sexta-feira, 28 de maio de 2010

DAC promove diálogo com o roteirista Márcio Debellian


Sábado, 29 de Maio, às 15h no Teatro da UFSC

Gratuito para roteiristas e interessados

O DAC/SECARTE/UFSC convida roteiristas e a comunidade para uma conversa com o roteirista Márcio Debellian, sobre o importante processo de escrever um filme. O roteirista irá explicar os processos de um texto-cinematográfico, a pesquisa, a linguagem e tudo o que influencia diretamente na criação de um bom roteiro para cinema. A conversa será no Teatro da UFSC, dia 29 de maio, sábado às 15h.

Depois de descoberta a vontade de escrever para o Cinema surgem as primeiras dúvidas: Como escrever? O que escrever? Nesse ponto o novo roteirista precisa de todas as informações possíveis. Além de ler todos os roteiros que puder, ele tem que saber as técnicas de como escrever bem e conhecer a linguagem própria do Cinema. O roteiro de Cinema é formado pela descrição das Imagens, ou seja, tudo aquilo que se vê na tela, inclusive letreiros; e Áudio, tudo aquilo que se ouve no filme, as falas das personagens, apresentador ou locutor, efeitos de som e trilha.


Sobre o roteirista:

Márcio Debellian tem 30 anos, fez graduação em Economia e pós-graduação em Marketing pela PUC-RJ e formação em Teatro na CAL – Casa de Cultura de Laranjeiras - e Laura Alvim. É sócio-fundador da Debê, empresa que atua em consultoria em comunicação e produção cultural para empresas como Saraiva, Souza Cruz, Light, Redecard, OdontoPrev, entre outras. Na área musical, seu
trabalho mais recente é com o saxofonista Leo Gandelman, na assistência de direção de seu novo CD/DVD “Sabe Você”. Veja o perfil de Marcio Debellian em
www.debe.com.br

Márcio Debellian estará também nessa sexta-feira, dia 28, no I Colóquio Música, Literatura e Cinema. O evento acontecerá no Auditório Henrique Fontes no CCE, como parte da IV Semana de Letras que acontece na UFSC.


" um roteiro é um roteiro, um roteiro quer dizer que dá todo o necessário para fazer um filme, mas fazer um filme é algo mais que filmar um roteiro; algo totalmente diferente da escritura deve ocorrer quando se filma. Por exemplo, se pode comparar a mariposa que voa. Antes da mariposa está a larva. A larva contém tudo da mariposa, contém as cores, a substância, mas não pode voar. "

Jean-Claude-Carriére (Dramaturgo e Roteirista)



SERVIÇO:

O QUÊ: Conversa com o roteirista Márcio Debellian
QUANDO: Dia 29 de maio, sábado, às 15h.
ONDE: Teatro da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

Fonte: José Fontenele - Acadêmico de Jornalismo, Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material do roteirista.