segunda-feira, 15 de junho de 2009

FITAFloripa 2009: Dia 16/06, terceiro dia do festival

Foto: Espetáculo "Uma noite em claro"

FITAFloripa 2009: Dia 16/06, terceiro dia do festival tem oito espetáculos com grupos teatrais de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e a atração internacional da França

Concha Acústica terá apresentações de terça a sexta-feira às 12h30

Nesta terça-feira, 16/06, terceiro dia do FITAFloripa (Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis) serão apresentados oito espetáculos com grupos teatrais de Santa Catarina (Florianópolis, Itajaí e Joinville), de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e o grupo internacional da França

O festival segue até dia 20 de junho, com mais de 40 apresentações, de mais de 19 companhias de cinco países distintos: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, este em comemoração ao Ano da França no Brasil. A programação do festival, que ocorre em 13 espaços da cidade, contempla ainda oficinas e mesa de conversa, envolvendo grupos nacionais e internacionais. A programação completa está no site www.fitafloripa.com.br.

Na programação desta terça-feira, 16/06, seguem as apresentações de Flicts”, com o grupo Camaleão Teatro de Bonecos, do Rio Grande do Sul, às 10 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho; “Bichos do Brasil” com o gruo Pia Fraus, de São Paulo, às 12h30, agora na Concha Acústica da UFSC; e “Uma noite em claro” com a Cia. Odelê – A casa dos gestos, de São Paulo, às 15 horas, no Teatro da UFSC. As apresentações do FITAFloripa agendadas para o Teatro da UFSC também comemoram os 30 anos de inauguração do teatro. (Veja www.teatrodaufsc30anos.blogspot.com). Ainda nesta terça-feira, cinco grupos fazem a sua estreia na programação do festival. Serão duas apresentações de “Passage Désemboîté” com o grupo Les Apostrophes, atração internacional da França, às 13h30 e às 16h30, no Largo da Alfândega. Às 15h00 será apresentado “O menino maluquinho” com a Cia. Andante Produções Artísticas, de Itajaí, no Centro de Criatividade em Arte – CRIA, bairro Jardim Atlântico. O grupo Seres de Luz Teatro, de São Paulo, apresenta “Convocadores de Estrelas”, às 15 horas no Centro de Cultura e Eventos – UFSC, Campus Trindade. De Joinville, vem o Bando Neon Experiênica Cênica com o espetáculo “Nona Strega”, às 15h30, no Asilo Irmão Joaquim, centro da cidade. Encerrando a programação do dia, o grupo Ronda Grupo de Dança e Teatro, de Florianópolis, apresenta o espetáculo “Socorro”, para jovens e adultos, às 20 horas, no Teatro da UBRO - União Beneficente Recreativa Operária, também no centro da cidade..

Sobre os espetáculos de 16/06 (terça-feira):

10h00 – FLICTS - Camaleão Teatro de Bonecos (Rio Grande do Sul)
(Classificação: infantil. Duração: 43 min.)

Local: Teatro Álvaro de Carvalho
Grupo: Camaleão Teatro de Bonecos – azevedo.adriane@gmail.com

Sinopse:

Narração das aventuras e desventuras de uma cor muito rara e triste chamada Flicts que procura algum lugar no mundo para colorir. Um espetáculo musical infantil encenado em teatro de bonecos que conta com mais de 50 personagens e uma trilha sonora especialmente composta para a peça.

O grupo:

Desde sua criação em 1985, vem se dedicando exclusivamente à criação de espetáculos adultos e infantis de teatro de bonecos e manipulação de materiais. Sempre fiel à sua proposta básica de buscar uma linguagem sintética, limpa, contemporânea e, fundamentalmente, plástica. O grupo preocupa-se com a interação harmônica entre boneco/personagem e manipulador/ator.

12h30 - BICHOS DO BRASIL - Pia Fraus (São Paulo)
(Classificação: todas as idades. Duração: 50 min.)

Local: Concha Acústica da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
Grupo: Pia Fraus – www.piafraus.com.br

Sinopse:

Um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira atráves de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens.

O grupo:

Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características particulares, buscando a integração dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A não - linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação boneco - ator são os elementos que caracterizam os trabalhos da companhia.

13h30 e 16h30- PASSAGE DÉSEMBOÎTÉ – Les Apostrophes (França)
(Classificação: livre. Duração: 70 min.)

