto. Duração: 60min.)

Local: Local: Teatro da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
[ Veja mais detalhes mencionados na sessão das 15h00 ]

20h00 – PÉPE E STELLA – Teatro Gioco Vita (Itália)
(Classificação: infantil. Duração: 50 min.)

Local: Local: Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro.
Direção: Fabrizio Montecchi, Técnica: sombras, Site: www.teatrogiocovita.it

Sinopse:

Uma história de amizade. Pépe é um menino e Stella uma pequena égua. Eles nasceram na mesma noite, no grande circo da cidade. Por suas estrelas brilharem tão perto no céu, os dois logo se tornaram amigos e aprenderam os números circenses mais surpreendentes. Porém, o medo faz com que os dois se separem e embarquem numa grande aventura.

O grupo:

O grupo se formou em Turim no final dos anos 1960 e transferiu-se para Piacenza, Itália, em 1976, onde funciona até os dias atuais. É um dos responsáveis pela renovação do teatro de sombras na Europa. A companhia nasceu como Teatro Estável e Centro de Produção, Promoção e Pesquisa Teatral no campo da experimentação e do teatro para a infância e a juventude.

Realização e Parcerias do FITAFloripa:

O festival tem patrocínio do Guaraná Antarctica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Conta ainda com o patrocínio cultural do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Rouanet - Ministério da Cultura, Governo Federal, e Tractebel Energia S.A. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Consulado Francês, o Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a Secretaria de Cultura e Arte e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC dão apoio institucional à iniciativa. O FITAFloripa tem apoio ainda da transportadora Cena em Trânsito.

Sobre os ingressos:

GRATUITO (espaços alternativos, Teatro da UFSC e para escolas públicas - agendadas com antecedência).
R$ 8,00 (inteira).
R$ 4,00 (meia – estudantes, idosos com ou acima de 60 anos, classe artística – é necessária a apresentação do devido documento na entrada dos teatros).

Obs.: O FITAFloripa participa da Campanha do Agasalho 2009. Ao trazer um agasalho você pagará meia entrada.

Pontos de venda de ingressos:

Centro de Cultura e Eventos – UFSC
Secretaria do FITAFLORIPA
(Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade)
De 14/06 (domingo) a 20/06 (sábado), das 09h00 às 20h00.
Bilheteria geral do evento. Os ingressos de outros teatros poderão ser adquiridos neste local com até um dia de antecedência.

Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
(Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro)
Bilheteria aberta a partir das 13h00 e somente venderá ingressos deste espaço.

Teatro da UBRO - União Beneficente Recreativa Operária
(Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro)
A bilheteria será aberta uma hora antes dos espetáculos e somente venderá ingressos deste espaço.

Avisos:

• Os ingressos para os espetáculos que acontecerão no espaço Teatro da UFSC poderão ser retirados anteriormente, no máximo dois ingressos por pessoa;
• Não será permitida a entrada depois do início dos espetáculos.
• Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, deficientes físicos e gestantes.
• Não fazemos trocas nem devoluções de ingressos.
• Não aceitamos cheques e cartões de débito ou crédito.
• Não fazemos reservas de ingressos.
• Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.

SERVIÇO:

O QUÊ: FITAFloripa 2009 - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis.
QUANDO: Quarto dia:17 de junho de 2009, quarta-feira. O festival ocorre de 14 a 20 de junho, em diversos horários.
ONDE: Diversos locais
QUANTO: Gratuito, R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia)

Veja a programação completa no site www.fitafloripa.com.br e no blog fitafloripa2009.blogspot.com/
Mais informações no site do evento e pelos telefones (48) 3721-5937
Coordenadora geral do FITAFloripa, Sassá Moretti: (48) 9967-5424
Coordenação Executiva: Zélia Sabino: (46) 8407-7598

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com informações das coordenadoras do evento e fotos e textos dos grupos.

Veja notícia geral sobre o FITAFloripa em www.agecom.ufsc.br