segunda-feira, 3 de maio de 2010

Banda Veja Luz é a próxima atração do Projeto 12:30

Foto: Banda Veja a Luz


O Projeto 12:30 desta quarta-feira, dia 05 de maio, apresenta o reggae da banda Veja Luz

O show acontece na Concha Acústica da UFSC, com início às 12h30min, é gratuito e aberta a comunidade

A banda Veja Luz tem influência da música brasileira, Soul e Jazz e vem se destacando no cenário musical brasileiro por sua ousadia. A banda procura em seus shows, passear por várias vertentes musicais tentando agradar desde o público comum aos mais exigentes críticos e apreciadores de boa música. O objetivo é um trabalho que vai além de música como entretenimento mas também como mensagem e filosofia de vida.

Os músicos têm uma larga experiência no universo Reggae: estiveram durante quase 10 anos à frente da banda Varal Roots, com exceção do novo baterista (Marcelo Caveman) que acompanhou por 5 anos a banda Killaman&Roots controllers.

A banda é formada por Fino (voz), Marcus Rosa (baixo e voz), Cebola (teclados), Nando Rangel (guitarra), Marcelo Caveman (bateria) e Edison Ricardo (teclado).


Saiba Mais Sobre a Banda

Em dezembro de 2006 a banda recebeu das mãos de Sérgio Vaz ( poeta e escritor ) o prêmio Cooperifa ( cooperativa cultural da periferia ) pelos trabalhos desenvolvidos junto as comunidades ao longo daquele ano. Receberam também o prêmio: Marcelo Rubens Paiva (folha de são Paulo), Mano Brown (racionais mc's), Gog, Z'áfrica Brasil, Happin Hood, Thaíde, Chico Pinheiro( sptv ), Dexter (509-e) e mais uma porção de gente antenada com a arte na periferia em geral.

O primeiro cd da banda intitulado ´´ é tudo nosso `` foi apresentado por Thaíde no programa Yo Mtv Rap como a dica do mês. Essa mesma indicação o disco recebeu pela revista Rap Brasil já que o álbum conta com as participações de Mc Gaspar e Dj Tano ( z'áfrica Brasil ).

A faixa nº 2 do cd ( Justiça ) foi usada como trilha do documentário ´´Os Donos da Minha Cabeça ``, filme sobre a ocupação do MTST no Edifício Prestes Maia em São Paulo. Na seqüência desse trabalho foi lançado o curta metragem ´´Panorama Arte na Periferia`` que conta com a participação da banda Veja Luz e muitos outros artistas.

No ano de 2007 a banda gravou uma participação especial no álbum duplo de Rockin Squat, líder do grupo francês ´´Assassin``. O álbum contou ainda com as participações de: Olodum, Zeca Baleiro, Z'áfrica Brasil, Dj Marlboro, Escola de Samba Vai Vai, Veiga & Salazar entre outros.

Em 2008 o acontecimento marcante para a banda foi a produção do vídeo clipe ´´In a Babylon Music ``, faixa nº 1 do disco. Com roteiro baseado na história de vida do Sr. Zagati ( ex catador de papel que virou cineasta), tem um forte apelo com o resgate da auto-estima e superação de cada um. O vídeo foi todo produzido pelo ´´ Instituto Criar de Cinema e Tv `` com a colaboração nas filmagens da produtora ´´ NCA ``. Foi ainda dirigido por Olindo Estevam, Diretor renomado na área de cinema e tv que já dirigiu artistas como: Marisa Monte, Chico Cezar, N de Naldinho entre outros. A faixa ´´In a Babylon Music`` está entre as 18 da coletânea Circuito Reggae vol. 13 lançada no ano passado.

