sexta-feira, 25 de junho de 2010

Oficinas de Artes Visuais Contemporâneas

Serão quatro oficinas grátis com vagas limitadas. Inscrições no DAC das 11h às 17h
Estarão abertas a partir do dia 28 de junho inscrições para oficinas de Arte (Workshops) no DAC

[Notícia atualizada em 01.07.10 às 16h21 ]

O DAC vai oferecer oficinas de arte (workshops), que estarão relacionadas com a exposição “Circulando em outras dimensões” que acontecerá no hall da Reitoria da UFSC de 05 à 23 de julho. As inscrições começam segunda, dia 28 de junho e vão até sexta, dia 2 de julho. Se ainda houver vagas, as inscrições poderão ser feitas no dia da oficina.

As oficinas de arte têm o objetivo de formar alunos que também possam fazer trabalhos artísticos, por essa razão as oficinas são ensinamentos sobre processos de composições artísticas. Elas serão de graça, no entanto em algumas oficinas os alunos terão que trazer materiais próprios, como explicado logo abaixo.

As oficinas serão: Oficina de Aquarela, ministrada por Christophe Spoto, propõe retratar espaços urbanos com desenho; Oficina de construção de imagens, observação e fotográficas, ministrada por Julia Carmona Duval; “Fluxos Urbanos”, ministrada por Lucila Meirelles, que é uma oficina sobre criação de vídeos. Serão ensinadas as técnicas para uma composição de vídeo, para a criação de poesias visuais urbanas pelos alunos; Oficina A Imagem Contemporânea, ministrada por Regina Carmona.

Mais informações sobre as oficinas e os ministrantes abaixo.

Oficina “Fluxos Urbanos”, ministrada por Lucila Meirelles
Data: Dia 05 de Julho, segunda-feira, das 13h00 às 18h00.
Vagas: 22 pessoas.

Essa oficina propõe-se a construção de um roteiro e gravação de imagens sobre as paisagens, as intervenções e os fluxos urbanos. Serão criadas poéticas visuais. Pequenas crônicas sobre a cidade. Os participantes vão obter conhecimentos técnicos e práticos sobre enquadramentos, planos, iluminação, locações, direção e arte. Haverá exibição de vídeos comentados. A proposta é criar vídeos, poéticas urbanas de um minuto.

Material necessário:
O aluno deve levar Câmara de vídeo ou câmara fotográfica e cabos para serem conectadas no computador, fita de vídeo ou cartão.

Sobre a ministrante:

Lucila Meirelles é Videoartista, mestranda em poéticas visuais, diretora de vídeo e TV, roteirista, curadora de projetos culturais. Como autora de vídeos ganhou prêmios nacionais e participou de mostras internacionais como: The Kitchen ( Nova York), The Black Aestesis (Washington), Berkley Art Museum (Berkley) etc. Há 15 anos é docente de oficinas de roteiro e de direção de vídeo e TV, em Museus, Escolas, Instituições como SENAC, SESCST, Prefeituras, Casas de Cultura, Centros e Fundações Culturais.


Oficina A Imagem Contemporânea, ministrada por Regina Carmona.
Data: Dia 05 de Julho, segunda-feira, das 13h00 às 18h00.
Vagas: 22 pessoas.

Construção da imagem através da observação do entorno, do espaço urbano, da paisagem e interação na cidade.Livre criação através do desenho, cor e multimeios. Oficina interna para trabalhar as imagens colhidas em desenho livre pelo local, das pessoas, nas ruas para a construção da imagem da linguagem em meios mistos.

Material necessário:
Trazer caderninho de registro e desenho para esboços, material de desenho pessoal, câmera ou celular.


Sobre a ministrante:

Regina Carmona é artista plástica, mestre em poéticas visuais, curadora e coordenadora de projetos de arte. Destaque na arte contemporânea brasileira, participou de importantes mostras, exposições, residências de arte, pesquisa e projetos especiais no Brasil e em diversos países. Docente em desenho e objeto, coordena workshops, oficinas e projetos de arte junto Museus, Escolas, Instituições como USP, FAAP, SENAC, SESCSP, UNESCO, Prefeituras, Casas de Cultura, Centros e Fundações Culturais.

Oficina de Aquarela, ministrada por Christophe Spoto.
Data: Dia 06 de Julho, terça-feira, das 13h00 às 18h00.
Vagas: 22 pessoas.

