terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Banda Somato volta ao palco do Projeto 12:30

Dia 15/12, quarta-feira, às 12h30, última semana do ano do Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, 15/12, recebe novamente a variedade de sons da banda Somato. O show acontece às 12h30 na Concha Acústica da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade.

Esta atração encerra as apresentações do Projeto 12:30 deste ano na Concha Acústica. Na quinta-feira, 16/12, haverá a última apresentação do ano do Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, com a banda Habitantes de Zion.


A banda Somato, com pouco mais de um ano de estrada (formada em maio de 2009), já tem bastante história para contar.

O grupo foi selecionado para o I Festival de Música da UFSC 50 Anos, promovido pela Secretaria de Cultura e Arte, em agosto, com a canção Sensato, e integrou a programação da Semana Ousada de Artes, que aconteceu na UFSC e na Udesc em setembro. Suas canções passam pelo popular,rock e o erudito.

A banda trabalha tanto com composições próprias como com versões peculiares de artistas das mais variadas origens e gêneros, com
influências que vão do folclore latino-americano ao rock, com elementos de chanson française, música erudita e música popular brasileira.



Histórico da banda


O primeiro ensaio aconteceu em virtude do show de comemoração dos 50 anos da Revolução Cubana, em que a Somato fez a abertura para o músico Dante Ramon Ledesma. A banda contava ainda com a participação da
flautista Rafaella Lenoir (que acabou se desligando do grupo por ter se mudado para a Argentina). Naquele dia 25 de maio de 2009 ficou claro o desejo enorme de se fazer boa música.

Continuaram os ensaios mesmo passada a apresentação. Surgem então oportunidades de tocar em festas, novos eventos, e os primeiros shows vão acontecendo. Ao mesmo tempo, o grupo também se dedica a produzir e gravar demos de suas composições próprias, bem como do seu repertório de versões cover.

Ainda em 2009, a banda recebeu uma proposta para tocar em Lille, França, no Rouge Bar. A partir desta ideia o grupo partiu ao final de março de 2010, para uma turnê na Europa. Para se preparar, a banda realizou mais uma série de shows e gravou um EP (Extended play) com cinco de suas músicas para divulgar seu som por lá.

A banda passou também pela França, Bélgica, Holanda e Áustria. Em Troyes, na França, além de algumas apresentações o grupo filmou seu primeiro videoclipe, feito inteiramente em HD pelo artista visual e fotógrafo Fabrice Massey (www.flickrs.com/photos/fabrys). Trata-se de uma concepção independente, que deve sair daqui a alguns meses.


Integrantes da Somato:

Glo (voz e teclados), Clawn(violão e voz), Bruno (guitarra e voz), Gaspa (violoncelo e voz) e Mariel (percussão e voz).


Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar, no ano que vem, no projeto dentro do campus da UFSC, devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:

O QUÊ: Show com a banda Somato.
QUANDO: Dia 15 de dezembro de 2010, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
SOMATO: E-mail do grupo: talk2somato@gmail.com



Fonte: Patricia Siqueira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da banda.