sexta-feira, 14 de maio de 2010

SEPEX Itinerante - Programação Cultural

Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara (foto de Nilson Só / DAC)

A SEPEX Itinerante foi cancelada devido ao temporal que danificou a estrutura montada para o evento [notícia atualizada em 19.05.10 às 12 horas]

UFSC realiza programação artístico-cultural durante a SEPEX Itinerante
Dias 19 e 20/05, no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis. Atividades gratuitas e abertas à comunidade.


Além da programação técnico-científica que a UFSC vai mostrar na Sepex Itinerante (mostra de projetos de ensino, pesquisa e extensão), nos dias 19 e 20 de maio, apresentações de projetos artístico-culturais convidarão quem estiver passando pelo Centro de Florianópolis a parar e conhecer um pouco da universidade. Os espetáculos de teatro, música e dança acontecem no Largo da Alfândega, em um palco que será montado próximo à tenda da Sepex Itinerante. Todas as apresentações são gratuitas. A Sepex Itinerante faz parte das comemorações do cinquentenário da UFSC.

Confira a programação artístico-cultural:


Dia 19/05 (quarta-feira)

10h00 – Abertura Oficial da SEPEX Itinerante com a presença da Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina.
Visita aos Estandes


10h30 - Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade da UFSC – Coreografias: Jardineira, Ratoeira, Pau de Fita e Arco de Flores. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes, CDS/UFSC.

12h30 - Intervenção Urbana – Artes Cênicas: Alguns alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC realizam uma “invasão” no centro da cidade através de intervenção urbana que investiga as figuras de migrantes de todas as partes. Coordenação: Professor Toni Edson, Ceartes/CCE/UFSC.

15h30 - Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade da UFSC – Coreografias: Farinhada e Florianópolis Ilha da Magia. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes, CDS/UFSC.

18h00 - Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade da UFSC – Coreografias: Rendeira, Pau de Fita e Arco de Flores. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes, CDS/UFSC.


Dia 20/05 (quinta-feira)

10h30 - Sessão de Contos – Artes Cênicas: Acadêmicos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC, remontarão à tradição de propagar as histórias de maneira oral, com histórias para todos os públicos. Coordenação: Professor Toni Edson, Ceartes/CCE/UFSC.

12h00 – Apresentação de Maculelê e Roda de Capoeira: Atividades do Projeto Capoeira Comunitária, do Centro de Desportes da UFSC. Coordenador: Professor Dr . Carlos Luiz Cardoso, Bolsista: Tágua de Moraes, Educador Popular: Edvaldo de Souza Santos (Mestre Nanã) e Monitor: Daniel Cristiano Savenhago.

15h30 – Apresentação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC. Repertório de músicas da Renascença, do Barroco e da MPB. Atividades dos projetos de extensão do Departamento Artístico Cultural/Secarte. Coordenação: Miriam Moritz.

18h30 – Apresentação do Coral da UFSC. Repertório de músicas da MPB. Projeto de extensão permanente, desde 1963, do Departamento Artístico Cultural/Secarte. Coordenação: Miriam Moritz.


SERVIÇO

O QUE: Programação Artístico-Cultural da SEPEX Itinerante
ONDE: Palco da SEPEX Itinerante no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis
QUANDO: Dias 19 e 20 de maio de 2010, quarta e quinta-feira, em vários horários, entre 10 e 19 horas.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

Fonte: [CW] DAC. SECARTE. UFSC, com material fornecido pelos coordenadores dos projetos.

Veja mais sobre a SEPEX Itinerante, acessando
http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=16754&url=ufsc


Sobre os grupos artísticos:


Projeto Capoeira Comunitária

O Projeto de Extensão “Capoeira Comunitária” teve início em março de 1997 com o nome de “Capoeira Beribazu”. A partir daí vem se afirmando como uma significativa opção de trato pedagógico em relação a uma das mais expressivas manifestações da cultura brasileira – a capoeira. Em 2009, ele foi redimensionado e passou a ser denominado “Capoeira Comunitária”.

O projeto completou em 2010 treze anos de existência e consolidou um efetivo trabalho não só com a capoeira, mas com outras manifestações da cultura afro-brasileira, como o maculelê, o samba de roda, a puxada de rede, etc.

