quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cineasta Zeca Nunes Pires, no CCE

Conferência-debate com o cineasta Zeca Nunes Pires, no CCE
Dia 08/12, às 8h45min, na sala 201 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão.

O cineasta Zeca Nunes Pires vai ministrar conferência-debate com o tema “Literatura e Cinema: Traduções, Deslocamentos e Representações”. O evento será realizado, dia 08/12, na sala 201 do bloco A do CCE.
Na conferência será exibido o curta-metragem “Manhã”, baseado em um poema de Carlos Drummond de Andrade.

Sobre o curta-metragem

“MANHÔ – Ficção 10’35mm/cor;
Ano: 1990
Direção: Zeca Pires e Norberto Depizzolatti. (Produção UFSC/DAC)

Curta baseado no poema “Morte do Leiteiro” de Carlos Drumond de Andrade, filmado no interior de Santa Catarina narra o cotidiano de um leiteiro cujas tarefas são violenta e equivocadamente interrompidas.

Sobre o Cineasta

José Henrique Nunes Pires - Cineasta catarinense que abriu portas, e vem construindo e conquistando com seu currículo um lugar de destaque na história da produção cinematográfica de Santa Catarina. Diretor de 10 filmes, entre documentários, curtas e longas-metragens, o cineasta é natural de Florianópolis. Possuí formação acadêmica nos cursos de Jornalismo/UFSC, Administração/ESAG, mestrado no Curso de História e doutorando em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC, na área de mídia e conhecimento, com a temática Cinema Digital. Atualmente é diretor do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Zeca Pires foi um dos fundadores da Cinemateca Catarinense/ABDSC e um dos criadores do Curso de Cinema e Vídeo da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina). Zeca Pires é um reconhecido diretor catarinense, com curtas produzidos desde a década de 1990. A maioria de seus trabalhos tem um forte vínculo com a cultura popular do estado, entre os quais, destacam-se: co-direção, juntamente com Norberto Depizzolatti, no curta-metragem Manhã (1990) e no documentário Farra do Boi (1991). Veja outros trabalhos do cineasta em http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeca_Pires.

SERVIÇO

O QUÊ: Conferência-debate com o cineasta Zeca Nunes Pires
QUANDO: Dia 08 de dezembro de 2010, quarta-feira, às 08h45min.
ONDE: Sala 201 do bloco A do CCE.
CONTATO: Professora Luciana Rassier – Luciana@cce.ufsc.br


Fonte: José Antônio Hüntemann, Acadêmico de Jornalismo – Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC