quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As luas de Galileu, no TAC

As Luas de Galileu Galileu em nova temporada no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Dia 22/10 ( sexta ) às 21h e dias 23 e 24 (sábado e domingo) às 20 horas


O espetáculo teatral “As Luas de Galileu Galileu” será apresentado em nova temporada no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) neste fim de semana, dia 22/10 (sexta) às 21 horas e dias 23 e 24 (sábado e domingo) às 20 horas. A peça foi produzida em 2009 para comemorar o Ano Internacional da Astronomia.

As apresentações no TAC contam com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do TAC, CIC e Teatro Pedro Ivo.

O Espetáculo

Uma encenação do Grupo Pesquisa Teatro Novo, do Departamento Artístico Cultural da UFSC, com roteiro e direção de Carmen Fossari. A Regência do Madrigal da UFSC é da Maestrina Miriam Moritz. Assessoria do professor Adolfo Stotz Neto, Astrônomo e Presidente do GEA (Grupo de Estudos de Astronomia da UFSC).

Trata-se de um espetáculo versando aspectos da vida e obra do pai da Ciência Moderna Galileu Galilei com grande elenco e o ator Nei Perin no papel de Galileu Galilei.

A produção do espetáculo envolve 40 pessoas entre atores, atrizes, cantores líricos e técnicos. Dirigida por Carmen Fossari, a encenção inicia no foyer do TAC, no meio do público, com parte do elenco representando uma Cia. de Comédia Dell Arte: Bambolina Andatiina”. A seguir, adentra no Teatro o público que acompanha a Cia. Bambolina Andattina.

Dentro dos preceitos Pós Dramáticos, em livre adaptação, Galileu Galilei tem, incluído em seu roteiro, trechos das obras de Galileu Galilei: Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas) e da obra que o condenou: Diálogo di Galileo sopra i due Massimi Sistemi Del Mondo Tolemaico e Copernicano (abreviado o título para Diálogo sobre os dois Sistemas do Mundo.

Trechos das Cartas da Filha de Galileu Galilei, Trecho do Processo Inquisitório no Santo Ofício: A Inquisição, versos de Camus e adaptação livre de 3 cenas da obra de Brecht são incorporados na encenação e costurados na dramaturgia pela diretora do espetáculo que assina o roteiro.

Carmen Fossari assinala ainda as observações e notas do Astrônomo Professor Adolfo Stotz Neto, cuja presença garantiu os aspectos mais científicos da encenação, o que, por último, torna o espetáculo em algo inusitado servindo ao mesmo tempo à Ciência e à Arte .

A montagem levou dois anos e meio de preparação, somando o tempo das pesquisas históricas, num trabalho que une a arte popular e erudita no mesmo espetáculo.

A peça já realizou duas temporadas de sucesso no Teatro da Igrejinha da UFSC e, segundo a diretora da montagem, deverá alçar outros vôos no ano de 2011, segundo pré-contatos já estabelecidos e que motivaram esta nova e curta temporada no TAC.

Quem foi Galileu:

Um ser humano que ousou olhar o nunca visto. Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da Lei dos Corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.

Alguns aspectos biográficos de Galileu*

Nasceu no ano de 1564, e foi ele quem pela primeira vez apontou a luneta para o céu. Conseguiu comprovar as teorias de Copérnico, heliocêntricas, que se opunham às teorias aristotélicas do geocentrismo e que coadunavam com os preceitos bíblicos. Parte da Igreja à sua época e astrônomos concordavam com os seus estudos, e mesmo proibida pelo Index a teoria copernicana, Galileu, por desfrutar do convívio com o alto clero, conseguiu dar vasão aos seus escritos. Cardeal Barberini, de uma influente família italiana, que foi sagrado papa Urbano VIII, era amigo de Galileu e deixou que ele continuasse seus estudos, desde que não comprometesse os ditos bíblicos. Mas Galileu, de temperamento igualmente forte, edita a sua obra que o levou à Iquisição : “Diálogos”, sobre os dois maiores sistemas do mundo – Ptolomeu e Copérnico.