Já realizamos importantes eventos de âmbito nacional, como o Simpósio Nacional Universitário de Capoeira (7 versões), o Mosaico Integrado de Capoeira - MIC (4 versões) e o Festival Beribazu de Capoeira - FECAB (6 versões). Esses eventos colocam a Universidade Federal de Santa Catarina em evidência no cenário nacional, que já se tornou uma das quatro mais importantes universidades brasileiras em relação à produção sobre capoeira.

O projeto desenvolve suas atividades nas terças e quintas-feiras das 12h00min às 13h30min no Ginásio de Capoeira (Setor VI) do Centro de Desportos da UFSC.
Através desse projeto de extensão, procuramos colaborar com o processo de fortalecimento do Centro de Desportos da UFSC junto à comunidade em geral, e buscar articulações com o ensino e a pesquisa com vistas à busca de novas formas de trato com o conhecimento no campo da cultura corporal de movimento.

Coordenador: Prof. Dr . Carlos Luiz Cardoso, Bolsista: Tágua de Moraes, Educador Popular: Edvaldo de Souza Santos (Mestre Nanã) e Monitor: Daniel Cristiano Savenhago.


Madrigal, Orquestra de Câmara e Coral da UFSC

O projeto “Orquestra de Câmara” foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Arte (Secart) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) criado em junho de 2009. É coordenado e regido por Miriam Moritz e formado por alunos da UFSC que recebem uma bolsa de extensão mensal direcionada a graduandos da universidade.

A Orquestra de Câmara da UFSC tem por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que compõem o corpo estudantil desta universidade, espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais.

O projeto também visa divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre Universidade e Sociedade; aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes em atividades de extensão. Atualmente o grupo é composto por flauta transversa, violinos, violas e violoncelos.

O Madrigal da UFSC é um grupo constituído somente por alunos, e tem como objetivo desenvolver e divulgar a música vocal, erudita e popular. O grupo conta com alunos de graduação da UFSC, com bolsa de extensão, e possui um repertório da Renascença que foi apresentado na peça teatral: As Luas de Galileu, produção do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC.

O Coral da UFSC mantém suas atividades desde 1963 e hoje faz um repertório de música brasileira, acompanhado de violão, baixo, e percussão. O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da nossa universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto.

Miriam Moritz - Formada em música pela UDESC (1987), onde estudou flauta transversa, canto e canto coral. Por cinco anos praticou os mais variados tipos de música, na flauta transversa e percussão, em diversas casas localizadas em Portugal e Espanha. Em Florianópolis, lecionou na Escola Dinâmica e na escola de música Compasso Aberto, e formou três grupos vocais com os seguintes nomes: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes e Boca Chiusa, de adultos. Em 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC, até 2004, as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003 finalizou o curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL. Também em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. Desde 2004 é regente do Coral da UFSC e coordena os novos projetos de extensão: Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC.


Grupo de Dança Folclórica da Terceira Idade da UFSC

A Ilha de Santa Catarina encontra um contingente significativo da etnia portuguesa açoriana, exercendo influências através de seus costumes, religiosidade, pesca, agricultura, artesanato e dança.

Enraizada no modo de viver do ilhéu está à dança como expressão legítima, cultivada em diferentes rincões da ilha.

Objetivando-se preservar, recriar e divulgar as danças folclóricas criou-se um grupo, envolvendo indivíduos de terceira idade da comunidade florianopolitana.

Em maio de 1989, iniciou-se o trabalho de montagem das danças, preocupando-se com a maior autenticidade no tocante aos movimentos, músicas e indumentárias.

Compõem o grupo 30 indivíduos de 60 a 82 anos e 8 músicos que fazem parte da bandinha, coordenado pela professora Marize Amorim Lopes com o apoio do Centro de Desportos, Núcleo de Estudos Açorianos e Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC.

O grupo é solicitado para se apresentar em eventos científicos, culturais, festas comunitárias e beneficentes, de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Anualmente faz-se em média de 35 a 40 apresentações.

