terça-feira, 29 de junho de 2010

Coral da UFSC recebe Coral da UDESC

Ensaio Aberto na Igrejinha da UFSC: o Coral da UFSC recebe o Coral da UDESC

Dia 29/06, terça-feira, às 20 horas. Gratuito e aberto à comunidade

O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC recebe o Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Ensaio Aberto, nesta terça-feira, dia 29/06, às 20 horas, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto à comunidade. O repertório, variado, será interpretado pelos corais individualmente; ao final, os dois corais cantarão uma música em conjunto.

A atividade faz parte de uma proposta da maestrina Miriam Moritz, do Coral da UFSC, de aproximar corais da comunidade para se conhecerem e trocarem experiências de trabalho. A idéia desse intercâmbio é alternar o local dos encontros do ensaio aberto entre o coral anfitrião e o coral visitante, de maneira que, numa próxima oportunidade será o Coral da UFSC que visitará o Coral da UDESC, no seu espaço de trabalho.

Miriam Moritz pretende estender essa atividade a outros corais da comunidade, tanto para aproximar os corais externos dos projetos artístico-culturais realizados pela universidade, quanto para aproximar o coral da universidade com os grupos artísticos da comunidade.

Coral da UDESC

O Coral da UDESC é um projeto de Extensão coordenado pelo professor Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo. O projeto desenvolve atividades musicais através da prática coral desde o início de 2006. O coral é aberto para a comunidade interna e externa, não sendo necessário que os participantes possuam algum tipo de experiência como cantores. O repertório desenvolvido abrange música de autores diversos, incluindo diversos estilos. Para saber mais sobre o coral, veja o link http://www.ceart.udesc.br/Extensao/programas_atual.php

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Regente do Coral da UDESC, é Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP(1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). É pesquisador CNPq (PQ 2). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC nas áreas de canto coral, regência e educação musical. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, música no ensino fundamental, professores generalistas, legislação educacional, canto coral e regência. É membro do Corpo Editorial da Revista Educação da UFSM, e parecerista ad hoc da Revista Musica Hodie e da Revista da ABEM. É parecerista ad hoc da CAPES. É representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME. É coordenador da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC. Membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura (2009-2010). Atualmente é presidente de honra da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, tendo sido presidente daquela entidade nas gestões 2005-2007 e 2007-2009.

Coral da UFSC

O Coral da UFSC mantém suas atividades desde 1963 e hoje faz um repertório de música brasileira acompanhado de violão, baixo, e percussão. O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da UFSC. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto.

O Coral da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural - DAC, da Secretaria de Cultura e Arte - Secarte, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Para saber mais sobre o coral, veja o link http://www.dac.ufsc.br/musica_coral.php#topo

Miriam Moritz

Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC, formou-se em música pela Udesc em 1987, onde estudou flauta transversal, canto e canto coral. Em 2003, concluiu pós-graduação em musicoterapia pela Unisul. Foi nomeada Regente do Coral da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, após concurso público realizado em março de 2004, dando início às suas atividades em maio do mesmo ano. Desenvolveu os Projetos "Reconstruindo a Escuta do usuário de Implante Coclear" com equipe multidisciplinar e "Canto para Comunidade" do Projeto Caeira 21.

Além da regência do Coral da UFSC, desenvolve os projetos de Extensão da UFSC: "Orquestra de Câmara da UFSC", "Madrigal da UFSC" e o projeto "Iniciação ao Canto em Grupo".


SERVIÇO:

O QUÊ?: Ensaio Aberto com o Coral da UFSC e o Coral da UDESC

QUANDO: Dia 29 de junho de 2010, terça-feira, às 20 horas

ONDE: Na Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: www.dac.ufsc.br e coraldaufsc@dac.ufsc.br


Fonte: [CW] DAC.SECARTE.UFSC, com material disponível nos sites institucionais.

.