Os integrantes da banda somam também em trabalhos paralelos e antigos trabalhos:

Fino (vocal)- acompanhou o vocalista Kandiman dos The Wailers ( tour 2006 ), Solano Jacob ( ex leões de Israel ), David Hubbard, Dada Yute (ex leões de Israel), Qg imperial, Príncipe Messias, Carol Jahffe, Jah I Ras entre outros...Marcus Rosa (baixo)- trabalhou com Killaman & roots controllers, Z'áfrica Brasil, Príncipe Messias, Solano Jacob, David Hubbard, Dada Yute, Mr Kuki, Carol Jahffe e Dina Dee.
Cebola (teclados)- trabalhou com David Hubbard, Jahcareggae, Z'áfrica Brasil, Killaman & roots controllers, Príncipe Messias, Solano Jacob, Mr. Kuki, Dada Yute, Carol Jahffe. Nando Rangel (guitarra)- trabalhou com Z'áfrica Brasil, Detentos do Rap, Revolução P, Solano Jacob, Dada Yute, Príncipe Messias, David Hubbard e Carol Jahffe. Marcelo Caveman (bateria)- integrou durante 5 anos aproximadamente a banda Killaman & roots controllers além de desenvolver trabalhos com: Dagô Miranda, Gérson da conceição ( manu bantu), Príncipe Messias, Brother Culture( NY), Dj Yellow P entre outros.

A banda Veja Luz acaba de fazer uma demo ao vivo para a circulação das novas músicas mas já prepara repertório pro novo álbum que será lançado ainda esse ano. Além do disco já estão em processo de produção materiais promocionais como: Camisetas, adesivos, bonés e site oficial da banda.


RELEASE DE EVENTOS DE MAIOR EXPRESSÃO:

Agosto Negro (pq. Ibirapuera-sp )
Lona Gilberto Gil ( realengo-rj )
Feira da Vila Madalena ( são Paulo-sp )
Virada Cultural ( c. de cultura m'boi mirim-sp )
Circuito Reggae ( ginásio da portuguesa-sp )
Midinite Tour 2007 ( av. jacu pêssego-sp )
Feira de Artes Sta. Teresa ( embu das artes-sp )
Mapa Cultural Paulista ( teatro mun. de suzano-sp )
Festival Montanha das Letras ( são Tomé das letras-mg )
Teatro da Maromba ( visconde de Mauá-rj )
Festival do Caribe ( poços de caldas-mg )
Reggae in Concert ( limeira-sp )
Café Tequila ( jundiaí-sp )
Parada do Surf ( ilha do mel-pr )
Praia do Meio ( trindade-rj )
Caipirão (embú das artes-sp )
Amigão Show ( são miguel paulista-sp )
Expresso Brasil ( são Mateus-sp )
Kazebre Rock Bar ( são Mateus-sp )
Festival Reggae na Rua ( Itaquera-sp )
KVA ( são Paulo-sp )
Reggae Night ( são Paulo-sp )
Tom Maior ( são Paulo-sp )
Jamming ( são Paulo-sp )
Projeto Equilíbrio ( são Paulo-sp )
Espaço das Américas ( são Paulo-sp )

Projeto 12:30
O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro, nas versões ao ar livre na Concha Acústica e na versão acústico, quinzenalmente, no Teatro da UFSC.

Criado em 1986, foi a partir de 1993 que os shows passaram a ser realizados semanalmente na praça central do campus, a Praça da Cidadania. A cada ano, em cerca de 60 shows, mais de 300 artistas se apresentam para um público estimado em 20 mil pessoas. Em 1999, o Projeto gravou um CD com composições próprias de 12 grupos locais e neste ano teve aprovado seu projeto para captação de recursos e gravação de um novo CD. O trabalho deverá privilegiar o formato acústico.

Inscrições Abertas
Artistas interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 ou 3721-9447 ou ainda pelo e-mail
projeto1230@dac.ufsc.br. Mais informações: www.dac.ufsc.br.

Serviço:
O QUÊ: Show com Veja Luz
QUANDO: Dia 5 de maio, quarta-feira , às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto:
projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447. Visite
www.dac.ufsc.br.
CONTATO Banda: www.myspace.com/vejaluz


Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto
12:30: DAC: SeCArte: UFSC, com material institucional e dos músicos.