O grupo lançou em 2001 um CD e em 2005 um DVD que é reconhecido como um acervo cultural do litoral catarinense. Esse material tem sido requisitado por instituições e entidades locais, regionais, nacionais e internacionais


Artes Cênicas

Intervenção Urbana – Artes Cênicas: Alguns alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC realizam uma “invasão” no centro da cidade através de intervenção urbana que investiga as figuras de migrantes de todas as partes. São acadêmicos que cursam a disciplina Carnavalização e Teatro de Rua, ministrada na 3ª fase do curso pelo professor Toni Edson. O grupo demonstrará o fragmento de um trabalho em processo, que deve estar mais
próximo de sua finalização no final de junho. A intervenção é um cortejo, com canções e dramaturgia voltada para figuras de migrantes e uma certa dose de improvisação e re-significação do espaço. Essa demonstração dura cerca de 15 minutos e é um dos contatos dos acadêmicos com o público do centro da cidade, estão previstas ainda dias 29 de maio e 03 de julho, intervenções no centro, outras ações acontecem na universidade. Contato: Toni Edson (discipulotoni@hotmail.com)



Sessão de Contos – Artes Cênicas: Contar histórias é um ato milenar e atualmente tem se configurado como um bom ramo profissional dada a grande quantidade de cursos de formação de contadores e espetáculos de contação de histórias. Paula Souza, Araeliz, Tainá Campos, Célio, Nathália, Maria Celeste, entre outros acadêmicos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC, remontarão à tradição de propagar as histórias de maneira oral e juntamente com o professor Toni Edson, encantarão o público da SEPEX Itinerante com histórias para todos os públicos. O grupo está reunido numa disciplina optativa do curso de Artes Cênicas, chamada Narrativa Oral e Oralidade e fará uma sessão de cerca de 40 minutos com histórias de autores como Reginaldo Prandi, Julio Emílio Brás, Adriano Pocconi, Vital Santos, Leo Malleri, Viviane Távora, e outros. Histórias breves, mas ricas por sua diversidade e pelo tratamento que estão tendo na academia. O mesmo grupo realiza na UFSC, no dia 27 de maio no turno da tarde, uma Sessão de Contos. Contato: Toni Edson (discipulotoni@hotmail.com)

Toni Edson Costa Santos - Toni Edson é ator negro sergipano que sobe aos palcos aos 11 anos de idade. Torna-se dramaturgo, diretor, compositor e ator de forma auto-didata e a partir de 1998 inicia sua formação através de cursos. Desde 1999 é Contador de Histórias e em 2006 passa a ser formador de contadores, tem sua pesquisa direcionada para contos africanos e contos populares do Brasil. É licenciado em Artes Cênicas (UDESC), Mestre em Literatura Brasileira (UFSC) e desde 2004 é professor universitário de Prática Teatral (UDESC). Ator profissional desde 2000, trabalhando com teatro de rua a partir de 2003, modalidade teatral em que concentra sua pesquisa de forma mais efetiva. Fez parte do Grupo A de Teatro, que depois se torna Africatarina, compôs o quadro do grupo Cachola no Caixote e atualmente é membro fundador da Trupe Popular Parrua e professor do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC.


Sobre a SEPEX Itinerante

UFSC mostra projetos de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Florianópolis (*)

Edições passadas mostram dinâmica do evento No ano em que completa 50 anos, a Universidade Federal de Santa Catarina leva para o Centro de Florianópolis sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. A versão itinerante da Sepex será uma mostra do que é o principal evento de divulgação de ciência e tecnologia da universidade, que ocorre tradicionalmente em outubro. Para apresentação das atividades por professores, servidores e estudantes, será montada uma tenda no Largo da Alfândega, nos dias 19 e 20 de maio.

Serão 14 estandes para demonstração de projetos sobre mata atlântica, plantas medicinais, povos indígenas, a língua brasileira de sinais, assistência jurídica, tecnologias de saneamento, ações de popularização da Física, Matemática e Química e atividades físicas oferecidas à comunidade pela UFSC, entre outros. Em frente à tenda, apresentações culturais convidarão quem estiver passando pelo Centro a parar e conhecer um pouco da universidade. A visitação será aberta entre 10 e 19 horas.

Além de aproximar a universidade do público, a versão itinerante será também uma oportunidade de divulgar a nona edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, que este acontecerá de 20 a 23 de outubro, no campus da UFSC. A primeira Sepex foi realizada em 2000, durante as comemorações dos 40 anos da universidade. Foram apresentados 671 trabalhos na forma de painéis, 91 na forma de estandes, com público visitante aproximado de 15 mil pessoas. Na edição de 2009 (http://www.sepex.ufsc.br/noticias.php) foram apresentados quase 1.500 trabalhos em 200 estandes e os visitantes estimados em 50 mil. Na versão itinerante a Sepex tem apoio da Água Mineral Santa Rita.

(*) Por Arley Reis / Jornalista da Agecom, publicado em www.ufsc.br