quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tudo Quase Nada, musical cômico

Teatro da UFSC recebe o espetáculo “TUDO QUASE NADA”

Dias 5, 6 e 7 de agosto, de sábado a domingo, ao lado da Igrejinha.


A Cia. Pé de Vento Teatro estreia em Florianópolis o seu novo espetáculo Tudo quase nada, um musical cômico que, através de canções e de bom humor, conta a história de três jovens que ganham seu sustento nas ruas da cidade. Nesta semana é a vez de o Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, receber as apresentações: dias 05, 06 e 07 de agosto, (sexta e sábado às 20 horas e domingo às 19 horas). Na semana passada a peça foi apresentada no TAC, no centro da cidade.

Em seus espetáculos, a Cia. Pé de Vento Teatro destacou-se sempre por abordar desde um ponto de vista crítico a temas contemporâneos através da comicidade e da linguagem do gesto.

Neste novo espetáculo, aos seus recursos tradicionais a Cia. incorporou a poesia e a música, fazendo delas o fio condutor da história. Esta nova abordagem traz como resultado um espetáculo cômico-musical cheio de crítica, poesia e lirismo.

Tudo Quase Nada é o resultado de um processo criativo que começou em janeiro de 2010 com uma parceria entre a Cia. Pé de Vento e a Cia. Numseikitem (Curitiba/PR), que teve prosseguimento nos meses de abril, maio e junho do mesmo ano em Juazeiro do Norte/CE no Ponto de Cultura “Ponto das Tradições” pesquisando cultura e ritmos populares e que culminou com a integração dos atores Douglas Faria, Lucas Baumer e Murilo Cesca no elenco da Cia. Pé de Vento Teatro em janeiro de 2011, iniciando assim um período intenso de ensaios.

Sinopse

Na peça, um musical cômico, três jovens — um engraxate, um músico e um vendedor de bombons —, fugindo de suas duras realidades, refugiam-se numa caçamba dos correios. Desde então, unem suas forças e viajam num pacote postal sem endereço conhecido, ganhando a vida passando o chapéu depois de oferecerem ao público as suas canções — em ritmos tradicionais e urbanos brasileiros como samba, coco, embolada, baião — e as suas poesias e, mais que nada, seus sonhos e suas próprias estórias de vida.

Ficha Técnica

Direção: Pepe Nuñez

Elenco: Douglas Faria, Lucas Baumer e Murilo Cesca

Composições musicais: Murilo Cesca

Arranjo musical: Lucas Baumer

Cenografia e figurino: o Grupo

Produção: Vanderléia Will

Sobre a Cia Pé de Vento Teatro

Pé de Vento Teatro é uma Cia. de Teatro sediada em Florianópolis / SC, atua com um repertório de espetáculos, projetos, oficinas e intervenções teatrais em território nacional e internacional por meio de Mostras, Festivais e Temporadas Teatrais.

Sempre na vanguarda, desde a sua fundação em 1999, a Cia. caracteriza-se por sua constante pesquisa em busca de uma linguagem própria, popular e universal, tendo como veiculo a comicidade, e como objetivo atingir todas as camadas da sociedade, independentemente da idade, grau cultural ou econômico. Em seus projetos a preocupação central é a inclusão das populações menos favorecidas economicamente, historicamente excluídas dos bens culturais.

Está em permanente intercâmbio com Cias. de relevante experiência no País e exterior. Destacou-se no cenário das artes cênicas com seu espetáculo sem fala De Malas Prontas, e em 2009, por ser a anfitriã na cidade de Florianópolis do renomado Encontro de Palhaços Anjos do Piacadeiro. Participou com seu repertório do projeto nacional Palco Giratório.

Hoje realiza mais de 150 apresentações ao ano, fruto da qualidade de seus trabalhos, com apresentações por todo Brasil. No exterior, apresentou-se nos Estados Unidos (Miami), Espanha, Portugal, Áustria, Argentina, México e Andorra.

Durante os últimos anos a Cia. realizou projetos através da Lei Municipal e Federal de Incentivo a Cultura e recebeu prêmios nacionais de estimulo da Funarte.

Sobre o diretor

Pepe Nuñez é espanhol e reside no Brasil desde 1999. Tem em sua bagagem muita experiência com teatro, mais especificamente com a linguagem cômica, “o palhaço”.

Atualmente é o diretor artístico da Cia Pé de Vento Teatro (www.pedeventoteatro.com).

Seus estudos e pesquisas vêm desde 1985, ao iniciar sua carreira profissional com a Cia. de Teatro de Rua Vagalume Teatro (Granada/ Espanha), permanecendo até 1993.

Em 1992 começa sua pesquisa de clown com o mestre Gabriel Chame (Argentina).

Desde então, estudou e se especializou com José Ramón Gimenez (Espanha), Django Edwards (EUA), Angêla de Castro (Brasil/Inglaterra), Sue Morrison (Canadá), entre outros.

Foi fundador dos grupos Teatro Clandestino, El Clan del Clown e Clownados, com os quais realizou diversos espetáculos.

Dirigiu: “Roda Saia Gira Vida” – premiado espetáculo com o grupo carioca “Teatro de Anônimo; “Lamurio Poético”; “De Malas Prontas”, trabalho premiado do grupo catarinense Cia Pé de Vento Teatro.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo “Tudo Quase Nada”, musical cômico

QUANDO: Dias 5, 6 e 7 de agosto de 2011 (sexta e sábado às 20 horas, domingo às 19 horas)

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).

QUANTO: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (estudantes e maiores de 60 anos). Parcerias: Clube DC - 20% desconto (associado + acompanhante). Portadores de Cartões débito e crédito – ITAU e UNIBANCO - 50% desconto (somente titular do cartão e compra no site www.compreingressos.com/itaucard)

MAIS INFORMAÇÕES: Pé de Vento Teatro - (48) 3028-3351 / (48) 9156-8920, contato@pedeventoeatro.com - www.tudoquasenadateatro.blogspot.com

OBSERVAÇÕES: Duração: 65 minutos, Público alvo: Jovens e adultos, Faixa etária: acima de 12 anos


Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com texto e fotos da Companhia.