Local: Largo da Alfândega
Grupo: Les Apostrophés – www.lesapostrophes.com

Sinopse:

Cinco transeuntes muito elegantes interferem na cidade, surpreendem e fuçam as ninharias das nossas ruas... Um livro esquecido em um banco, um chapéu que voa, os restos de um mercado e uma baguette são parceiros que encontram em seu caminho.

O grupo:

Fundada em 1977, pelo malabarista Martin Schwietzke e pelo músico Jérôme Tchouhadjian, a Companhia atua no campo das artes cirecenses, teatro de rua, dança, teatro e música. Suas criações, todas com forte apelo aos objetos, são pensadas para atender a diferentes públicos em diferentes locais. Este formato permitiu que fossem vistos por toda França e em festivais pela Europa, Ásia e América do Sul.

15h00 – O MENINO MALUQUINHO – Cia. Andante Produções Artísticas (Itajaí)
(Classificação: infantil (3 a 9 anos. Duração: 35 min. )

Local: Centro de Criatividade em Arte – CRIA, Rua Eduardo Horn, 96 – Jardim Atlântico.
Grupo: Cia. Andante Produções Artísticas – www.cia-andante.blogspot.com

Sinopse:

Espetáculo baseado no personagem, de mesmo nome, de Ziraldo que busca por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis "à moda antiga".

O grupo:

Sediada em Itajaí/SC desde 2005, as montagens da Cia. Andante caracterizam-se pela exploração e preservação de uma estrutura tradicional do teatro de animação, buscando novas possibilidades estéticas. Destacando a presença da empanada (palquinho), o boneco de luva, o trabalho solo e a linguagem não verbal, buscando no trabalho do ator manipulador a ação geradora da ânima orgânica e o aprimoramento técnico/poético/estético da atuação com bonecos.

15h00 - CONVOCADORES DE ESTRELAS - Seres de Luz Teatro (SP)
(Classificação: infantil. Duração: 60 min. )

Local: Centro de Cultura e Eventos – UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
Grupo: Seres de Luz Teatro - www.seresdeluzteatro.com.br

Sinopse:

A peça conta a história dos irmãos Pedro e Lola, que notam que, misteriosamente, todas as estrelas do céu começam a desaparecer. Recebendo a ajuda de um velho sábio, os dois resolvem embarcar em uma grande aventura a fim de salvar a última estrela, Lamat, a estrela-guia. É a alternativa que resta para que a escuridão não vença. Juntos eles desvendam enigmas e superam provas.

O grupo:

O grupo tem uma trajetória de 15 anos e por característica a pesquisa e experimentação de duas linguagens: o Teatro de Animação e o mundo do Clown. Por meio de seu variado repertório desenvolvem técnicas específicas para o trabalho e treinamento do ator-manipulador, com a proposta de provocar a reflexão. Seus espetáculos, dirigidos tanto para o público adulto e infantil, vem sendo apresentados no Brasil e no exterior.

15h00 - UMA NOITE EM CLARO - Cia. Odelê – A casa dos gestos (SP)
(Classificação: infantil, a partir de 04 anos. Duração: 40 min.)

Local: Teatro da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
Grupo: Cia. Odelê - A Casa dos Gestos – www.odele.com.br

Sinopse:

Esta obra conta a história de Morpheu, um cidadão comum que regressa à sua casa após um dia intenso. Seu único objetivo é ter uma noite tranqüila, dormir profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, uma vez que diversas situações inesperadas perturbarão seu sono constantemente.

O grupo:

A Cia. Odelê surgiu em 2008, do encontro de Darko Magalhães, Rafael Curci e Simone Aranha, estabelecendo-se com duas linguagens teatrais claras: teatro de animação e teatro de ator. As pesquisas do grupo incluem os estudos e experimentações em diversas disciplinas artísticas, como: histórias em quadrinhos, teatro de objetos, criação de textos, adaptação de obras clássicas, textos literários e não-teatrais, produção coletiva, oficinas e palestras.

15h30 – NONA STREGA – Bando Neon Experiênica Cênica (Joinville)
(Classificação: todas as idades. Duração: 40 min.)

Local: Asilo Irmão Joaquim, Rua Mauro Ramos, 153 – Centro.
Grupo: Bando Neon Experiência Cênica – antoniodoboneco@gmail.com

Sinopse:

Nona Strega, que significa “Vovó Bruxa”, é uma curandeira que vive só. Por isso, decide arrumar um empregado. Logo surge Natálio e acontece uma grande confusão. A Nona tem um caldeirão mágico que é roubado por Natálio. Resultado, é macarrão pra todo lado, mas a Nona tem uma solução...