A oficina propõe uma construção da imagem através da observação, do espaço urbano e paisagem da cidade, uma livre criação através do desenho, cor e multimeios.
Abrir novos horizontes de técnica e poética de pintura para o desenvolvimento da arte contemporânea é o objetivo da "Oficina de Fabricação e Uso de Aquarelas", ministrada por Christophe Spoto dentro do projeto "A Imagem Contemporânea" com a curadoria de Regina Carmona.

Apresentando teorias fundamentais de técnicas históricas de pintura. E com a utilização de goma-laca e pigmentos naturais (como por exemplo: terras amarelas, verdes, vermelhas, marrons) para a fabricação das tintas pelos próprios alunos, como uma das experiências práticas para a compreensão de princípios históricos da arte da pintura. Técnicas com características específicas de saturação, relação de contrastes e exuberância natural dos valores cromáticos e de corpo específicos do caráter de cada pigmento e respectivos grupos.
Será uma oficina teórica e prática para a fabricação e uso de aquarelas pelos alunos. Iniciando em uma sala de aula/ atelier com a teoria e a fabricação de tintas, e continuando os trabalhos ao ar livre em alguma praça, ou jardim. Observando a paisagem urbana e produzindo obras dentro das propostas artísticas individuais, com o acompanhamento técnico do professor.

Material necessário:

. papel branco para aquarelas - blocos A3;
. lápis de desenho, lápis 6B);
. borrachas verdes pequenas;
. apontadores pequenos para lápis;
. pincéis médios redondos, de pelo de boi tamanho 14; 18,
.1 litro de água destilada (à venda em farmácias);
. folhas de papel sulfite (para anotações);
. copos de café descartáveis (para o transporte de água e aquarelas pelos alunos);
. 1 rolo pequeno de filme de PVC (para o transporte de água e aquarelas pelos alunos);
. os que desejarem poderão levar câmeras fotográficas e filmadoras para registrarem o
processo de trabalho e de pesquisa do ambiente urbano.


Sobre o ministrante:

Christophe Quirino Spoto, estudou na Itália na “Accademia di Belle Arti di Carrara” de 1986 a 1990 onde se formou em pintura. Em 2008 participou da exposição “Poéticas da Natureza” no MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo), com curadoria de Katia Canton. Entre diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil, Itália e Portugal, que tem participado durante sua carreira.
Atualmente pesquisa materiais clássicos de pintura e a perspectiva como possibilidades de desenvolvimento da arte contemporânea, através da representação do mundo atual ao seu redor e ministra oficina no SESC, sobre técnicas históricas de pintura e suas possibilidades de uso na arte contemporânea, em Santos–SP, dentro do curso "Construção da Imagem Contemporânea" sob a coordenação de Regina Carmona.

Oficina de construção de imagens, observação e fotográficas, ministrada por Julia Carmona Duval.
Data: Dia 06 de Julho, terça-feira, das 13h às 18h.
Vagas: 22 pessoas.

Construção da imagem através da observação, do espaço urbano, da paisagem e da interferência humana na cidade. Caminhadas fotográficas e livre criação através da fotografia digital e impresso digital multimeios. Oficina interna para trabalhar as imagens colhidas em saídas fotográficas pelo local, ao entorno, nas ruas, construção da imagem.

Material necessário:
Trazer caderninho para registro das jornadas e /ou esboços, câmera digital, cabos da câmera e acessórios pessoais.


Sobre a ministrante:

Jornalista por formação, Júlia Carmona se dedica à arte por meio da fotografia e da criação gráfica. A realização de viagens nacionais e internacionais, bem como o registro de pessoas, paisagens, culturas, luzes e movimentos, são os elementos utilizados em seu trabalho artístico.
Possui doze anos de atuação em marketing institucional e comunicação, com experiência em edição, planejamento, design gráfico e execução de veículos para públicos diversos. Atendimento a comunidades, gerenciamento de projetos e coordenação de equipes de produção.



SERVIÇO:

O QUÊ: Oficinas de Artes Visuais Contemporâneas (workshops) no DAC.
QUANDO: Abertas as inscrições de segunda, 28 de junho, a sexta-feira, 02 de julho, das 11h às 17h. Ou no dia da oficina, se houver vaga.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO: (48) 3721-9348 ou 3721-9447. Visite www.dac.ufsc.br.

Fonte: José Fontenele - Acadêmico de Jornalismo, Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material dos organizadores.