sexta-feira, 5 de junho de 2009

Exposição de fotos e jornais Marcos Farias



Exposição de fotos e jornais no Hall da Reitoria da UFSC sobre o cineasta catarinense Marcos Farias

Abertura dia 06/06, sábado, às 18h00. Gratuito e aberto à comunidade.

Abre neste sábado, dia 06 de junho, às 18 horas, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição de fotos e jornais sobre o cineasta catarinense Marcos Farias como parte da programação do 13º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. A exposição é composta por reproduções de materiais que retratam momentos importantes da vida e obra do cineasta. A exposição poderá ser visitada até dia 26 de junho, de segunda a domingo, das 8 às 20 horas. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A exposição tem cartazes de seus filmes, fotografias de cena, artigos sobre cinema mundial e brasileiro, contos de sua autoria, entrevistas publicadas na imprensa e demais matérias pesquisadas sobre este catarinense de Campos Novos, junto ao acervo particular da família e dos escritores Eglê Malheiros e Salim Miguel.

Marcos Farias

O projeto multimídia evidencia a obra de Marcos Farias que escreveu contos, críticas de cinema, argumentos, roteiros e realizou direções e produções de longas-metragens e diversos documentários e ficções, ajudando a criar as bases do movimento Cinema Novo. Entre os longas que dirigiu e produziu estão Cinco Vezes Favela (episódio "Um Favelado"); A Vingança dos 12; A Cartomante, Fogo Morto, Bububu no Bobobó, além de curtas como O Maquinista; O Carvão e Cruz e Sousa Evocação, último filme dirigido e produzido por Marcos Farias em Florianópolis, entre outros.

Mas nem só de câmara na mão e boas idéias na cabeça viveu Marcos Farias. Na década de 1980, por exemplo, ele foi um dos idealizadores da Cooperativa Brasileira de Cinema, onde mais tarde assume a presidência. Poucos dias depois de sua morte, em 1985, assumiria a presidência do Concine (Conselho Nacional de Cinema). Era um homem, além de atuante, transformador. E foi isso que levou o cineasta Cesar Cavalcanti a realizar um evento multimídia e retratar, no documentário Olhar de um Cineasta, a obra de Farias. "Quando adotei Florianópolis para viver, em 2000, passei a ministrar aulas de produção em faculdades de cinema. E foi no meio acadêmico que descobri o quanto Marcos Farias era um desconhecido da grande maioria em sua própria terra", explica Cesar.

O objetivo do evento multimídia "é trazer ao conhecimento das novas gerações a importância da obra de Farias para a cultura brasileira". Segundo Cesar, ele foi um dos precursores do internacionalmente consagrado movimento Cinema Novo. "Tive a oportunidade de conviver com ele, principalmente na formação da Cooperativa, mas nunca trabalhamos juntos fazendo filmes", diz Cesar Cavalcanti. Companheiros em comum que tiveram: Ruy Guerra, Miguel Borges, Iberê Cavalcanti, Leon Hirszman, Sergio Sanz, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Carlos Diegues, William Cobbett, Geraldo Miranda, Xavier de Oliveira, entre tantos outros.


SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição de fotos e jornais sobre o cineasta catarinense Marcos Farias
QUANDO: De 06 a 26 de junho de 2009, de segunda a domingo, das 8 às 20 horas.
ONDE: Hall da Reitoria da UFSC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Departamento Artístico Cultural: (48) 3721-9447 - dac@dac.ufsc.br - www.dac.ufsc.br

PROMOÇÃO: DAC/SECARTE/UFSC, Fundação Franklin Cascaes/Casa da Memória, FAM.

Fonte: Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC - Departamento Artístico Cultural: SECARTE: UFSC, com material fornecido pela secretaria do DAC. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br