O grupo:

A pesquisa com o teatro de bonecos iniciou em 1985 em Curitiba. Desde 1992, O Bando Neon Experiência Cênica atua profissionalmente apresentando-se em festivais artísticos, congressos, feiras, campanhas políticas e publicitárias. Atualmente, é formado por Linda e Antonio Leopolski (precursor do Teatro Lambe-lambe em Santa Catarina), trabalhando com bonecos em miniatura, bonecos gigantes, fantoches e marionetes.

20h00 – SOCORRO – Ronda Grupo de Dança e Teatro (Florianópolis)
(Classificação: jovens e adultos. Duração: 60min.)

Local: Teatro da UBRO - União Beneficente Recreativa Operária, Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro.
Grupo: Ronda Grupo de Dança e Teatro – www.rondagrupo.blogspot.com

Sinopse:

O corpo, em Socorro, está sempre no limiar da necessidade de Socorro, mas a palavra não acontece, o conflito está lá e surge como uma condição humana. Ser humano significa realizar-se, e de fato é isso que impede que os seres humanos convivam uns com os outros com “boa vontade”. Não podemos fazê-lo por sermos humanos, perdemos a força de nos mantermos juntos e assim... a solidão.

O grupo:

O grupo surgiu em 1993 na cidade de Florianópolis, desenvolvendo um trabalho de pesquisa e investigação em dança contemporânea, participando de eventos, mostras e festivais. Desde 2005, sob direção de Zilá Muniz e juntamente com os intérpretes/criadores do Grupo de Pesquisa Mergulho no Corpo, o grupo desenvolve trabalhos de dança, com pesquisa em improvisação.

Realização e Parcerias do FITAFloripa:

O festival tem patrocínio do Guaraná Antarctica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Conta ainda com o patrocínio cultural do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Rouanet - Ministério da Cultura, Governo Federal, e Tractebel Energia S.A. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Consulado Francês, o Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a Secretaria de Cultura e Arte e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC dão apoio institucional à iniciativa. O FITAFloripa tem apoio ainda da transportadora Cena em Trânsito.

Sobre os ingressos:

GRATUITO (espaços alternativos, Teatro da UFSC e para escolas públicas - agendadas com antecedência).
R$ 8,00 (inteira).
R$ 4,00 (meia – estudantes, idosos com ou acima de 60 anos, classe artística – é necessária a apresentação do devido documento na entrada dos teatros).

Obs.: O FITAFloripa participa da Campanha do Agasalho 2009. Ao trazer um agasalho você pagará meia entrada.

Pontos de venda de ingressos:

Centro de Cultura e Eventos – UFSC
Secretaria do FITAFLORIPA
(Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade)
De 14/06 (domingo) a 20/06 (sábado), das 09h00 às 20h00.
Bilheteria geral do evento. Os ingressos de outros teatros poderão ser adquiridos neste local com até um dia de antecedência.

Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
(Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro)
Bilheteria aberta a partir das 13h00 e somente venderá ingressos deste espaço.

Teatro da UBRO - União Beneficente Recreativa Operária
(Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro)
A bilheteria será aberta uma hora antes dos espetáculos e somente venderá ingressos deste espaço.

Avisos:

• Os ingressos para os espetáculos que acontecerão no espaço Teatro da UFSC poderão ser retirados anteriormente, no máximo dois ingressos por pessoa;
• Não será permitida a entrada depois do início dos espetáculos.
• Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, deficientes físicos e gestantes.
• Não fazemos trocas nem devoluções de ingressos.
• Não aceitamos cheques e cartões de débito ou crédito.
• Não fazemos reservas de ingressos.
• Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.

SERVIÇO:

O QUÊ: FITAFloripa 2009 - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis.
QUANDO: Terceiro dia:16 de junho de 2009, terça-feira. O festival ocorre de 14 a 20 de junho, em diversos horários.
ONDE: Diversos locais
QUANTO: Gratuito, R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia)

Veja a programação completa no site www.fitafloripa.com.br e no blog fitafloripa2009.blogspot.com/
Mais informações no site do evento e pelos telefones (48) 3721-9348 e 3721-9447 (em horário comer
cial)
Coordenadora geral do FITAFloripa, Sassá Moretti: (48) 9967-5424
Coordenação Executiva: Zélia Sabino: (46) 8407-759
8
Assessora de Imprensa: Letícia Kapper: (48) 9916-9955 e imprensafita@gmail.com

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com informações das coordenadoras do evento e fotos e textos dos grupos.

Veja notícia geral sobre o FITAFloripa em http://www.agecom.ufsc.br