Neste livro ele estabelece um diálogo entre três personagens: um com características atoleimadas em negar a teoria heliocêntrica, um defensor das novas descobertas e um que passa da dúvida ao reconhecimento. Reza a História, que o papa Urbano VIII sentiu-se ridicularizado por tal obra e concordou com o inquisidor que, aliás, foi o mesmo que anos anteriores havia condenado Giordano Bruno.

Depois da Inquisição, Galileu se dedicou a importantes estudos da Física. Habitava perto de um convento, San Mateo, onde suas duas filhas eram freiras. Uma delas, Virgínia, o auxiliava escrevendo seus estudos. Galileu teve três filhos. O filho homem ele o entregou a um nobre amigo para que fosse adotado e ingressasse na faculdade. Nunca se casou com Marina Gamba, com quem teve os três filhos. Moravam em casas separadas. Mesmo na prisão domiciliar, recebia seus amigos e estudiosos, até o fim de sua vida, quando estava cego.

(*) fornecido pela diretora do espetáculo

O Telescópio e a Astronomia

Em 1609 tivemos uma das datas mais marcantes da história da Astronomia, foi quando pela primeira vez o homem pôde ver o céu não mais com os olhos desnudos, ou seja, a partir de Galileu Galilei pôde-se observar o céu com um telescópio, um instrumento que ajudou a revolucionar a ciência e em especial a Astronomia. Esse instrumento foi aperfeiçoado por Galileu, mas não foi construído por ele como alguns pensam. Galileu teve o mérito de desenvolvê-lo e principalmente de ter tido a idéia de usá-lo para ver o céu e não para observar navios ou inimigos à distância, mas um objetivo mais nobre: o Céu.

Com o telescópio, Galileu Galilei pôde observar a lua como nunca antes, viu que na lua há montanhas e imensas crateras. Com esse instrumento ótico pôde constatar que em Júpiter há quatro corpos que a circundam, são as grandes luas: Europa, Ganímedes (ou Ganimedes), Io e Calisto, mas sabe-se hoje que existem outros satélites naturais em Júpiter. Essa observação corrobora para a retomada do heliocentrismo (Copérnico 1554) com a afirmação de que, se é possível haver outros corpos girando em torno de outros sem ser da própria Terra, então por que a terra não poderia também ela estar girando em torno de outro corpo como o Sol.

Passaram-se desde então 400 anos de observações com instrumentos óticos e não mais a olhos nus.

Carmem Fossari

Natural de Florianópolis, Carmem Lúcia Fossari é Mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC, com opção em Teatro; diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural - DAC/SeCArte/UFSC, coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC e diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.

Nessa categoria, recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, bem como representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou nos países: Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e Uruguai. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a “Cia. La Carreta” que coordena, naquele país, o ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano.

Ficha Técnica:

Elenco: Nei Perin como Galileu Galilei. Mariana Lapolli, Ivana Fossari, Bruno Lapolli, Marcelo Cidral, Adriano de Brito, Rhamsés Camisão, Ana Paula Lemos, Julião Goulart, Bruno Leite , Gabriel Ortega, Augusto Sopran, Eliana Bär, Rubia Medeiros, Muriel Martins, Jeanne Siqueira, Gabriel Orcajo e Patrícia Medeiros.

Participação do Madrigal da UFSC

Direção Musical e Regência do Madrigal: Miriam Moritz

Assessoria: Astrônomo Adolfo Stotz Neto

Figurino: José Alfredo Beirão Filho

Cenário: Márcio Tessmann

Iluminação: Ivo Godoi e Calu

Técnico Luz: Nilson Só

Cartaz: Michele Millis

Programa: Bruno Leite

Relações Públicas: Julião Goulart

Produção: Grupo Pesquisa Teatro Novo - UFSC

Promoção: Departamento Artístico Cultural (DAC), Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral "As Luas de Galileu Galilei”

QUANDO: Dia 22/10 (sexta) às 21 horas e dias 23 e 24 (sábado e domingo) às 20 horas

ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis / SC. Site: www.tac.sc.gov.br - Telefone: (48) 3028-8071 e (48) 3028-8070

INGRESSOS: À venda na bilheteria do TAC, CIC e Teatro Pedro Ivo

Fonte: [CW] DAC. SECARTE. UFSC, com material da produção.