terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cravo de Terra comemora 10 anos com show no Teatro da UFSC

Dia 16/12, quinta-feira, às 20 horas

O grupo musical Cravo da Terra comemora 10 anos e faz show nesta quinta-feira, 16/12, às 20 horas, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha.


O grupo musical Cravo de Terra comemora 10 anos de carreira com músicas dos CDs Cravo da Terra (2006) e Infinito Som (2007), o repertório do show inclui também canções inéditas. O grupo utiliza instrumentos de sopro, corda e percussão e combina a tradição popular a elementos contemporâneos.
Durante o show será projetado um vídeo realizado pelo artista visual Tiaraju Verdi, com imagens dos 10 anos de carreira do Cravo e sequências fotográficas produzidas com os músicos. Para o mês de janeiro de 2011 está prevista a gravação do terceiro CD, denominado Rio das Pacas.

Iniciado em 2000, o grupo tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora e poesia de suas canções. O começo de sua história ocorreu em bares e cafés da cidade de Florianópolis, com arranjos preciosos para clássicos da MPB. No ano de 2001, o Cravo desenvolveu uma pesquisa com compositores da cidade, de onde surgiu um repertório com quatorze músicas, apresentado em auditórios, teatros e bares.

A partir de 2002 o grupo começou a dedicar-se às suas próprias composições. O primeiro CD, Cravo-da-Terra, foi elaborado com cuidado durante cinco anos. Nesse período, realizaram pesquisas e atingiu uma produção autoral. O disco, distribuído nacionalmente pela Tratore, tem 14 músicas, entre instrumentais e canções, compostas e arranjadas pelo grupo, influenciadas pela música tradicional brasileira, mas com linguagem própria.

Em junho de 2008 foi lançado o CD Infinito Som, reconhecido pelo “Prêmio Catavento” de Melhor Cantora concedido à Ive Luna pela Rádio Cultura AM, e da seleção no Programa Rumos do Itaú Cultural.


Os músicos

O Cravo é formado por Ive Luna (vocal, flauta transversal, percussão), Mateus Costa (contrabaixo acústico), Pedro Cury (vocal e violão), Rodrigo Paiva (percussão) e Tales Custódio (violino). Mas a comemoração do aniversário vai ter a participação também dos ex-integrantes Luís Coelho, Otávio Rosa, Sílvio Mansani e Marcelo Mello. A maioria dos músicos atuais e da antiga formação passou pela faculdade de música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).


SERVIÇO

O QUÊ: Show 10 Anos do grupo Cravo da Terra
QUANDO: Dia 16/12/2010, quinta- feira, às 20h
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Campus da Trindade, Florianópolis.
QUANTO: R$ 20,00 ou antecipado a R$ 10,00, nas Livrarias Catarinenses da Rua Felipe Schmidt, Centro, e do Beiramar Shopping, no Café Berinjela, localizado no Max Flora Center, localizado na rua Lauro Linhares, 897, Trindade.
CONTATO: Ive Luna(48) 9918-1130, Rodrigo Paiva(48) 9161-6841,
Mariana Coelho - Produção e assessoria de imprensa(48) 9117-1403.


Fonte: Patrícia Siqueira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC, com texto e fotos da produção.