segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cortejo de bonequeiros é destaque do 4º FITA nesta segunda-feira



O cortejo sai dos jardins do Palácio Cruz e Sousa, às 16h

Presença de vários diretores teatrais, atores, pernas de pau, bonequeiros e um bloco de maracatu, o Arrasta Ilha


Seis apresentações nas ruas e em teatros, mais um cortejo de bonecos pelo Centro de Florianópolis, são alguns dos destaques desta segunda-feira (21/06) no 4º Fita Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação.

A “procissão” ocorre logo após a encenação de ´As Aventuras de Uma Viúva Alucinada`, do Grupo Mundaréu, de Curitiba, que começa uma hora antes, às 15h.

Do palácio, o cortejo caminha em direção ao Largo da Alfândega, onde encontrará o professor Olaf Stevenson, personagem da peça ´Le Polichineur de Tiroirs`, do grupo belga Chemins de Terre, que se aprensenta às 17h.

Dentro das variadas possibilidades que o teatro de animação e de rua oferece, os dois grupos trabalham com linguagens distintas. O Mundaréu, que recebeu o Prêmio de Teatro Myriam Muniz de 2009, constrói seus espetáculos a partir de formas e conteúdos da cultura popular, aliando sua dramaturgia com a presença de bonecos, teatro de máscaras, dança e música.

Já o grupo belga Chemins de Terre, com ´Le Polichineur de Tiroirs`, apresenta uma versão do clown, construindo seu espetáculo principalmente através da manipulação de objetos inusitados.

Outras três apresentações, agora em salas fechadas, fecham o segundo dia do Fita, todas às 20h. Quem não assistiu ´Don Juan, Memoria Amarga de Mi`, na abertura, do grupo espanhol Pelmanèc, terá uma nova oportunidade, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O grupo franco-espanhol Pelele Marionettes, um dos destaques internacionais do Fita, apresenta ´Los funestos esponsales de Don Cristóbal`, no Teatro da UFSC. Don Cristobal é um velho rico e egoísta, que vive feliz rodeado de sua fortuna, até que uma mulher misteriosa passa a fazer parte de seus sonhos.

Já o grupo Mamulengo Presepada, uma das grandes referências no teatro de animação de Brasília, apresenta ´O Romance do Vaqueiro Benedito`, peça que circula teatros e festivais há mais de dez anos. Por meio de personagens clássicos da cultura popular nordestina, o bonequeiro Chico Simões alia música e dança a um texto coloquial e cômico para narrar a vida de um simples vaqueiro apaixonado.

Mais informações no site www.fitafloripa.com.br

O QUÊ: 4º Fita Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação.
QUANDO: De 20 a 27 de junho.
ONDE: Centro de Cultura e Eventos, Concha Acústica e Teatro da UFSC, Centro de Artes da UDESC, Teatro Álvaro de Carvalho, Largo da Alfândega, Palácio Cruz e Sousa, Apae e Orionópolis (Florianópolis) e Teatro Elias Angeloni, Praça Nereu Ramos e Teatro de Arena (Criciúma) e Teatro do Sesc (Joinville).
QUANTO: Entrada gratuita, com exceção dos espetáculos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro da UFSC e Teatro Álvaro de Carvalho, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Programação:

Dia 21 (segunda)

12h30min / As Aventuras de Uma Viúva Alucinada
Grupo Mundaréu (Curitiba)
Concha Acústica - UFSC

15h / As Aventuras de Uma Viúva Alucinada
Grupo Mundaréu (Curitiba)
Jardins do Palácio Cruz e Sousa

16h / Cortejo de bonecos
Saída dos Jardins do Palácio Cruz e Sousa e chegada no Largo da Alfândega

17h / Le Polichineur de Tiroirs
La Compagnie des Chemins de Terre (Bélgica)
Largo da Alfândega

20h / Don Juan, Memoria Amarga de Mí
Companyia Pelmànec (Espanha)
Centro de Cultura e Eventos - UFSC

20h / Los funestos Esponsales de Don Cristóbal
Pelele Marionettes (França / Espanha)
Teatro da UFSC

20h / O Romance do Vaqueiro Benedito
Mamulengo Presepada (DF)
SESC

CONTATO:

Victor da Rosa
(48) 3721-7848, 9918-7626

Fonte: Fifo Lima, assessoria de Imprensa do Fita Floripa, em matéria publicada em: 21/06/10 pela Agecom. www.ufsc.br