quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Contagem regressiva para o II Festival de Música da UFSC


Festival de Música da UFSC acontece nos dias 27 e 28

Tudo pronto para o II Festival de Música da UFSC, que no próximo final de semana vai levar à Praça da Cidadania da universidade uma mostra da produção musical da Grande Florianópolis pelo segundo ano consecutivo. Aberto ao público e gratuito, o festival vai fazer ecoar no campus universitário a diversidade de ritmos e batidas de 20 composições próprias selecionadas por uma comissão de cinco especialistas entre 135 músicas inscritas. Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, o Festival abre às 18 horas do sábado, dia 27, com a apresentação de dez bandas selecionadas e ao final show da banda John Bala Jones. O evento prossegue no dia 28, com mais dez exibições e encerramento do Grupo Engenho.

MPB, reggae, rock e samba. Desta vez os músicos investiram mais em ritmos atuais e populares entre a juventude e bem menos em experimentações com música instrumental, clássica ou medieval, que predominaram no festival passado. “Teremos uma mostra animadora da qualidade e diversidade da produção local”, anuncia a secretária de Cultura e Arte da UFSC Maria de Lourdes Borges. Várias bandas que participaram do evento anterior foram novamente classificadas pela qualidade e originalidade das composições. O coordenador do festival, o músico Marco Valente, que coordena também o Projeto 12:30, do Departamento Artístico Cultural da UFSC, destaca os trabalhos das banda Karibu, Somato, Cravo da Terra e Cultivo pela riqueza poética, construção harmônica, melódica e rítmica, criatividade e originalidade. Mas também espera ser surpreendido por outras bandas novas, cujo trabalho ainda não conhece. “A performance no palco faz muita diferença”, lembra o coordenador.

A segunda edição do Festival de Música da UFSC chega ampliada e melhorada. O número de inscritos que participou da seleção praticamente quadriplicou, o que qualificou ainda mais a seleção. Tecnicamente, a estrutura física e sonora também foi melhorada. Houve uma grande evolução técnica na qualidade dos equipamentos de sonorização, informa Valente. . “Teremos o que existe de melhor em termos de estrutura e equipamentos, com telão de LED de alta definição e sistema flying PA (Public Áudio)”. O palco para as bandas terá uma estrutura bem maior do que a de 2010, com uma área coberta de oito metros de largura. E o público, além da ampla área livre do campus, também poderá assistir ais show em uma área coberta de 12 metros de profundidade e 20 de largura em caso de chuvaForam alocados equipamentos de última geração tanto para transmissão quanto para captação de som e imagem visando à gravação de um CD e um DVD de qualidade profissional, como o lançado no dia 13 de julho com as composições classificadas no I Festival.

Além da gravação, os músicos receberão troféus ao final do evento, que terá a apresentação e animação do locutor Guina. Na segunda, 22, o coordenador do evento e a equipe da SeCArte reuniram-se para acertar os detalhes técnicos com as duas bandas âncoras, que deverão tocar estritamente até as 22 horas, em respeito à legislação regulamentar de shows em áreas residenciais. A John Bala Jones, criada no final dos anos 90, que toca som pop, e o Grupo Engenho, que ficou famoso nos anos 70 e 80 com a produção de rock regional, foram escolhidas para valorizar o trabalho de música autoral na Grande Florianópolis, explica Valente.

Em um novo contexto e de modo não competitivo, o evento recria o ambiente dos grandes festivais universitários que se projetaram como um espaço fundamental para o incentivo à produção musical e meio de contato entre o público e os artistas. “Queremos promover a formação de um público apreciador da música local e impulsionar o trabalho de novos músicos”, explica a secretária Maria de Lourdes Borges.

Acompanhe as informações sobre o festival no site www.secarte.ufsc.br ou pelo festivaldemúEsta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

II FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC – Programação

II FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC – Programação

Apresentações do dia 27/8/2011 – Sábado

Ordem

Músico / Banda

1

Entrando no País das Maravilhas – Banda Karibu

2

Impermanência – Kristian Korus

3

Kama – Taoana Padilha

4

Dominó – André Pacheco Henrique

5

Le Feu d’Amour – Banda Somato

6

Skalpelado – Banda Bergos

7

Discos do Roberto – Banda Supergrandes

8

Menino do Gueto – Banda Menino do Gueto

9

Ousada – Banda Zazueira

10

Esse Novo Disfraz – Nathalia Britos Gasparini

Apresentações do dia 28/8/2011 – Domingo

Ordem

Músico / Banda

1

Tereza – Darlan Freitas

2

Cecília – Roberto Tonera

3

Voz do Coração – Banda Habitantes de Zion

4

Vaga-Lumes – Luciano Arnold

5

Inquietude – Caren Martins

6

Menino – Lucas Quirino

7

O Alguidar de Aguiar – Banda Cravo da Terra

8

Jazmim – Marcos Baltar

9

Groove Zone – Banda Top Groove

10

Não Esbarra – Banda Aislados


SERVIÇO

O QUÊ: Festival de Música da UFSC

QUANDO: Dias 27 e 28, às 18 horas

ONDE: Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fonte: Por Raquel Wandelli (jornalista, SeCarte)