quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Paper Macbeth, no Teatro da UFSC

Teatro da UFSC recebe “Paper Macbeth”, espetáculo de teatro de formas animadas, baseado na obra de William Shakespeare

Dias 22, 23 e 24/10, de sexta a domingo, às 20 horas. Gratuito, com ingressos antecipados ou na hora.


O Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, recebe “Paper Macbeth”, espetáculo de teatro de formas animadas, baseado na obra de William Shakespeare. Dias 22, 23 e 24/10, de sexta a domingo, às 20 horas. A produção é da Fazendo Fita Cia. Artística, de Florianópolis.

Os ingressos são gratuitos, e quem quiser garanti-los poderá retirá-los com antecedência na Secretaria do DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14 às 18 horas. Ou tentar direto na hora do espetáculo, se houver vaga.

A peça teve a sua estreia neste ano em São Paulo, no 14º Cultura Inglesa Festival, foi apresentada em Florianópolis, durante a Semana Ousada de Artes - UFSC & Udesc, e agora faz curta temporada no Teatro da UFSC.

Sinopse:

Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendo amassadas, dobradas e moldadas por “forças invisíveis”, até tornarem-se bruxas. Assim começa esta montagem de Macbeth, provavelmente uma das peças shakespearianas mais adaptadas ao longo dos últimos 400 anos. Aqui, a tragédia do general escocês é recontada na linguagem do teatro de bonecos – no caso, bonecos de papel que ganham vida através de atores-manipuladores ocultos à visão da plateia.

“Paper Macbeth” imprime uma linguagem lúdica a clássico de Shakespeare

Bonecos de papel, teatro de sombras, objetos e luta de espadas dão um toque de originalidade e beleza a “Paper Macbeth” – montagem que faz uma adaptação lúdica de “Macbeth”, tragédia de William Shakespeare (1564-1616). Dirigida por Sassá Moretti, a peça teve sua estreia em maio último no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, na cidade de São Paulo, tendo Cesar Rossi na confecção dos bonecos.

A peça foi produzida originalmente para a Cultura Inglesa, participando da 14ª edição do festival da instituição. Conta com os atores Aline Maciel, Marcelo F. de Souza, Marcos Araújo, Margo Ferreira e Juarez Nunes na interpretação e na manipulação de bonecos.

Uma carroça serve de ambientação para as cenas do espetáculo. Vestido de preto, o elenco manipula os bonecos, a maioria feitos com dobraduras. “Paper Macbeth” faz uma homenagem ao rádio jornalismo e trabalha com outras mídias como o jornal e o cinema.

Tudo isso contribui para situar a plateia na história e também para envolvê-la no clima mágico da encenação.


Espetáculo

Apoiada em relatos de guerras entre linhagens nobres do Reino Unido, “Macbeth” é uma das tragédias mais sangrentas de Shakespeare, tendo como pano de fundo a ambição. Escrita entre 1603 e 1607, conta a história do general Macbeth, que recebe a visita de três bruxas, que predizem seu destino como futuro rei da Escócia. Incentivado por sua mulher, Lady Macbeth, o general comete vários assassinatos para chegar ao trono. Mas logo o casal se vê assediado por aparições e são levados à loucura. Temendo a insanidade do Rei, os nobres tramam sua deposição. Após a morte de sua mulher, Macbeth tenta manter a coroa, mas perde a batalha final, cumprindo assim a profecia das três aparições.

Transformar esta tragédia em uma montagem para o Teatro de Formas Animadas (que engloba bonecos, máscaras e objetos) era um antigo projeto do bonequeiro Cesar Rossi e da pesquisadora de Shakespeare Aline Maciel. Para realizar este desafio, a dupla buscou a diretora Sassá Moretti. Do texto foi compilado apenas o essencial, como é comum neste tipo de teatro, para estimular o imaginário do público com recursos visuais. “As pessoas assimilam melhor a história, mesmo sendo uma tragédia, porque quem está interpretando é um boneco”, comenta a diretora.


Direção e Elenco

Coordenadora do Fitafloripa - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis, que em 2010 teve a sua 4ª edição, Sassá Moretti é doutoranda em Literatura com foco nas Formas Animadas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde concluiu o mestrado com o tema de dissertação “Encanta o Objeto em Kantor”. Antes fez os cursos de especialização em Teatro e Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na qual lecionou Formas Animadas, de 1998 a 2009.

Pesquisadora de adaptações de peças de Shakespeare para o Teatro de Formas Animadas, na UFSC, Aline Maciel é Mestre em Literatura, coordena a Rádio Comunitária Campeche - 98.3FM e trabalha com contação de histórias, música e teatro. Em 2006, concluiu o curso de Letras (UFSC) com uma pesquisa sobre marionetes como seres superiores ao homem. Por dois anos, trabalhou com produção de vídeos experimentais, música, cinema e performance. Atuou no longa “A Antropóloga”, com direção de Zeca Pires, que acaba de estrear em São Paulo e que será apresentado em novembro em Florianópolis.

Cesar Rossi é bonequeiro, cenógrafo e aderecista com trabalhos para grupos do Brasil e da Itália. Realizou mostras e participou de salões em todo o Brasil, destacando-se as menções honrosas na Exposição de Arte Mística (São Paulo), no III Salão dos Novos da Fundação Franklin Cascaes e na individual “Homens de papel”, no Museu Victor Meireles (Florianópolis). Desde 1992 faz cenografias, máscaras, adereços e bonecos para teatro. Ganhou os prêmios de melhor cenário e espetáculo no Xº Jogos de Teatro, Texto, Interpretação e Técnica nas Artes Cênicas por “O Julgamento” (Blumenau).

Com licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e em Artes Cênicas (UDESC), Juarez Nunes é professor de Artes na rede pública e de Teatro no Projeto Cedep – Oficina do Saber da Prefeitura de Florianópolis. Nos últimos dois anos realizou oficinas e performances para o Projeto Intercultura e Poéticas Teatrais, foi ator e bailarino da peça “Asno de Apuleio” apresentado na Universidade Nacional da Costa Rica e dirigiu o espetáculo “Amazônia”, no Festival Isnard de Azevedo. “Butterfly” rendeu-lhe o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Ator, diretor, dramaturgo e bonequeiro, Marcelo de Souza desenvolveu sua formação pelo contato com artistas e grupos de teatro do Brasil e do exterior. Em 1995 recebeu o prêmio de melhor ator no “X Festival Nacional de Teatro de Teresina” pela peça “O Homem com a Flor na Boca”. Desde 1996 apresenta o espetáculo-solo “Brincando de Bonecos”, com o qual recebeu prêmios de melhor espetáculo, ator e dramaturgia no “12º Festival Catarinense de Teatro” e o prêmio de melhor ator no “Festival Nacional de Teatro de Lages”. Ganhou o Prêmio de melhor ator do 21º Festival de Teatro de Blumenau por “Ricardo 3º”.

Ex-bailarina e ex-atriz dos parques “Beto Carrero World” e “Parque da Mônica”, Margot Ferreira é co-fundadora da Cia Aérea de Teatro. Desenvolveu e atuou em vários espetáculos, com destaque para a “Valsa Aérea”, baseado na Valsa nº 6 de Nelson Rodrigues (dir. Juan Martin e Brígida de Miranda). Ganhou bolsa do CNPq com o Grupo de Pesquisa Teatral. Atuou na peça “Transitório Todavia Infinito”, no SESC-SC.

Ficha Técnica:

Direção: Sassá Moretti

Concepção: Cesar Rossi e Aline Maciel

Adaptação: Sassá Moretti e Aline Maciel

Cenografia, bonecos e objetos: Cesar Rossi

Iluminação: Ivo Godois e Alex de souza

Sonoplastia: Jefferson Bittencourt

Operação de Som: Veruska Costa Haber

Atuação/manipulação: Aline Maciel, Marcelo F. de Souza, Marcos Araújo, Margô Ferreira e Juarez Nunes

Coreógrafo de luta: Glauco Ruiz

Videoarte: Aline Maciel

Radialistas: Marcello Trigo e Sigval Schaitel


“Bodas de Cena – UFSC 50 Anos"

A apresentação deste espetáculo integra a temporada comemorativa “Bodas de Cena – UFSC 50 Anos", que o Teatro da UFSC está realizando neste ano. O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura de Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação de “”Paper Macbeth”, espetáculo de teatro de formas animadas

QUANDO: Dias 22, 23, 24 de outubro de 2010, de sexta a domingo, às 20 horas.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito. Ingressos antecipados na Secretaria do DAC, ou na hora do espetáculo, se ainda houver vagas.

CONTATO: DAC / Teatro da UFSC – (48) 3721-9348 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC. SECARTE. UFSC, com fotos da produção do espetáculo e texto de Lu Fernandes – Comunicação e Imprensa, do site www.lufernandes.com.br